Nos acompanhe

Paraíba

Nesta terça: Hemocentro realiza programação especial para lembrar Dia da Hemofilia

Publicado

em

Com o tema “Acesso a todos – Prevenção de sangramentos como padrão global de atendimento”, o Hemocentro da Paraíba realiza, nesta terça-feira (18), a partir das 8h, no auditório da instituição, as ações alusivas ao Dia Mundial da Hemofilia, em João Pessoa.

A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, explica que o Dia Mundial da Hemofilia é 17 de abril, mas este ano, as atividades para lembrar a data serão promovidas no dia 18.

O centro é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é referência no tratamento da doença. Dados do programa Webcoagulopatias do Ministério da Saúde mostram que existem, na Paraíba, 652 pacientes com distúrbio de coagulação, sendo 303 com hemofilia.

“Vamos reforçar a importância do tratamento adequado para manutenção da qualidade de vida de nossos pacientes. O Hemocentro é o Centro de Referência no Tratamento e Diagnóstico da Hemofilia. Temos o Laboratório de Coagulação e Hemoglobinopatias que é referência no Nordeste no diagnóstico da doença, além disso, recebemos do Ministério da Saúde e distribuímos os fatores de coagulação para todos os pacientes no Estado”, reforçou a diretora.

A doença – A hemofilia é uma doença hemorrágica hereditária ligada ao cromossomo X, caracterizada pela deficiência ou anormalidade da atividade coagulante do fator VIII (hemofilia A) ou do fator IX (hemofilia B). De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência estimada da hemofilia é de aproximadamente um caso em cada 5.000 a 10.000 nascimentos do sexo masculino para a hemofilia A, e de um caso em cada 30.000 a 40.000 nascimentos do sexo masculino para a hemofilia B. A hemofilia A é mais comum que a hemofilia B e representa cerca de 80% dos casos.

O evento começará com a apresentação dos violinistas Guilherme Granjeiro e Benedito Antas. A abertura oficial será às 8h40, com as participações da diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, da responsável técnica do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sibele, e da presidente da Associação dos Hemofílicos, Daniele Correia.

Às 9 horas, haverá a apresentação da peça teatral “Um exemplo de superação”, e às 10 horas, será realizada uma homenagem aos hemofílicos pelo poeta e cordelista Raniery Abrantes. Em seguida, às 10h20, haverá a palestra do representante da Sociedade dos Hemofílicos da Paraíba, Océlio Alves. O encerramento ficará por conta da Bandinha de Circo.

Programação – 

8h: Acolhimento com a apresentação dos violinistas Guilherme Grangeiro e Benedito Antas

8h40: Abertura com a diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, a responsável técnica do Hemocentro da Paraíba, Sandra Sibele, e a presidente da Associação de Hemofílicos, Daniele Correia

9h10: Apresentação da peça teatral “Um Exemplo de Superação

10h: Homenagem aos hemofílicos com o poeta e cordelista Raniery Abrantes

10h20: Palestra do representante do Sociedade dos Hemofílicos da Paraíba Océlio Alves

10h40: Encerramento com a Bandinha de Circo e lanche coletivo

Continue Lendo

Paraíba

“Tenho certeza que estaremos no segundo turno”, diz Marcelo Queiroga pouco antes de votar em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), votou na manhã deste domingo (06/10), por volta das 08h30, no Sesquicentenário, localizado no Bairro dos Estados.

Queiroga, que chegou acompanhado da esposa e de assessores, se disse confiante em relação a um possível segundo turno nas Eleições 2024 para prefeito da Capital paraibana.

Tenho certeza que estaremos no segundo turno“, enfatizou o candidato.

Continue Lendo

Paraíba

TRE-PB indefere registro de candidato que teria simulado casamento para ser elegível em Mulungu

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de um ‘prefeitável‘ do Município de Mulungu, localizado na Região do Brejo paraibano, após comprovar que ele teria mantido união estável com uma filha do ex-prefeito da cidade e que, conforme denúncia recebida, teria simulado um casamento com outra mulher para se tornar elegível.

As investigações foram conduzidas pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e comprovaram a má-fé de Pollyan Rebouças, que queria se tornar prefeito da cidade pelo MDB, driblando a legislação eleitoral.

Leia também: MPE investiga suposto casamento que teria sido forjado por candidato a prefeito de Mulungu

A ação foi movida pela coligação da candidata Daniela Ribeiro (Republicanos), representada pela advogada Nathali Rolim e as investigações iniciadas ainda na primeira quinzena do mês de setembro.

Continue Lendo

Paraíba

Grau de Instrução: 2,41% dos candidatos na PB apenas lê e escreve; menos de 30% tem ensino superior

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os paraibanos dos 223 municípios do Estado irão escolher, neste domingo (06/10), dia da votação das Eleições 2024, entre os 530 candidatos a prefeito, 541 a vice-prefeito e os 9.163 a vereador, que disputam 2.201 vagas. De acordo com dados do TSE (atualizados em 3 de outubro), do total de candidaturas, 1.740 disputam a reeleição.

Entre os 10,2 mil candidatos no Estado, 66% declararam ser do gênero masculino e 34% do feminino. A maioria (52%) informou ser casado, seguido pelos solteiros (36%), divorciados (9%), viúvos (2%) e separados judicialmente (1%). Quanto à cor e raça, 50,6% são pardos, 39% brancos, 8,87% pretos, 0,34% amarelos e 0,8% indígenas.

Com relação ao grau de instrução, o perfil das candidaturas é o seguinte: ensino médio completo (38,54%), ensino superior completo (27,08%), ensino fundamental incompleto (13,73%), ensino fundamental completo (9,37%), ensino médio incompleto (4,88%), ensino superior incompleto (4%) e 2,41% lê e escreve.

Continue Lendo