Nos acompanhe

Paraíba

Em audiência da LDO, todos os representantes do Orçamento Participativo elogiam gestão da Saúde

Publicado

em

Na tarde da última sexta-feira, 26, o secretário municipal de Saúde de Campina Grande, o médico Gilney Porto, esteve na Câmara Municipal de Vereadores para participar de audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2024, que debate o orçamento do Fundo Municipal de Saúde para o ano seguinte no âmbito da Lei Orçamentária Anual.

A sessão foi presidida pelo vereador Saulo Germano e secretariada pela vereadora Carol Gomes, ambos da Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização Financeira e Controle. O secretário apresentou as ações realizadas pela gestão municipal e escutou os representantes de todas as áreas do Orçamento Participativo em Campina Grande.  

Todos os que se inscreveram para fazer ponderações apresentaram pequenas solicitações.

es de melhorias para seus bairros e fizeram questão de elogiar publicamente as ações desenvolvidas pela gestão na saúde pública. Absolutamente todos os que fizeram uso da palavra enalteceram as melhorias nas suas regiões e agradeceram pelo empenho da gestão na resolução dos desafios do SUS no município.

“Eu saio daqui hoje muito feliz com esse reconhecimento. Os debates da LDO são sempre espaços de muita cobrança por parte do Orçamento Participativo e hoje a audiência girou muito mais em torno dos avanços já alcançados. Muitas dessas conquistas foram possíveis também graças ao trabalho da Câmara e do Orçamento Participativo, que indicam os caminhos de maiores carências e necessidades da população”, frisou o secretário.

Os pronunciamentos dos representantes do O.P. versaram sobre as mais de 20 Unidades Básicas de Saúde reformadas; a implantação de UBS em bairros descobertos como Sandra Cavalcante, Portal Sudoeste e São José; a abertura de Policlínicas no lugar dos Centros de Saúde; a reativação do laboratório da Unidade Mista de Galante; a realização do Mutirão Saúde de Verdade; a implantação de serviços especializados como ortopedia e pediatria no Hospital Municipal Pedro I e atendimento vascular, endócrino e de cirurgias bariátricas no Hospital Municipal Dr. Edgley, além do atendimento odontológico na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h Dr. Raimundo Maia (Alto Branco).

Sobre o orçamento previsto para o exercício financeiro de 2024, a cifra deve ser superior a R$ 400 milhões para a Saúde. O secretário apresentou o projeto de construção do Hospital Materno Infantil, para suprir definitivamente os gargalos de atendimento no Hospital da Criança e do Adolescente e no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida. “Será uma das maiores obras em saúde pública da Paraíba”, pontuou o secretário.

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo