Nos acompanhe

Paraíba

Funjope e Academia do Cordel do Vale do Paraíba realizam feira em Tambaú

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), está promovendo o fortalecimento de diversas culturas populares no contexto do São João. Este ano está sendo criada o I Festival de Cordel e a Feira de Cordel, que será realizada na Feirinha de Artesanato de Tambaú, a partir desta sexta-feira (26), em uma parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB). A abertura será 19h, com show do cantor e cordelista Beto Brito.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, considera muito assertiva a parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba porque este trabalho envolve os cordelistas, a cultura popular no universo do projeto do São João de João Pessoa, principalmente porque existe uma linhagem forte de culturas populares e de cordelistas em toda a Paraíba.

“Escolhemos a Feirinha de Tambaú porque é uma área extremamente acessível para o morador de João Pessoa e também para o turista. Vamos ter, durante todos os finais de semana, essa potencialização do nosso cordel. Agradecemos demais à Academia de Cordel do Vale do Paraíba por estarmos juntos nesse projeto que fortalece as culturas populares em João Pessoa”, acrescentou.

A ação faz parte do projeto maior do São João Multicultural que compreende o projeto Pré-Junino, o Festival de Quadrilhas Juninas de João Pessoa, o Festival de Quadrilhas Juninas da Paraíba, além dos shows na Lagoa.

A programação da Feira de Cordel segue nos finais de semana durante o mês de junho e vai promover shows musicais, cantorias de viola, declamação de poesia, saraus, contação de histórias, lançamentos de livros e folhetos, exibição de vídeos e exposição de xilogravuras, tendo como inspiração a cultura popular paraibana.

“João Pessoa passa a ter um ambiente dedicado à cultura popular da Paraíba e do Nordeste, semelhante a algumas iniciativas que ocorrem no Recife, em Fortaleza, Maceió e Natal, por exemplo”, disse o cordelista e compositor Merlânio Maia, idealizador do projeto.

Com mais de 80 poetas associados e cerca de 30 colaboradores não-sócios, a ACVPB vai garantir um rodízio permanente de escritores-declamadores, cantadores e outros artistas que gravitam no entorno do imaginário cordelista.

A entidade vai disponibilizar banquetas de madeira para que seus associados possam comercializar suas publicações a cada final de semana. Haverá ainda um palco com sonorização para pequenas apresentações musicais e folclóricas.

No mês de junho, a ideia é aproveitar o clima junino para propagar a cultura popular num dos pontos mais visitados pelos turistas que chegam à cidade. Inclusive, está em fase de articulação parceria com o trade turístico, a PBTur, a associação de bares e restaurantes e com o pessoal que realiza o transporte dos turistas.

“É uma cadeia produtiva importante com base no potencial criativo, que temos aqui que vai se somar ao nosso artesanato riquíssimo”, diz o cordelista e escritor Fábio Mozart, presidente da ACVPB. Merlânio Maia acrescentou que a Feira também é uma homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros, nascido em 1865 na cidade de Pombal, autor de clássicos da literatura de Cordel como ‘Os Pares de França’, ‘O Cachorro dos Mortos’, ‘Uma Viagem ao Céu’, ‘A Batalha de Oliveiros’ e ‘Ferrabrás’. Haverá homenagem ainda ao centenário de surgimento do folheto ‘Romance do Pavão Misterioso’, lançado em 1987, por José Camelo de Melo Rezende, nascido na região polarizada por Guarabira.

Programação –
 Nesta sexta (26), a programação tem início às 16h com a Feira de Cordel, mas a abertura começa oficialmente às 19h com declamação dos poetas Merlânio Maia, Claudete Gomes, Robson Jampa e Bento Júnior, seguindo com show de Beto Brito.

No sábado (27), haverá declamação dos poetas Merlânio Maia, Raniery Abrantes, Annecy e Sander Lee, a partir das 17h, e às 20h, além de Merlânio Mais, declamam poesias Neto Ferreira, Tiago Monteiro e Bodão Ferreira.

No domingo (28), as declamações acontecem a partir das 17h, com a participação dos poetas Manoel Belisário e seus poetas juvenis, Arnaldo Leite, Claudete Gomes e Sheilla Virgínia. Às 20h, a programação terá Merlânio Maia, Thiago Alves, Marconi Araújo e Rubens do Valle.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo