Nos acompanhe

Brasil

Daniella assume CMO e determina que novo arcabouço fiscal deve ser enviado ao Congresso na segunda

Publicado

em

A nova presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), afirmou nesta terça-feira, 11, que o governo deve enviar o texto do novo arcabouço fiscal ao Congresso na próxima segunda-feira, 17, após o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltarem da viagem à China.

A parlamentar se reuniu mais cedo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para tratar do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, que deve ser entregue ao Legislativo nesta sexta-feira, 14.

“A gente está em um momento de transição, muito provavelmente, em se confirmando aquilo que já é expectativa nossa de aprovação e sanção do novo arcabouço fiscal, há uma mudança também na LDO”, disse Daniella a jornalistas, após ser empossada no cargo de presidente do CMO.

“Ela sinalizou isso na reunião”, afirmou a senadora, em referência a Simone Tebet, sobre o envio do arcabouço ao Congresso na segunda-feira. Ao sair mais cedo da reunião, a ministra confirmou que o texto da regra fiscal chegará ao Congresso na semana que vem.

Ontem, Haddad havia dito que o arcabouço seria enviado ao Congresso junto com o projeto da LDO. De acordo com Tebet, contudo, técnicos do Planejamento e da Fazenda ainda fazem os últimos ajustes de redação na âncora que deve substituir o atual teto de gastos.

A ministra explicou hoje que a LDO será condizente com o teto, o que impõe espaço zero para despesas discricionárias e até mesmo falta de espaço para as obrigatórias no próximo ano, mas que haverá um anexo ao projeto com despesas condicionadas à aprovação do novo arcabouço fiscal, regra mais flexível e que permite o crescimento das despesas acima da inflação.

Continue Lendo

Brasil

Pesquisa: 23% dos paraibanos diz que a própria situação econômica melhorou nos últimos 6 meses

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A 21ª edição da Pesquisa Panorama Político revela que 23% dos paraibanos diz que a própria situação econômica melhorou nos últimos seis meses. O dado se refere a uma população otimista estimada em 709.636 (setecentos e nove mil, seiscentos e trinta e seis) habitantes e insere a Paraíba em 3º lugar do ranking nacional do otimismo financeiro ao lado do Amazonas e Alagoas.

Ainda de acordo com o levantamento, em linha geral, 19% da população brasileira acredita na melhoria da própria situação econômica, o número corresponde a mais de 31 milhões de habitantes.

No topo do ranking dos otimistas está o Maranhão (29%) e, na lanterna, estão Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, todos com 14% de otimistas.

Confira o ranking geral logo abaixo:

  • Maranhão (29%)
  • Pará e Sergipe (25%)
  • Amazonas, Paraíba e Alagoas (23%)
  • Piauí, Pernambuco, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul (22%)
  • Amapá, Bahia, Santa Catarina e Mato Grosso (21%)
  • Rondônia, Tocantins, Ceará e Goiás (20%)
  • Acre, Roraima e Rio Grande do Norte (19%)
  • São Paulo (17%)
  • Paraná e Distrito Federal (16%)
  • Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul (14%)

Continue Lendo

Brasil

Paraíba e mais 3 Estados estão em 7º lugar no ranking nacional de registros de golpes cibernéticos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os Estados da Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás estão juntos na sétima colocação no ranking nacional de registros de golpes cibernéticos. Todos aparecem com 22% em registros de casos, de acordo com dados oficiais do levantamento realizado pelo DataSenado, em parceria com a Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, da FSB Holding, divulgados na terça-feira (01/10).

O Estado de São Paulo encabeça a lista com 30% de registros e, com 17%, o Ceará conquistou a lanterna do ranking aparecendo como Estado com menos registros de vítimas deste tipo de golpe.

O levantamento foi realizado no último mês de junho, quando foram ouvidos um total de 21.808 (vinte e um mil, oitocentos e oito) cidadãos de todas as 27 (vinte e sete) unidades da federação. O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro média é de 1,22 ponto porcentual.

Confira a íntegra do ranking:

  • São Paulo (30%);
  • Mato Grosso (28%);
  • Roraima e Distrito Federal (27%);
  • Espírito Santo e Rio Grande do Sul (26%);
  • Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte e Minas Gerais (25%);
  • Amapá, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná e Mato Grosso do Sul (23%);
  • Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina e Goiás (22%);
  • Rondônia e Maranhão (21%);
  • Tocantins e Alagoas (20%);
  • Acre e Sergipe (19%);
  • Piauí (18%);
  • Ceará (17%).

Continue Lendo

Brasil

CEF paga nova parcela do Pé-de-Meia nesta quarta para estudantes nascidos nos meses de maio e junho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A CAIXA paga, nesta quarta-feira, 02 de outubro, nova parcela do Programa Pé-de-Meia para os estudantes nascidos nos meses de maio e junho.

Com a ampliação do programa pelo Governo Federal, a partir deste mês cerca de 200 mil novos estudantes do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a receber o incentivo financeiro.

O incentivo no valor de R$ 200, conforme lembra o Brasil 61, será creditado em conta Poupança CAIXA Tem e os valores podem ser movimentados pelo App CAIXA Tem.

O estudante pode fazer transferências, PIX e pagar contas, direto no aplicativo do celular.

Além disso, o aluno pode sacar o valor nos caixas eletrônicos, Lotéricas e Correspondentes CAIXA Aqui.

Continue Lendo