Nos acompanhe

Paraíba

Marcos William é homenageado pelo Pleno em sua última sessão como desembargador do TJPB

Publicado

em

A sessão do Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba desta quarta-feira (24) foi marcada pela despedida do desembargador Marcos William de Oliveira de suas atividades na magistratura, em razão da sua aposentadoria nos próximos dias. Na ocasião, o atual Vice-presidente da Corte foi homenageado por todos os desembargadores e juízes convocados que se encontravam presentes na sessão.

Com quase 40 anos de magistratura, Marcos William ingressou no TJPB no dia 27 de maio de 2022, pelo critério de antiguidade. Apesar de sua passagem rápida pelo 2º Grau, o magistrado deixou a sua marca, segundo a avaliação unânime de seus colegas de Tribunal. “Ingresso na aposentadoria deixando para trás a rotina de mistérios, lutas, desafios e de afazeres tantos, inerentes ao sagrado exercício da atividade laboral”, afirmou Marcos William. Ele disse que sai com a cabeça erguida e o sentimento do dever cumprido. “Todas as metas do CNJ foram cumpridas no meu gabinete”, destacou.

O presidente da Corte, desembargador João Benedito da Silva, registrou, em seu discurso, que após assumir a cadeira de desembargador, Marcos William reduziu o acervo que havia em seu gabinete, numa demonstração da sua capacidade de trabalho. “Deixa o desembargador a sua marca de bom amigo, de julgador de escol e de pessoa que goza de um excelente conceito junto à essa Corte e junto à população, a quem ele serviu e serve”, afirmou o presidente.

Os demais membros do Tribunal fizeram questão de deixar uma palavra de agradecimento e de reconhecimento pelo muito que o magistrado fez, como juiz e depois como desembargador.

“Difícil traduzir em palavras os nossos agradecimentos. A marca maior que Vossa Excelência deixa registrada na história do nosso Tribunal e do nosso judiciário é de um magistrado independente, estudioso, competente, inteligente e ágil”, afirmou o desembargador Saulo Benevides.

O desembargador Marcos Cavalcanti disse que na sua rápida passagem pelo Tribunal, o desembargador Marcos William ocupou cargos importantes na mesa diretora, como vice-presidente, além de presidente da Terceira Câmara Cível. “O desembargador Marcos William é uma pessoa extraordinária. Apenas ele está passando por uma outra etapa de sua vida”, pontuou.

Para o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, é difícil falar de Marcos William. “Os predicados e as virtudes de Vossa Excelência são tantos que fica até difícil descrever em palavras o homem, o pai de família, o magistrado, o professor, o atleta, o músico e o grande amigo, daqueles que vai fazer muita falta. Vossa Excelência sai desse tribunal com a certeza de que não somente cumpriu o dever, mas também vai deixar muitos amigos e muita saudade nesse tribunal”, ressaltou.

Em sua homenagem, o desembargador Romero Marcelo destacou a sua admiração pela musicalidade do colega Marcos William. “A sua marca registrada é ter seguido a vida a sua maneira”, frisou o desembargador, que encerrou a sua fala cantando a música ‘My Way’, gravada por Frank Sinatra.

Já o desembargador João Alves da Silva disse que Marcos William deixa um legado não somente para o Tribunal de Justiça. “O que mais admiro em Vossa Excelência, além de sua competência, de sua dignidade, de sua retilínea atividade, é de ter criado, e bem criado, uma família, de ter constituído amigos, sem se preocupar muito com cargos. Vossa Excelência continuará tendo a amizade de todos nós”, afirmou.

O desembargador José Ricardo Porto ressaltou que Marcos William sempre esteve à frente do seu tempo. “A palavra aposentar não é sinônimo de envelhecer e sim um dos sintomas de vencer. Vossa Excelência é um vitorioso. Vossa Excelência é um homem predestinado. É um homem abençoado e querido por todos seus amigos”, frisou.

“É com tristeza, que nos despedimos hoje do desembargador Marcos William, mas também com alegria. Testemunhamos o companheirismo dessa figura humana, que se destaca em todos os momentos da sua vida. Hoje se encerra um ciclo em sua vida de magistrado. Digno e honrado, como sempre foi, não só como magistrado mas também como pessoa, como cidadão. Ele chegou tarde ao Tribunal de Justiça. Ele exerceu sua missão aqui no segundo grau com muito sucesso. Foi um tempo curto, mas foi um tempo que ficará na história, nos anais desse tribunal. Ele cumpriu a sua missão”, afirmou a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.

Por sua vez, o desembargador Leandro dos Santos disse que Marcos William encerra a jornada de magistrado com muitas perspectivas para o futuro. “Ele vai decidir o que fazer porque há muito o que fazer. Essa nossa despedida se refere ao exercício da magistratura, mas obviamente, pela forma inquieta de ser, ele ainda vai construir muito. Eu finalizo dizendo: o tempo foi curto, mas foi intenso”.

Apesar de dizer que conviveu pouco tempo com o desembargador Marcos William no tribunal, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho destacou que o colega é um exemplo para muitos. “Nesse pouco tempo que convivi com você pude ver nos seus julgados a sua responsabilidade, a sua coerência, você consegue enxergar o outro. Você vai deixar em mim recordações. Seu sorriso leve, seus cabelos brancos, seu talento, sua humanidade. Tudo isso é um exemplo marcante do Marcos William que convivi por pouquíssimo tempo, mas pude sentir cada espaço desse e como você é um grande julgador”, destacou.

Os juízes convocados Onaldo Queiroga, Carlos Sarmento e Túlia Neves também prestaram homenagem ao desembargador Marcos William pelos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário da Paraíba. A Procuradora de Justiça Vasti Cléa, em nome do Ministério Público, se acostou aos pronunciamentos.

Na condução dos trabalhos, o presidente do TJPB, João Benedito, facultou a palavra para outros oradores presentes na sessão como o juiz Ely Jorge, auxiliar da vice-presidência, que falou em nome de todos os juízes auxiliares da presidência, o presidente da AMPB, juiz Alexandre Trineto e o filho do desembargador Marcos William, Alan William Lucena de Oliveira.

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

Leo Bezerra autoriza pavimentação em Paratibe e Muçumagro e destaca avanço do programa em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, autorizou, nesta terça-feira (26), o início das obras de pavimentação em oito ruas do bairro de Paratibe e uma em Muçumagro e garantiu que o maior programa de pavimentação da história da cidade vai seguir avançando por todos os bairros até que a cidade fique totalmente pavimentada. Só em Paratibe, são 70 vias incluídas, sendo nove já inauguradas, 54 contratadas e outras sete em projeto.

“Nós não prometemos isso na eleição passada e estamos pavimentando 1.508 ruas este ano. Agora, a gente firmou um compromisso, porque quem calçou 1.500 tem credibilidade de dizer que vai calçar 100% de João Pessoa. Com o calçamento de ruas, com o piso tátil, com a calçada, com acessibilidade, e basta ver nos sorrisos, nos depoimentos das pessoas que nos procuram, e as pessoas que estão acreditando na nossa gestão”, afirmou Leo Bezerra.

Investimento em Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, já são 1.740 ordens de serviço assinadas para obras em todas as áreas, entre já inauguradas, contratadas e com serviços em andamento. “Esse dado representa R$ 1,2 bilhão”, detalhou o secretário. “Aqui, na Rua Chateaubriand Brasil Neto, as obras de pavimentação seguem o mesmo padrão de todos os bairros da cidade, com infraestrutura completa e acessibilidade para as pessoas com necessidades, porque essa é a marca da nossa gestão”, concluiu.

Fim da espera – Na Rua Chateaubriand Brasil Neto, a comerciante Elisângela Silva Pereira comemorou o anúncio das obras que, segundo ela, irão acabar com problemas que duram 25 anos – tempo em que os moradores convivem com a dificuldade de locomoção, buracos, poeira e acúmulo de água no período chuvoso.

“Quem tem carro, é muito difícil até pra sair de casa com tanto buraco. Nós que temos moto, no caso eu e meu marido, não temos tanta dificuldade com isso, porque passamos em qualquer lugar. Diante de tantos problemas, nós até já fizemos, por conta própria, um nivelamento na rua, o que nem é suficiente para os transtornos. Mas, graças a Deus, agora acreditamos que a rua vai ser pavimentada, finalmente”, afirmou a moradora.

Presença – A solenidade para assinatura da ordem de serviço no bairro Paratibe também contou com as presenças do deputado estadual João Gonçalves, os vereadores Dinho Dowsley, Marmuthe Cavalcanti, Marcelo da Torre, além de suplentes e secretários da gestão municipal.

Confira a relação das ruas que serão pavimentadas, nesta ordem de serviço, com investimento de R$ 2,4 milhões:

Rua Santa Gorete – Muçumagro
Rua Chateaubrian Brasil Neto – Paratibe
Rua Antônio Da Cunha Filho – Paratibe
Rua Aposentado Luiz Leonardo Da Silva – Paratibe
Rua Custódia Nóbrega – Paratibe
Rua Funcionário Alcides Severino Dos Santos – Paratibe
Rua Heleno Francisco Pereira – Paratibe
Rua João Gonçalves Ribeiro – Paratibe
Rua Tenente Berto Luiz Gomes – Paratibe

Continue Lendo