A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está acompanhando, neste domingo (16), mais uma etapa da readequação da rede elétrica feita pela Energisa, necessária dentro do projeto viário do Parque da Cidade, no bairro Aeroclube. A concessionária está reforçando a rede de média e baixa tensão nos postes do entorno do Retão de Manaíra – na altura do Pão de Açúcar até a Avenida Argemiro de Figueiredo – para a posterior retirada de postes do local onde será construído o Parque da Cidade.
O trecho do Retão de Manaíra está com o tráfego interditado durante todo o dia para realização dos serviços elétricos e para a adaptação também dos cabos das empresas provedoras dos serviços de internet, de modo que não causem prejuízo aos consumidores.
Conforme a diretora de Iluminação Pública da Seinfra (Dilup), Joyce Alves, o trabalho está divido em cinco etapas, sempre aos domingos, tendo iniciado no último dia 26. O objetivo é causar o menor grau de impacto entre os 10 mil consumidores de energia elétrica, na região, e não comprometer o tráfego viário durante a semana.
“A Energisa está com sete equipes trabalhando, neste domingo, e há mais 10 equipes das empresas de telecomunicações. A Energisa está fazendo o recabeamento da energia que é transmitida pelos postes, para que, daqui a duas semanas, os que estão instalados no local de construção do Parque da Cidade, sejam desenergizados e retirados sem causar transtornos aos consumidores do entorno. O trabalho é de recabear os postes existentes no Retão de Manaíra, com breve interrupção de energia elétrica”, explica Joyce Alves.
O engenheiro fiscal da obra do Parque da Cidade, Derli Deleon, e a diretora de Iluminação Pública da Seinfra (Dilup), Joyce Alves, estão verificando se todo o trabalho da Energisa está sendo realizado dentro do perímetro correto. A ação conta com o apoio de equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) no bloqueio das vias.
Parque da Cidade – O projeto viário do Parque da Cidade, no bairro Aeroclube, prevê o alargamento de vias e implantação de binários, melhorando a mobilidade urbana de toda a região. Os trabalhos estão sendo realizados pela Diretoria de Manutenção e Conservação (DMC), que já iniciou parte da ampliação, além de demolições, remoção de pavimento e limpeza, para, em seguida, iniciar a terraplenagem e a aplicação do asfalto novo. O alargamento das vias no Aeroclube inclui intervenções na Rua Suzy Lacerda, Ivanice Martins e Mirian Barreto Rabelo, que hoje contam com duas faixas, mas passarão a ter seis faixas.
O novo plano de mobilidade para a região inclui uma ponte estaiada que vai ligar as Ruas Mirian Barreto Rabelo com a Rua Suzy Lacerda e o Retão de Manaíra. Ao todo, 45 ruas estão inseridas no projeto, que também prioriza ciclovias, calçadas padronizadas e itens de acessibilidade.
O Parque da Cidade terá equipamentos como ciclovia, quadra de tênis, de futebol society, tênis de praia, pista de skate e patinação, viveiro, academia ao ar livre, parquinho, espaços para eventos, piqueniques, lagos, decks, mirantes elevados e diversos outros espaços de lazer e convivência.