O prefeito, Bruno Cunha Lima, firmou, nesta quinta-feira (11/05), uma importante parceria entre Campina Grande e a cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo. Em reunião on-line, com participação do prefeito do município paulista, Rodrigo Manga, foi ajustado um termo de cooperação técnica para que as localidades se tornem cidades irmãs. O objetivo é compartilhar diversas expertises, principalmente, na área de tecnologia.
Consolidando-se como referência na área de inovação, Campina Grande vai ceder a Sorocaba os conhecimentos necessários para que a citada cidade sudestina implante o botão de pânico nas escolas e utilize um aplicativo de combate à importunação sexual em transportes públicos, nos moldes do JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio), que já funciona em Campina Grande, desde março de 2022.
Ambas as tecnologias são desenvolvidas pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), autarquia que sediou a reunião (em Campina Grande) e é dirigida pelo superintendente, Carlos Dunga Júnior, o qual também participou do encontro.
Para formalizar a parceria, as prefeituras vão enviar projetos às Câmaras de Vereadores das respectivas cidades. E, para realizar a assinatura conjunta do acordo, o prefeito sorocabano, a partir de convite do prefeito campinense, já programou visita à Rainha da Borborema no período d’O Maior São João do Mundo.
“Campina Grande é referência na formação de mestres e doutores, por meio de nossas universidades, para todo o Brasil. Nossa cidade tem uma vocação para a área de tecnologia. A STTP vem desenvolvendo um trabalho exemplar no monitoramento do transporte público e viário, além do atendimento on-line ao público. É uma satisfação compartilhar esses conhecimentos para melhorar a vida da população em todo o país. Da mesma forma, esperamos aproveitar o que de inovador Sorocaba tem a nos oferecer para desenvolver ainda mais o setor tecnológico em nossa cidade”, pontuou Bruno.
Participaram da reunião, por parte da prefeitura de Campina Grande, além do prefeito e Dunga Júnior, o coordenador de Comunicação da prefeitura, Marcos Alfredo; o gerente administrativo-financeiro da STTP, Vitor Ribeiro; a gerente de Transportes, Araci Brasil; o chefe da Divisão de Controle Operacional, Helder Barros; e a desenvolvedora do JU.LI.A., Lohuama Lima.
Já do lado da prefeitura de Sorocaba, estavam presentes, além do prefeito, o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, e a secretária de Administração, Luciana Fonseca.
JU.LI.A.
O JU.LI.A. (Juntas Livres do Assédio) é um sistema integrado ao aplicativo da STTP, MobiCG, que tem como objetivo receber e encaminhar as denúncias das vítimas de importunação sexual no transporte e demais áreas públicas da cidade.
O aplicativo, que funciona como uma inteligência artificial e está diretamente ligado a uma sala de controle na STTP, também interliga sua base de dados à Coordenadoria da Mulher que aciona ajuda e acompanhamento para as vítimas.