A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), fez a entrega simbólica, nesta terça-feira, 6 de junho, dos kits de equipamentos destinados às atividades do Programa de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Plantar). A iniciativa visa consolidar, através da instrumentalização do programa, as ações desenvolvidas para mobilização pela preservação e conservação do meio ambiente nas unidades educacionais
A entrega aconteceu durante o Seminário de Educação Ambiental: Sustentabilidade e Cultura de Paz, realizado na noite de ontem no Teatro Municipal Severino Cabral, com a participação de profissionais e estudantes da Rede.
Durante o evento, o secretário Raymundo Asfora Neto destacou a importância do investimento para o programa e para os futuros resultados, além de destacar o desenvolvimento de ações que cumprem a Política Nacional de Educação Ambiental, por meio do Plantar. “O Plantar é um programa ousado que tem como meta, até 2024, levar a pelo menos 70 unidades educacionais, as ações relacionadas às hortas. A gente sabe que para que isso seja possível é necessário muito mais do que uma vontade, é por isso que a Prefeitura investiu na aquisição de kits com 11 itens que serão entregues nas escolas e creches”, pontuou.
O Secretário de Agricultura do Município, Renato Gadelha, que firmou parceria com a Seduc na realização das atividades, destacou o pioneirismo do Plantar. “O Plantar, em Campina Grande, é pioneiro no Brasil e essa iniciativa deve servir de modelo para outros municípios. Por isso, entendemos que o programa deve ser levado ao conhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois tem como principal foco preparar as crianças para o futuro, evitando a degradação do meio ambiente e adotando ações voltadas à preservação da natureza”, disse.
Para a coordenadora de Educação Ambiental, Robênia Nunes, a entrega dos kits de equipamentos representa a consolidação do programa na Rede Municipal. “Esse momento marca a celebração de uma temática que está no nosso currículo, no que se refere ao projeto didático sobre a sustentabilidade e meio ambiente, unido à cultura de paz.
Então, todas as ações desenvolvidas nas nossas unidades serão instrumentalizadas por meio dos equipamentos que serão entregues às escolas e creches”, destacou.
Durante o Seminário, os participantes prestigiaram a palestra da consultora de Desenvolvimento Sustentável para a ONU e membro do Conselho do Instituto Alpargatas, Inalda Beder, que durante a apresentação abordou o tema acerca da agenda 2030. “Na palestra nós abordamos a agenda 2030, pactuada em 2015, e representa um plano de ação para que o mundo possa seguir em prol de uma sustentabilidade. A oportunidade de hoje foi mostrar um pouco mais do que se trata essa agenda: são 17 objetivos; 169 metas; e mais de 230 indicados que o Brasil e mais 192 países terão que cumprir até o ano de 2030”, destacou.
Os kits
O material será entregue às unidades educacionais integrantes do Plantar ainda neste mês de junho, beneficiando 20 creches e 58 escolas. Os kits são compostos por: bandeja de cultivo/sementeira; carrinho de mão; kit de jardim; enxada; pá; ancinho; regador 5L; regador 10L; fio; peneira; pulverizador 1L.