Nos acompanhe

Paraíba

Governo da Paraíba incentiva expansão da cajucultura no Litoral

Publicado

em

Como parte das ações que visam o estimulo da cajucultura na Paraíba, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Assistência Técnica e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), tem mobilizado agricultores familiares sobre a importância dessa cultura.

Assim como ocorre na região semiárida, no Litoral paraibano agricultores familiares também aderem ao Programa de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura na Paraíba, a exemplo do município de Curral de Cima.

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável da cidade selecionou 20 famílias que vão cultivar caju. Os agricultores atendem ao Edital 02/2023 do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido.

Nesta semana, as extensionistas sociais Betânia Lima e Ednete Freire participaram de reunião do CMDRS, oportunidade em que a direção do Conselho homologou dos nomes das 20 famílias beneficiárias que, anteriormente, haviam assinado os termos junto à Secretaria Municipal da Agricultura do município para participar do programa. Em Curral de Cima, são atendidos agricultores do Assentamento Jardim e também de outras comunidades.

O Programa de Recuperação, Expansão e Fortalecimento da Cajucultura na Paraíba é uma ação coordenada pelas Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), da Secretaria da Educação e da Secretaria de Desenvolvimento Humano. Pelo cronograma de atividades dos órgãos gestores, até o fim de abril as mudas de caju serão distribuídas e implantadas nas áreas de cultivo.

A proposta segue as diretrizes determinadas pelo Governo da Paraíba, no sentido de fortalecer cada vez mais a agricultura familiar com geração de emprego, de renda e de qualidade de vida no campo. O fortalecimento da cajucultura paraibana tem uma boa acolhida por parte dos produtores rurais de todo o estado, e a Empaer, por meio de suas equipes de técnicos nos municípios, procede o assessoramento na seleção dos produtores rurais interessados nessa atividade e o acompanhamento do plantio.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison e Alberto Jorge lançam chapa ‘Pra Continuar Avançando’ em Campina Grande

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O advogado Harrison Targino, candidato à reeleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Paraíba (OAB-PB), destacou, durante o lançamento da chapa ‘Pra Continuar Avançando’ em Campina Grande, a atuação do advogado Alberto Jorge em defesa da advocacia. Ele afirmou que, juntos, em unidade, evitarão retrocessos na Ordem.

A chapa tem Alberto Jorge como candidato à reeleição para a presidência da subseção de Campina Grande e conta também com a advogada Jarlany Vasconcelos como candidata a vice-presidente.

“Eu não vim aqui pedir voto; viemos para dizer que todas e todos vocês são protagonistas de um movimento. Um movimento da OAB que não se baseia em personalismos, que não entende que a Ordem tem dono ou dona, e que sabe que a força está na unidade. Tenho muito orgulho de estarmos juntos. Unidos, vamos evitar retrocessos”, destacou Harrison, ao lado da candidata à vice-presidência da OAB-PB, Janny Milanês.

Alberto Jorge agradeceu a presença das advogadas e advogados e ressaltou que apresentará novas propostas, mas, sobretudo, destacará as conquistas alcançadas pela classe nos últimos anos. “Estou me candidatando mais uma vez, com muita humildade, mas também com determinação. Há três anos, bati de porta em porta nos escritórios de Campina, apresentando projetos e propostas. Hoje, trago novos projetos, mas também muitas realizações, o que me conforta. Sei que, nesses três anos, fizemos muito, e ainda há muito a fazer”, afirmou.

Sobre sua parceria com Harrison Targino, Alberto Jorge enfatizou que ela foi construída de forma natural, fruto de uma relação institucional que beneficiou a advocacia de Campina Grande. “Essa parceria foi construída de maneira muito natural. Uma relação institucional que se transformou em uma relação política e em um reconhecimento. Um reconhecimento de Campina Grande pelo trabalho prestado por Harrison à frente da OAB. Hoje, a OAB de Campina Grande se sente parte da OAB Paraíba”, concluiu.

Perfil – Alberto Jorge é advogado desde 2002, graduado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e em Gestão Pública pela Estácio. Também possui especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Anhanguera, além de ser mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Datavox: pesquisa mostra Cícero com mais que o dobro de intenções de voto em JP sobre Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A pesquisa Datavox aponta o prefeito Cícero Lucena (PP), que disputa a reeleição à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) no 2º turno das Eleições 2024, com mais que o dobro de intenções de voto em relação ao candidato Marcelo Queiroga (PL).

De acordo com os números divulgados no domingo (20/10), na pesquisa estimulada, Cícero aparece com 59,8% das intenções de voto, enquanto, Queiroga surge com 26,9%.

O levantamento também identificou que 6,5% dos eleitores entrevistados ainda estão indecisos, enquanto 6,8% disseram que votarão em branco ou nulo.

Já na pesquisa espontânea, Cícero também lidera com 58,6% das intenções de voto e, Queiroga, aparece em segundo lugar com 26,4%.

O cenário ainda apresenta 8,4% de eleitores indecisos e 6,6% que declaram votar em branco ou nulo. A pesquisa espontânea é aquela na qual os eleitores são perguntados em quem votariam sem a apresentação de uma lista de candidatos.

Pesquisa

A pesquisa Datavox/PB Agora foi registrada em 14/10/2024 sob o número PB-07191/2024 – TSE – TRE e realizada entre os dias 16 e 17 de outubro, com 784 eleitores de mais de 50 bairros de João Pessoa. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Continue Lendo

Paraíba

Sine-JP inicia a semana ofertando 371 vagas de emprego

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) inicia a semana, nesta segunda-feira (21), ofertando 371 novas oportunidades no mercado de trabalho na Capital. São vagas em diferentes funções para pessoas com e sem experiência. Para candidatar-se a vaga, é preciso se dirigir à sede do serviço, com os documentos pessoais e comprobatórios de experiência, caso seja necessário.

A função com maior número de vagas abertas esta semana é para atendente de lanchonete (24). A maioria delas para primeiro emprego (21). Nesse caso, é imprescindível ter total disponibilidade de horário. Outro requisito é que o candidato tenha ensino fundamental completo.

Outra função que está oferecendo um bom número de vagas é para auxiliar de armazenamento (17). No entanto, para concorrer, o candidato precisa comprovar pelo menos seis meses de experiência na área e ter ao menos o ensino fundamental completo.

Também há vagas para quem tem ensino superior completo. A função de farmacêutico está disponibilizando 10 oportunidades. Para concorrer à vaga, é necessário ter ao menos seis meses de experiência na área.

Para mais informações sobre as vagas disponíveis e os critérios necessários para concorrer, o candidato pode entrar em contato pelo telefone (83) 98654-8978, clicar aqui ou acessar o Painel da Empregabilidade no endereço: no endereço www.joaopessoa.pb.gov.br/servico/painel-da-empregabilidade/.

Serviço – O Sine está localizado na Avenida João Suassuna, nº 49, no primeiro casarão da Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Varadouro.

Continue Lendo