Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura de João Pessoa segue inscrevendo para o programa ‘Eu Posso’ nesta quarta-feira

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa continua inscrevendo para o Edital 007/2023, do programa de microcrédito social ‘Eu Posso’, nesta quarta-feira (31). As inscrições são exclusivamente presenciais e acontecem na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) do município, localizada na rua Diogo Velho, nº 150, no Centro. As fichas de atendimento serão distribuídas a partir das 7h, respeitando ordem de chegada.

As inscrições tiveram início nesta terça-feira (30). Ao todo, estão sendo oferecidas 100 vagas. Para pessoa jurídica, o valor concedido aos empreendedores pode chegar a R$15 mil, e para pessoa física, a R$8 mil. O ‘Eu Posso’ é voltado para empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados na capital paraibana; e pessoas jurídicas (MEI e ME), sediadas em João Pessoa, com cadastro ativo junto à Receita Federal. No presente edital, não há distinção de quantidade de vagas para pessoa física ou jurídica.

Os candidatos chegaram cedo neste primeiro dia de inscrições, cheios de planos para alavancarem os próprios negócios. Maria Liviane garantiu a inscrição como pessoa jurídica, almejando expandir sua empresa de rastreamento veicular, aberta há sete meses. “Nossa sede fica no Centro da cidade. A demanda que nos chega é grande e segue crescendo. Hoje, estamos atendendo a clientes em todo o Brasil. O crédito do programa vai ajudar a investir em mais rastreadores. Já estamos até planejando abrir bases em outras localidades”, disse.

Também tiveram muitos candidatos à procura da linha de crédito para pessoa física, a fim de iniciar um negócio. Como Romério da Silva Melo, que reside no Colinas do Sul. Desempregado desde março, ele viu no ‘Eu Posso’ a oportunidade de garantir a própria renda, à frente de um depósito de bebidas. “Vai funcionar na minha casa. Já tenho o espaço físico montado, mas faltam os equipamentos e os produtos. O crédito do programa vai justamente me ajudar nisso”, explicou.

Os interessados podem se inscrever até as 15h do próximo dia 2 de junho ou até preencherem todas as vagas.

Orientação – A secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, comemorou a grande procura dos candidatos em mais um edital do programa. “São muitas pessoas que chegam até nós trazendo sonhos e muita vontade de empreender. E estamos aqui para, muito mais do que fazer repasse financeiro, orientar esses empreendedores para planejarem e conduzirem seus projetos de forma consciente e sustentável”, destacou.

Para isso, o ‘Eu Posso’ é constituído por oito etapas obrigatórias: inscrição; capacitação; plano de negócio; visita técnica; análise de crédito; entrega do certificado do programa (CEM); concessão do crédito; e pós-crédito. Os valores liberados vão variar mediante análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas previstas no processo.

Condições – A taxa de juros do programa é de 0,9% ao mês. O pagamento poderá ser dividido em até 24 parcelas mensais fixas, com carência de até três meses, quando houver investimento em capital fixo ou misto. Para investimento apenas em capital de giro, o pagamento será de até 12 parcelas e sem carência.

Documentação – Os interessados em concorrer como pessoa física precisam apresentar na inscrição: documento de identidade com foto (RG, CNH ou carteira profissional); comprovante de Situação Cadastral no CPF; comprovante de residência em nome do empreendedor, dos pais ou do cônjuge, como fatura (com nome completo, endereço, CEP e data de vencimento) de água, energia, telefone, internet ou fatura de cartão de crédito de até 90 (noventa) dias, contrato de aluguel (com firma reconhecida do locador e locatário) ou declaração de residência (disponibilizada através do site do Eu Posso para download) datada e assinada; certidão negativa municipal; comprovante de conta bancária cuja titularidade seja do empreendedor e que contenham informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular; e Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Já para pessoa jurídica é necessário levar: documentos pessoais dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI): certidão negativa municipal Pessoa Jurídica; cartão CNPJ ou Certificado de MEI; comprovante de endereço comercial Pessoa Jurídica; certidão negativa estadual Pessoa Jurídica; certidão negativa federal Pessoa Jurídica; certificado de regularidade do FGTS Pessoa Jurídica; comprovante de conta bancária Pessoa Jurídica que contenha informações sobre banco, agência, número da conta e nome do titular; e Certidão Negativa de cadastro nos órgãos de proteção ao crédito.

Todas as informações sobre o edital estão disponíveis no site euposso.joaopessoa.pb.gov.br. Os interessados também podem tirar dúvidas pelo WhatsApp do programa, no número (83) 98178-6475.

Continue Lendo

Paraíba

TRE aprova voto de aplausos à direção da OAB-PB em decorrência da instalação da nova sede da Ordem

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) aprovou, por unanimidade em Sessão Ordinária desta quarta-feira (02/10), votos de aplauso à direção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB) em decorrência da entrega da primeira fase da obra que abrigará a nova sede da autarquia.

A propositura foi do vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho.

Na última segunda-feira (30/09), a OAB entregou a primeira fase da obra da nova sede da Instituição, localizada no bairro do Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. O evento foi comandado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, e pelo presidente da OAB-PB, Harrison Targino, responsável pela elaboração do projeto e execução da obra desde o início.

Nesta primeira etapa, foram entregues o auditório com 420 lugares e a sala de sessões do Conselho Pleno da OAB.
Harrison afirmou que a obra é um divisor de águas para a advocacia paraibana. “Temos a alegria de presenciar a realização de um novo templo, um projeto aguardado por tantas décadas e prometido em tantas campanhas. O que era promessa, o que era desejo, tornou-se realidade neste dia de realização”, destacou.

Continue Lendo

Paraíba

Adjamir defende diálogo propositivo e democrático à população definir o candidato em Curral de Cima

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Curral de Cima pela oposição, Adjamir (PSB), defendeu, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (03/10), que os grupos que disputam à corrida eleitoral promovam um debate justo, respeitoso e democrático.

Ele ressaltou, ainda, a necessidade de apresentação de propostas nos principais temas para que a população escolha o melhor candidato a comandar a Prefeitura da cidade.

“É com diálogo, informações verdadeiras, comparações das trajetórias de vida e das propostas para a saúde, educação, emprego e renda, conhecendo os projetos que os candidatos para Curral de Cima que o eleitor e eleitora vão formar a sua opinião para escolher o melhor caminho para os próximos quatro anos”, afirmou.

Sobre

Formado em Engenharia Civil, Adjamir iniciou sua trajetória política colocando o nome à disposição como vereador de Curral de Cima, sendo o mais votado da história do município. Ao longo do mandato, destacou-se pela dedicação e trabalho voltado para os curralenses.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

“Sou empregado da cidade e não do sistema”: Carlão reafirma oposição na Câmara Municipal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador de João Pessoa, Carlão Pelo Bem (PL), utilizou as redes sociais nesta quarta-feira (02/10) para reafirmar seu posicionamento de oposição na Câmara Municipal. “Fui o único vereador de oposição!
Dos 27 vereadores fiquei praticamente sozinho (26 contra 1) e decidi não servir a um grupo político ou a máquina da prefeitura”, ressaltou.

Ainda na publicação, o parlamentar enfatizou o compromisso de defender as bandeiras conservadoras e promover o nome do principal líder da direita no país, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Sou empregado da cidade e não do sistema, escolhi a Direita Conservadora e o nosso Presidente Bolsonaro. Entreguei a ele a Cidadania pessoense e defendi seus valores na Câmara Municipal de João Pessoa. Fiz o papel honesto e correto e não cambaleei como muitos que se renderam as benesses e vantagens que a política oferta”, destacou.

Sobre

Cristão, conservador e advogado, Carlão é militante de direita e defensor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele concorre à reeleição em outubro.

No primeiro mandato, enquanto suplente, apresentou projetos voltados ao fortalecimento das obras de caridade; à proteção da criança e do adolescente; e ao combate às drogas por meio das artes marciais.

Carlão também tem destacado esforços na Câmara por mais investimentos nos esportes de luta, além de estimular os cristãos a refletirem sobre as políticas públicas, ações e programas desenvolvidos pelo Estado.

Confira:

Continue Lendo