A Fundação Casa de José Américo (FCJA), em João Pessoa, integra a programação da Semana Nacional de Arquivo, realizada pelo Arquivo Nacional, no período de 5 a 7 de junho. A FCJA vai promover debates e abre as portas para visitas técnicas de alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), além de sediar dois eventos do Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB), todos no Auditório da Fundação.
Na segunda (5), a programação começa às 9h, com a abertura do evento. A seguir, às 9h30, a mesa-redonda “A mediação da informação no Arquivo da Fundação Casa de José Américo em debate”, com a expositora Andréa Medeiros, que é gerente operacional de Normatização e Gestão Documental da instituição, apresentando o resultado de sua dissertação.
“Vou apresentar o que o acesso à informação do arquivo da FCJA tem proporcionado à vida dos usuários que utilizam essa unidade de informação”, destaca Andréa Medeiros, que é arquivista, graduada em Biblioteconomia e mestrado em Ciência da Informação. Com mediação da professora Irene Fernandes (Grupo de Estudos Arquivísticos – GEArq), a mesa terá como debatedores Edvaldo de Carvalho Alves (UFPB) e Meriane Rocha (UFPB).
Na quarta-feira (7), a FCJA vai homenagear seu primeiro presidente, com uma mesa-redonda e o tema: “Milton Paiva 100 anos: uma vida dedicada à Educação”, com mediação do atual presidente, Fernando Moura, e participação de Marília Paiva (filha do homenageado) Neroaldo Pontes (UFPB) e Socorro Aragão (UFPB).
Eventos apoiados pela FCJA
A Fundação apoiará e sediará duas mesas, do APEPB. Na segunda-feira (5), das 14h às 16h, “Arquivo Público da Paraíba: consolidando a governança e a gestão de documentos”, com a participação de Laura Baracuhy, Tayná Rangel e Rebeca Patrício, todas do APEPB.
Na terça-feira (6), das 9h30 às 11h30, “Documentos Coloniais da Paraíba: Preservação e Acesso”, com a participação do professor Josemar Henrique (UEPB), Hilza Cavalcante e Rebeca Patrício (APEPB), incluindo o estagiário Lucas Santos, além da bolsista da Fapesq, Késsia Souza.
“Arquivos: Territórios de Vidas”
A Semana Nacional de Arquivo, promovida pelo Arquivo Nacional, tem como referência o 9 de junho, como o Dia Internacional dos Arquivos. Por isso, segundo a gerente executiva do Arquivo da FCJA, historiadora e professora Lúcia Guerra, informou que a sétima edição acontecerá em todo país, no período de 3 a 9 de junho.
O Conselho Nacional de Arquivo definiu como tema central para este ano “Arquivos: Territórios de Vidas”. Na Paraíba, várias instituições participam com programação própria, sendo que a FCJA conta com o apoio e parceria do Grupo de Estudos Arquivísticos (GeArq), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Arquivo Público Estadual da Paraíba (APEPB).