Nos acompanhe

Paraíba

Pleno do TCE-PB aprova Voto de Pesar pelo falecimento do conselheiro Flávio Sátiro Fernandes

Publicado

em

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz Filho, abriu a sessão ordinária do Pleno, nesta 4ª feira (19), com a proposição de um voto de pesar, aprovado à unanimidade, pelo falecimento do conselheiro aposentado, ex-presidente do TCE, Flávio Sátiro Fernandes, ocorrido na 6ª feira (14), aos 81 anos. Houve manifestações de todos os membros da Corte, que ainda aprovaram a realização de uma sessão especial em homenagem ao ex-presidente.

“Ele deixa a marca da retidão e o benefício de suas muitas e profícuas ações não apenas a esta Corte, mas, também, aos meios jurídicos, educacionais, culturais e, enfim, à sociedade paraibana, à qual serviu, empenhadamente, por sucessivas décadas”, enfatizou o conselheiro Nominando Diniz, ao justificar sua propositura.

O presidente lembrou ainda palavras do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Carlos Ayres Britto, que em voto proferido sobre matéria eleitoral citou trecho de um trabalho realizado pelo conselheiro Flávio Sátiro, a respeito do julgamento de contas de prefeitos municipais. “De fato, uma das alegrias para todos nós que integramos esta Corte foi ter entre seus membros um nome da expressão do Conselheiro que ora nos deixa. Era respeitado nacionalmente”, frisou.

O Tribunal de Contas deverá marcar a data que realizará uma sessão especial para prestar homenagens ao ex-membro da Corte. A proposta foi sugerida pelo conselheiro Arnóbio Viana, ao destacar as qualidades do colega falecido. “Nosso mestre eterno. Era um professor, um jurista sereno. Seus ensinamentos, suas ponderações e a capacidade jurídica ficarão em nossas memórias”, disse. “Era a quem eu recorria em várias oportunidades”, pontuou o conselheiro Fernando Rodrigues Catão, ao aferir o potencial de Flávio Sátiro como jurista, escritor, intelectual, professor e agitador cultural.”

O vice-presidente do TCE, conselheiro Fábio Nogueira, reiterou que Flávio Sátiro dignificou todos os cargos públicos que exerceu, referindo-se também ao seu potencial como editor da revista “Genius”, especializada em textos refinados em história e cultura. O conselheiro André Carlos Torres pontuou sua contribuição como professor da UFPB. Ele inaugurou a cadeira de Direito Municipal, como disciplina curricular. Também era compositor. Na ocasião apresentou um trecho de uma música, no estilo forró, em homenagem à Paraíba, escrita e musicada por Flávio Sátiro.

Houve manifestações dos conselheiros substitutos. Oscar Mamede falou de seu ingresso no TCE como assessor técnico no gabinete do ex-conselheiro. Renato Sérgio lembrou sua bagagem intelectual e suas obras literárias. Destacou, inclusive, sua capacidade jurídica. Da mesma forma, o conselheiro substituto Antônio Cláudio, que enfatizou seus ensinamentos e as consultas que sempre buscou em seu gabinete nos primeiros anos de ingresso no Tribunal.

O procurador Geral, Bradson de Luna Camelo, também reforçou a contribuição do conselheiro Flávio Sátiro Fernandes na vida acadêmica da Universidade Federal, tendo sido, inclusive, o mentor na introdução da disciplina de Direito Municipal. Egresso do Ministério Público de Contas, “Flávio Sátiro era um orgulho para nós procuradores”. O Secretário da Escola de Contas do TCE, advogado Carlos Aquino, falou em nome da OAB-PB, UFPB e Instituto dos Advogados do Brasil.

Continue Lendo

Paraíba

Comissão de Educação da ALPB debate regulamentação do uso de celulares em salas de aula

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Comissão de Educação, Cultura e Desportos da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na segunda-feira (25/11), reunião para discutir a utilização de celulares e dispositivos eletrônicos em salas de aula nas escolas da rede pública e privada do estado.

O evento reuniu representantes dos seguimentos da área da Educação, Sindicato dos professores da rede particular e da rede pública, conselho da educação, secretaria de educação e diversas entidades da área, que se uniram para debater uma proposta de projeto de lei, de autoria da presidente da Comissão de Educação, a deputada Cida Ramos, que deve ser apresentada no ALPB. A proposta visa regulamentar o uso de celulares e outros dispositivos eletrônicos pelos alunos nas unidades escolares.

Cida Ramos, que também propôs a realização da reunião, destacou a importância da discussão, ressaltando que a presença constante dos celulares nas aulas pode prejudicar o aprendizado dos estudantes. “Precisamos criar um ambiente propício à educação, onde os alunos possam se concentrar plenamente no conteúdo abordado. A tecnologia é uma aliada, mas seu uso indiscriminado pode ser um fator de distração”, afirmou.

Segundo a deputada, estudos indicam que mesmo a mera presença do telefone pode reduzir a capacidade cognitiva, resultando em uma menor retenção de informações e notas mais baixas.

Durante a reunião, os participantes apresentaram diferentes pontos de vista sobre o tema. Alguns defendem que a proibição total pode ser excessiva, sugerindo que a tecnologia poderia ser utilizada como ferramenta pedagógica quando bem orientada. Outros argumentaram que a disciplina no uso dos dispositivos é fundamental para garantir um melhor aproveitamento das aulas.

O professor Felipe Baunilha ressaltou que na Paraíba já existe lei que proíbe a utilização de celulares sem fim pedagógico na escola. “Porém, o fato de existir uma lei proibindo não faz com que os estudantes parem de utilizar o celular. Então, é muito mais um elemento que a gente precisa debater e regulamentar as formas de utilização da tecnologia para potencializar a aprendizagem. E não uma mera proibição, pois a proibição não resolve as questões sociais cadentes”, destacou.

Também foram discutidos possíveis mecanismos para implementar a proposta nas escolas, como campanhas de conscientização sobre o uso responsável da tecnologia e alternativas para integrar os dispositivos às práticas educativas sem comprometer o aprendizado.

Os membros da Comissão definiram como pauta continuar o diálogo com a sociedade e órgãos educacionais para encontrar soluções equilibradas que atendam às necessidades dos alunos e das instituições de ensino.

Continue Lendo

Paraíba

Campina está entre as três cidades mais bem colocadas no índice de desafios das gestões municipais

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em um estudo realizado pela Macroplan Analytics, Campina Grande apareceu como terceira melhor colocada, no Nordeste, considerando os desafios das gestões municipais. O levantamento considera as 100 maiores cidades do Brasil, que representam 38,6% da população do país.

Em 53° lugar, a cidade é superada, na região, apenas, por Fortaleza-CE, em 51°; e Petrolina-PE, em 49°. As estatísticas comparam dados dos últimos 10 anos. Nesse período, a Rainha da Borborema avançou 36 posições nos critérios relacionados à Segurança, 14 em Saúde, duas posições em Educação e regrediu oito em Saneamento e Sustentabilidade, embora seja o índice onde a cidade ocupa a melhor posição, sendo a trigésima colocada.

São 15 itens avaliados, divididos entre os quatro temas principais. De maneira geral, Campina Grande saltou seis posições na última década, tendo como principal destaque, a cobertura da Atenção Básica em Saúde. Neste quesito, a cidade está em 1° lugar, com 100% da população assistida.

O Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), é uma ferramenta desenvolvida pela Macroplan Analytics, que usa dados e inteligência estratégica para auxiliar nas ações e decisões das gestões municipais.

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo