Nos acompanhe

Paraíba

Roda de conversa com profissionais da Saúde encerra ‘Semana do Bebê’ em São Bento

Publicado

em

A programação especial da ‘Semana do Bebê’, promovida em São Bento pela Prefeitura Municipal, será encerrada nesta quinta-feira (18/05) com rodas de conversas entre populares e profissionais da Saúde, na UBS (Unidade Básica de Saúde), Francisco Junqueira, bem como atendimentos médico e odontológico, de Enfermagem, vacinação e sorteio de brindes.

Através das Secretarias de Saúde, de Desenvolvimento Humano e Social e do Programa ‘Criança Feliz’, a Prefeitura de São Bento, município localizado no Alto Sertão paraibano, realizou uma semana de atividades direcionadas à primeira infância.

Na segunda-feira (15), houve panfletagem sobre alimentação saudável, no Shopping das Redes. No segundo dia, houve apresentação de vídeo sobre alimentação saudável no grupo do PCD, além de orientação sobre o Programa de Aquisição de Alimentos(PAA), com o secretário de Agricultura do município, Francivaldo Silva de Araújo, na sede do CRAS.

Na quarta-feira (17), a programação foi bem mais extensa, começando na Creche Ana Paulina da Silva, no São Bentinho, onde foi ministrada uma palestra com a Drª. Alfredina dos Santos Araújo, professora do Mestrado de Gestão em Sistemas Agroindustriais da UFCG, acerca do reaproveitamento de alimentos orgânicos na alimentação de crianças, além da entrega do Caderno de Receitas Saudáveis do Projeto de Mestrado da Aluna Valeska Dantas. Logo depois, a médica pediatra e neonatologista, Andara Bandeira, exibiu um vídeo realizado por ela sobre alimentação saudável.

Ainda na quarta, o tema alimentação saudável foi discutido no CRAS, por meio de palestra envolvendo nutricionista e um grupo de gestantes. Na referida data,  ainda houve ação nas residências das famílias acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, que foram contempladas com atividades relacionadas à alimentação saudável.

Além dessas ações, no Cronograma do Bebê do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), integrantes das Unidades I e Terra Nova falaram sobre alimentação saudável com mães e filhos de 3 a 6 anos, no antigo PETI da Rua Velha, e os cuidados com a saúde e/ou prevenção na adolescência, na Unidade II, antigo Pro-Jovem do Loteamento Portal.

Continue Lendo

Paraíba

Efraim reúne cerca de cem prefeitos paraibanos eleitos e preza diálogo amplo partidário

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O senador e presidente do União Brasil na Paraíba, Efraim Filho, reuniu na noite desta segunda-feira (18/11), em Brasília, cerca de 100 prefeitos paraibanos que estavam na Capital federal participando de um seminário para os novos gestores, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Adotando uma postura municipalista, o parlamentar agregou gestores de diversos partidos, como União Brasil, PSDB, MDB, Republicanos, Podemos, PSB, PSD e PDT.

“A gente sabe que nosso grupo das oposições tem diversos campos políticos, mas primo pelo respeito, porque nosso grupo não tem nomes, tem metas. Não há problema em dialogar, não há problema em construir consensos para alcançar as melhores soluções. É isso que eu defendo, e principalmente é isso que pratico”, afirmou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Nesta 3ª: MPT realiza Audiência Pública para debater combate à fraudes nas contratações de Saúde

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) realiza, nesta terça-feira (19/11), às 14h, uma Audiência Pública com o objetivo de alertar sobre o combate às fraudes nas contratações de profissionais de saúde. O evento acontecerá no auditório do Edifício-Sede do MPT-PB (Av. Almirante Barroso, nº 234), no Centro de João Pessoa, e debaterá com hospitais, clínicas, laboratórios e outros estabelecimentos de saúde do Estado as fraudes na contratação de profissionais de saúde, a “pejotização” e os reflexos do ‘piso da Enfermagem’ nessas contratações. Na ocasião, será apresentado o projeto desenvolvido pelo MPT, em âmbito nacional, para orientar sobre o cumprimento da notificação recomendatória que foi encaminhada às empresas do setor.

Para a audiência pública, foram convocadas as 30 maiores empresas da Paraíba na área de saúde, em número de trabalhadores, entre elas, hospitais, clínicas, laboratórios e empresas de “home care”. O Edital de Convocação da Audiência Pública nº 72105.2024 “Enfrentamento às Fraudes nas Relações de Trabalho na Saúde” está publicado no site do MPT-PB (https://www.prt13.mpt.mp.br/servicos/editais-de-audiencias-publicas).

De acordo com a procuradora do Trabalho Myllena Alencar, nos últimos anos, observou-se um aumento do número de fraudes na contratação de profissionais de saúde, especialmente após a exigência do cumprimento do ‘Piso Nacional da Enfermagem’.

“Essa audiência faz parte do projeto nacional de enfrentamento às fraudes nas contratações de saúde. Algumas empresas de saúde vêm contratando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais como pessoa jurídica (pejotização), MEI, autônomo e cooperado, mesmo quando presentes os elementos de uma relação de emprego, tratando-se, portanto, de fraude trabalhista”, afirmou a procuradora do Trabalho, Myllena Alencar, coordenadora Regional da Coordenaria de Combate às Fraudes nas Relações de Trabalho na Paraíba – CONAFRET/MPT.

A procuradora explicou que as fraudes nas contratações de profissionais de saúde geram a precarização do trabalho em termos de remuneração, acesso a direitos e garantias trabalhistas e previdenciárias, além do aumento dos acidentes de trabalho e adoecimentos, à medida em que esses profissionais têm que se desdobrar, muitas vezes, em jornadas exaustivas, em mais de um estabelecimento. “Um dos setores em que mais acontecem acidentes é o de saúde. Notificamos o total de 30 dentre as maiores empresas do setor de saúde do Estado, para averiguar de que forma estão ocorrendo as contratações dos profissionais de saúde. Queremos ouvir também os sindicatos, os órgãos de fiscalização e a sociedade em geral”, informou.

“Além disso, essas fraudes nas contratações de saúde trazem prejuízos ao Erário, com o não pagamento de direitos trabalhistas e o não recolhimento de direitos previdenciários; afetando, inclusive, o destinatário final do serviço, o paciente. Essa precarização do trabalho é, também, uma questão de saúde pública”, acrescentou Myllena Alencar.

Acidentes de trabalho no setor hospitalar

“Atividades de Atendimento Hospitalar” lideram as notificações de acidentes de trabalho no País, com 11,6% do total de registros. Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em 2022, foram 55,7 mil emissões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CAT). Na Paraíba, foram 1,6 mil acidentes de trabalho registrados, de 2012 a 2022, no setor de ‘Atendimento Hospitalar’, dos quais 249 só em 2022.

Ainda segundo o Observatório, ‘técnico de Enfermagem’ é a ocupação que mais sofreu acidente de trabalho no País, no ano de 2022, com 36,5 mil notificações, dos quais 143 na Paraíba, considerando trabalhadores com vínculo de emprego (carteira assinada). ‘Enfermeiro’ também é uma das ocupações que mais sofre acidentes de trabalho. Foram 8,6 mil notificações no País em 2022, sendo 19 casos na Paraíba.

Sobre o Observatório

O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (https://smartlabbr.org/sst/) é uma ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com vários órgãos, que traz dados estatísticos nessa área, perfil dos casos, gastos previdenciários, etc.

Continue Lendo

Paraíba

Pediatra completa duas semanas foragido após decreto de prisão preventiva imediata por pedofilia

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O médico pediatra Fernando Cunha Lima, de 81 anos, continua foragido após duas semanas da decretação da prisão preventiva imediata após ser apontado como responsável por diversos abusos sexuais contra crianças que eram suas próprias pacientes.

O nome de Fernando já foi incluído na lista dos mais procurados da Paraíba e a Polícia pede que, quem tenha quaisquer informações sobre o paradeiro do pediatra, ligue para o número 197 que terá sigilo absoluto.

A defesa do médico alega que a prisão do réu seria dispensável por motivos como idade avançada e debilidade. Porém, apesar dos argumentos, um pedido de habeas corpus apresentado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), e julgado ainda na primeira quinzena do mês de novembro, foi negado.

Clique aqui e leia mais sobre o assunto.

Continue Lendo