Profissionais do Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) promoveram nesta terça-feira (18) a ação ‘Abril pela Segurança do Paciente’. Voltada para internos, acompanhantes, familiares e visitantes, a ação chamou a atenção para a importância do envolvimento dessas pessoas na segurança do paciente.
A ação foi organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do hospital e pelos integrantes da Meta 2, que tem como objetivo melhorar a eficácia da comunicação.
“Nesse mês de abril estamos trabalhando com a parte do envolvimento dos familiares no cuidado com o paciente. Na ação de hoje ressaltamos a importância da integração da equipe multiprofissional, família, paciente e acompanhante, uma vez que cada um fazendo sua parte, todos ficam mais seguros”, disse a nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta, que integra o NSP.
Durante a ação, foi distribuído, nas enfermarias, um material gráfico (folder) com orientações sobre os cuidados que o acompanhante, familiar e visitante precisam ter para promover a segurança do paciente.
O material, que lista as seis metas trabalhadas diariamente na unidade, foi preparado pela equipe multiprofissional do hospital, com orientações dos serviços de Nutrição, Psicologia, Laboratório de Análises Clínicas, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e do Serviço Social.
À tarde, também foi realizado um momento de acolhida junto aos familiares que foram visitar os pacientes internos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e que também receberam orientações sobre os cuidados necessários que garantem mais segurança para os pacientes.
A assistente social Maria do Céu de Melo Vieira, coordenadora do Serviço Social do Santa Isabel, destacou que, além de reforçar os cuidados com a segurança do paciente, a ação promove a aproximação entre profissionais, pacientes e acompanhantes, auxiliando no processo de recuperação.
“A ação foi excelente porque isso nos aproxima dos paciente e acompanhantes, e essa aproximação fortalece os vínculos familiares e ajuda na recuperação do paciente.
Mimo – Juntamente com o folder, os profissionais também distribuíram um mimo, um chocolate, para cada visitante, acompanhante e familiar dos internos da unidade.