O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com o apoio do Sebrae, realizou, nessa quinta-feira (25), no Centro de Convenções de João Pessoa, o 1º Fomtur – Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo da Paraíba. O evento antecedeu a abertura da III ExpoTurismo, que acontece até este sábado (26).
A secretária estadual de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, junto com o secretário executivo, Delano Tavares, e o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, fizeram a apresentação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para fomentar o turismo no Estado.
Anfitriã do evento, Rosália ressaltou que a Paraíba não poupa esforços nas ações e investimentos para posicionar o Estado como o melhor e maior destino junino do Nordeste. “O São João do Nordeste é um evento onde a gente recebe turistas de todo o mundo, sem contar que são praticamente três meses de eventos juninos em todo o estado da Paraíba. Então a gente precisa fortalecer cada vez mais essa vocação. Reconhecer e valorizar o grande potencial de cada região para desenvolver a interiorização do Turismo”.
Já o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, salientou que o apoio do Trade Turístico é primordial em qualquer cenário de desenvolvimento regional e destacou que “a Paraíba está passando por um processo de travessia, de inovação turística e fortalecendo seu branding territorial. O Fomtur acontece para elevar ainda mais essa marca e dar visibilidade às ações que contribuem para a geração de emprego e renda por meio do turismo”.
Três painéis fizeram parte da grade de programação da primeira edição do Fórum, que reuniu os profissionais que estão no processo decisório das políticas públicas para o desenvolvimento econômico através do turismo.
O Fomtur reuniu gestores públicos estaduais e municipais, além de profissionais liberais, empresários e especialistas, que aproveitaram a oportunidade para ampliar a rede de contatos e promover a troca de conhecimentos e experiências, estimular a inovação e o desenvolvimento do setor.
O painel de abertura foi ministrado por Ana Carla Moura, do Programa de Regionalização do MTur, que tratou sobre Governança e Aliança para o Desenvolvimento do Turismo e elogiou o trabalho desenvolvido pela gestão da Paraíba no setor. “A Paraíba ouve as pessoas e trabalha de forma conjunta. Isso é extremamente importante porque cada vez que a gente escuta, a gente tem mais ideias. E se eu pratico algo e que meus munícipes recebam bem, é o que eu quero. Se o turismo não for bom para minha comunidade, vai ser bom para quem?”
No Painel Boas Práticas e Cases de Sucesso, o secretário de Turismo de Fortaleza (CE), Alexandre Pereira, presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), apresentou movimentos realizados pela gestão municipal visando atrair mais turistas para a capital cearense, sempre posicionada no ranking dos cinco destinos mais procurados. Ele ressaltou que é preciso os municípios capacitarem os agentes de turismo de forma que eles agradem os visitantes que preferem viajar dentro do País.
“No Nordeste a gente não tem turismo estrangeiro. Dos seis milhões de visitantes estrangeiros que viajam para o Brasil, metade vai pra o Sul do País. Então a nossa salvação é o turismo interno. O Brasil é continental e a gente tem que entender que essa precisa ser uma política pública para fortalecer a interiorização do Turismo”, comentou.
O painel com o último palestrante teve a participação internacional do presidente do Centro Estratégico de Inovação Territorial de Portugal, o economista Cristóvão Monteiro. Ele trouxe um pouco da experiência do Turismo na gestão pública do País co-irmão e desmistificou que não é preciso ter muito dinheiro para desenvolver a inovação mas, sim, boas ideias.
E foi ao ritmo de muito forró regional que a banda de música Duarte Machado, da cidade Santa Luzia, encerrou o Fomtur, convidando os presentes para curtirem o ‘arrasta pé turístico’ na Paraíba.