O feriado da sexta-feira santa (7) em Cabedelo foi o grande momento da estreia dos dois espetáculos teatrais da Paixão de Cristo no Município. Ambos lotaram e tiveram grande sucesso na primeira noite.
Os eventos que acontecem na Fortaleza de Santa Catarina e no bairro do Renascer contam com estruturas adequadas para seus públicos e com o suporte de cadeiras, equipamentos de sonorização e iluminação de ponta.
Os espetáculos também ganharam novos figurinos e elementos de cenografia para abrilhantar ainda mais o trabalho de centenas de atores e técnicos envolvidos nas produções.
Na Fortaleza de Santa Catarina, a “Paixão de Cristo” ainda será encenada neste sábado (8) e domingo (9). Já na escola Abreu e Lima, no bairro de Renascer II, a apresentação “Renascer da Paixão – Um ato de amor”, ainda poderá ser conferido na noite de hoje.
A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio do projeto “Cabedelo da Paixão” da Secretaria de Cultura (Secult) e por meio de edital público (005/2023) contemplou os dois espetáculos com mais de 150 mil Reais em investimentos.
“Fico feliz que o público vai poder conferir dois espetáculos de qualidade na cidade. Com maior investimento da história da cultura popular de Cabedelo, os grupos terão oportunidade de apresentar cenários novos, textos e gravações reformuladas, aquisição de figurinos e outros elementos que engrandecem ainda mais esses trabalhos maravilhosos. Isso é fomento da arte e da cultura, mas também é investimento no turismo, pois sabemos que estes eventos atraem muitos visitantes”, afirmou o prefeito Vitor Hugo em visita ao elenco da Fortaleza.
Na Fortaleza – A “Paixão de Cristo” promovida pelo Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa (GTAAB) será apresentada em três noites na Fortaleza de Santa Catarina, a partir das 20h. O espetáculo é o maior e o mais tradicional ao ar livre realizado na Paraíba e tem 2h30min de duração, conta com 66 cenas com aproximadamente 120 atores, dentre principais e coadjuvantes, 70 figurantes e 30 profissionais nos bastidores e na técnica.
A narrativa é baseada em textos bíblicos e apócrifos que contam a tradicional história da paixão, morte e ressurreição de Cristo. A Paixão na Fortaleza também é uma das narrativas mais completas encenadas no país. Tudo com base em pesquisas e estudos coordenados pelo professor, pesquisador e mestre cultural Tadeu Patrício.
Com o investimento feito pela Prefeitura, o espetáculo na Fortaleza ganhou nova cenografia com modernos elementos e que se contrastam com o desenho histórico do local, aquisição de novos figurinos, regravação de textos atualizados e uma estrutura que abriga 1700 pessoas (1.000 cadeiras e 700 pessoas no entorno 700) de acordo com determinação do IPHAN, órgão responsável pela preservação daquele patrimônio histórico.
O espetáculo na Fortaleza recebe da Prefeitura de Cabedelo, 100 mil reais em incentivo financeiro e conta também com toda estrutura que envolve sonorização, iluminação, disciplinadores, espaço para praça de alimentação, dentre outras, e ainda apoio logístico de segurança, tráfego de veículos e até serviços de transportes e despesas com alimentação.
“A mensagem que sempre passamos é a evangelização a partir da dramaturgia, com passagens importantes como o anúncio da chegada do Messias com seus ensinamentos e milagres; o julgamento, paixão, morte ressurreição e ascensão do Cristo. São 66 cenas e, neste ano, o diferencial com 12 cenários novos e metade dos figurinos renovados. Tudo isso graças aos parceiros, em especial a Prefeitura de Cabedelo, que não contávamos com seu apoio desde 2016 e agora voltou a ser com recursos substanciais. Fico muito feliz que o Governo Municipal tenha chegado junto e ajudado a tornar o espetáculo maior ainda. Isso é bom para o nosso grupo, para o espetáculo e melhor ainda para a cidade, todos só têm a ganhar com mais investimento na Cultura”, afirmou Tadeu Patrício.
O ator Douglas Oliveira, que interpreta Jesus no espetáculo da Fortaleza, comentou sobre o seu protagonismo, o sentimento do elenco após a noite de estreia e também agradeceu pelo investimento realizado pela Prefeitura.
“É muito gratificante interpretar Jesus Cristo e o principal é tentar transmitir o que ele nos deixou: amor, fraternidade, compaixão, respeito e tudo que nos torna pessoas melhores. Os apoios sempre são bem vindos e o incentivo da Prefeitura chegou para somar e fortalecer ainda mais esse produto cultural importantíssimo do nosso Estado” l, destacou Douglas, que já vivencia o papel de Jesus no GTAAB desde 2019.
No Renascer – O espetáculo “Renascer da Paixão – Um ato de amor” “, promovido pelo Movimento Cultural do Renascer (MCR), é realizado em duas noites na Escola Estadual Abreu e Lima a partir das 20h. O espetáculo tem 1h40min de duração e conta com 13 cenas com 60 atores e 17 profissionais na técnica. A narrativa é baseada em textos bíblicos e apócrifos que contam a tradicional história da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Na edição deste ano, a cantora Camila Silva, além de interpretar uma personagem, faz apresentações musicais antes e depois do espetáculo.
O “Renascer da Paixão”, além do apoio da Prefeitura – que ficou em torno de 15 mil reais “, contando com incentivo financeiro e estrutura logística – também tem o apoio de comerciantes e da comunidade local para outras despesas.
“Nós temos um espetáculo tradicional que narra a vida de Jesus. Algumas cenas foram retiradas por questão de ajustes, mas pretendemos reincluir nas próximas edições. Com a ajuda da Prefeitura nesse ano, adquirimos alguns novos figurinos – pois o que tínhamos já tava muito surrado – e melhoramos também a cenografia e ainda teremos uma sonorização de qualidade que deu uma instigada no nosso pessoal”, afirmou o produtor e diretor Emerson Dudamel.
A atriz Veronice Bezerra interpreta Maria no espetáculo do Renascer e comentou sobre a experiência e sobre o trabalho realizado pelo grupo.
“‘A nossa mensagem principal é transmitir o amor. Interpretando Maria eu pretendo fazer com que a plateia entenda o papel de uma mãe. É uma lição muito forte, de mãe que sofre. E como nós convivemos numa realidade onde pessoas jovens morrem, principalmente por causa das drogas, as mães se identificam cada uma com a sua dor”, afirmou Veronice.
“O Renascer da Paixão – Um ato de amor” tem texto de José Luís dos Santos, direção geral de Emerson Dudamel, assistência de direção de Monteiro Duarte e coordenação geral de Marisa Lopes de Albuquerque, Damião Albuquerque e Gustavo Gomes. Também estão em destaque os atores Jorge Mendes no papel de Jesus; e Salomé interpretada pela atriz e dançarina Ana Luíza.
Histórico – A tradição de montagem de espetáculos teatrais na Semana Santa em Cabedelo teve início há aproximadamente 45 anos, através da atuação do então pároco da Cidade, Padre Alfredo Barbosa, que durante o período em que esteve à frente das atividades evangelizadoras na Cidade, abriu as portas da Igreja para acolher um grupo de jovens que ficou intitulado como o Clubinho Dom José Maria Pires (1977). E é a partir desta atuação do religioso, que os jovens munícipes e admiradores do Evangelizador, passam a realizar a montagem dramática de autos religiosos. Tendo como primeira montagem o Espetáculo “Anuncio Feito a Maria” em 1959 e posteriormente dar-se início a montagem da tradicional da Paixão de Cristo e do Auto de Natal de Cabedelo (1977).
Após o período no qual as apresentações eram realizadas dentro da Matriz do Sagrado de Jesus, o espetáculo foi tomando grandes proporções e, antes de ser totalmente realizado pelo GTAAB na Fortaleza de Santa Catarina, passou alguns anos sendo promovido no pátio da escola estadual Imaculada Conceição com o apoio da então diretora Rejane Viana do Nascimento. Somente após isso, o espetáculo migrou para a Fortaleza e depois viria se tornar o maior espetáculo teatral ao ar livre da Paraiba.
No Renascer, as informações dão conta de que o espetáculo era promovido desde o final da década de 80 pelo grupo “Korpalmart”, e somente na última década foi assumido pelo MCR.