O Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), através do setor de Psicologia e do Núcleo de Pesquisa, Estágio e Educação Permanente (NUPEP), vem promovendo e realizando desde o início do mês uma extensa programação com as gestantes e puérperas na maternidade dentro do Maio Furta-Cor, uma campanha nacional criada com o propósito de sensibilizar a sociedade em relação à saúde mental materna.
As ações do Maio Furta-Cor no ISEA incluem musicoterapia, oficinas de aleitamento materno e aspectos psicológicos, arteterapia e escuta materna e grupos de rodas de conversa na sala de espera do pré-natal com temas como “a romantização da maternidade”. No próximo sábado, dia 13, haverá também um dia de cuidados e serviços de beleza e saúde para as gestantes do ISEA em alusão ao Dia das Mães.
“É de suma importância estes debates que tratam de assuntos que interessam tanto a nós, grávidas, pois temos muitas dúvidas sobre a maternidade, principalmente quando lidamos com gestação de alto risco, independentemente da idade, e que agora sabemos que se a parte psicológica não estiver bem, irá também influir na parte física e consequentemente na gestação”, afirma Naiara Quirino Gonçalves Silva, gestante acompanhada pelo setor de pré-natal do ISEA.
Ações rotineiras – Do pré-natal psicológico ao pós-parto, a equipe de psicologia do ISEA proporciona às gestantes e puérperas atendidas na maternidade, todo o apoio necessário e abre os mais diversos espaços de fala e de pertencimento, auxiliando-as na construção de nova identidade enquanto mãe, na concepção de seus conflitos e na vinculação com o bebê. Por saber da importância deste suporte emocional, a instituição fomenta atividades diárias em prol da saúde mental materna ao longo de todo o ano.
“Essas ações são relevantes para transformar o forte estigma social em torno de temas relacionados à saúde emocional das mães. Fazem parte do cotidiano no ISEA o cuidado em torno dessa temática e dos aspectos que envolvem o crescimento de índices de depressão, ansiedade, esgotamento e até suicídio em torno da maternidade”, nos explica Gustavo Chaves, coordenador do setor de Psicologia do ISEA.
Maio Furta-Cor – Maio é o mês escolhido em virtude do dia das mães, portanto é um momento oportuno para levar à discussão as causas maternas. Já o Furta-Cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera de acordo com a luz que recebe, não tendo uma cor absoluta. No espectro da maternidade não é diferente, nele cabem todas as cores.
PROGRAMAÇÃO
Confiram a programação completa do Maio-Furta-Cor 2023 que estão sendo realizadas no ISEA durante este mês:
· Domingos: Musicoterapia
· Segundas: Rodas de conversa e grupos terapêuticos
· Terças: Grupos de sala de espera no pré-natal
· Quartas: Oficinas de aleitamento materno e seus aspectos psicológicos
· Quintas: Oficinas e vivências poéticas
· Sextas: Práticas integrativas e complementares (PICS)
· Sábados: Arteterapia e escuta materna e especialmente no Dia das Mães, haverá uma palestra para as mães internas.