Nos acompanhe

Paraíba

“Estamos vivenciando um novo estágio de desenvolvimento econômico”, avalia gestora do Sebrae PB

Publicado

em

A terceira edição da Expo Turismo acontecerá de 25 a 27 de maio, e a feira — que vem crescendo a cada ano — se prepara para receber mais de 18 mil visitantes no modo presencial. O evento é uma oportunidade para municípios e empresas divulgarem suas rotas e roteiros, bem como a produção associada ao turismo, além de promover uma troca de experiências com profissionais do ramo. Com a presença de caravanas de agentes de viagens e turismo de outros estados, será possível mostrar novos destinos e roteiros que a Paraíba tem a oferecer a um público qualificado, fomentando ainda mais o turismo na Região.

A gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, Regina Amorim, conta mais sobre a feira que vem se tornando uma das principais do Nordeste.

Qual a importância da feira para a promoção do turismo na região?

A Expo Turismo é um evento que reúne os principais atores do setor, como agentes de viagens e receptivos hoteleiros e operadoras de turismo, talentos da cultura autêntica e demais negócios nas diversas modalidades do turismo. É uma excelente oportunidade para divulgar as experiências do ambiente natural a cultural do estado . Além disso, a Expo Turismo contribui para a regionalização do turismo, pois facilita o trabalho de integração e fortalecimento da governança. Quando o município faz parte da feira, também desperta no município vizinho o desejo de participar, e isso consolida o estado como um destino turístico de qualidade com ampla oferta de produtos e serviços. Agências dos Sebrae do Nordeste estão viabilizando caravanas de agentes de viagem em parceria com a Operadora Foco, Masterop, Azul Viagens e CVC, para trazer um público que vende o turismo efetivamente.

Quais as expectativas para a Expo Turismo?

A expectativa é a melhor possível, e isso é fruto dos resultados alcançados na edição de 2022, que trouxeram mais visibilidade e crescimento de negócios para muitas regiões da Paraíba. Estamos vivenciando um novo estágio de desenvolvimento econômico, onde já temos até operadoras de turismo visitando o Brejo Paraibano, a exemplo da Azul Viagens, que esteve no início de março em Areia e Bananeiras. A feira está bem maior e recheada de novidades: são 150 estandes para negócios do turismo, da produção associada ao turismo, das 12 regiões turísticas da Paraíba, quase o dobro da edição anterior. É uma feira 100% paraibana, rica em experiências do turismo em várias modalidades como o turismo rural, de aventura, de sol e praia, cultural, de negócios e eventos.

Como a regionalização do turismo é favorecida pela Expo Turismo Paraíba?

O formato da feira é inovador. Em nenhum estado do Brasil, você conhece as regiões turísticas como aqui. Na Paraíba, são 12 regiões no Mapa de Regionalização do Turismo/MTur. Temos regiões com até 20 municípios participando da feira cada um deles com, no mínimo, cinco negócios de turismo ou produção associada, que são o artesanato, alimentos e bebidas artesanais e segmentos da economia criativa. Teremos um estande só para degustação desses itens, tudo isso para mostrar que o turismo é bem maior, mais amplo e permanente e que a qualquer momento do ano, o turista poderá visitar aquele destino.

Quem vai participar?

É uma feira 100% paraibana que vai privilegiar as regiões turísticas, mas a gente deixou alguns estandes para instituições financeiras, técnicas e também operadoras e agências de turismo do Brasil. Os Sebrae do Nordeste estão viabilizando caravanas de agências e operadoras de turismo, que efetivamente são quem vendem o turismo e comercializam os produtos turísticos da Paraíba. Também já recebi mensagem do Sebrae Amapá querendo trazer um grupo de empresários para visitar a Expo Turismo Paraíba. É muito dinâmico e precisamos aproveitar essa credibilidade e inovação que o Sebrae e os parceiros, a exemplo da Secretaria de Turismo do Estado, Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH-PB), Convention Bureau de João Pessoa e outras entidades do trade turístico têm.

Como são feitos os negócios na Expo Turismo Paraíba e qual a estimativa de negócios futuros?

A Expo Turismo movimenta toda a cadeia produtiva do turismo porque, quando coloca a operadora ou agência de turismo na rodada de negócios com hotelaria, com rotas, roteiros e destinos turísticos, isso dá uma estimativa de negócios. Estimamos mais de R$ 3,4 milhões para os próximos seis meses. É diferente de vender produtos tangíveis, No caso da atividade turística, ainda terá a visita de reconhecimento do lugar, precificação e diversas outras negociações para elaborar o pacote turístico e lançar nas plataformas. Nesse sentido, os roteiros pelo interior da Paraíba estão sendo ampliados.

Que eventos acontecem paralelos à Expo Turismo?

Em todas as nossas feiras, temos a gestão do conhecimento que é feita de forma colaborativa. No dia 25 de maio, a partir das 14h, sob a coordenação da secretária de Turismo da Paraíba, Rosália Lucas, acontece o Encontro de Prefeitos e Secretários Municipais de Turismo e Cultura. Vamos receber também um consultor internacional de Portugal, que trabalha muito bem com o turismo rural e outras modalidades de turismo, vem conversar com esses prefeitos e secretários municipais. O evento vai até às 18h, que é o horário da abertura oficial da feira, que deve contar com a participação do Governador da Paraíba, João Azevêdo e de um representante do Ministério do Turismo. No dia 26, o Convention Bureau de João Pessoa coordena um evento corporativo de negócios que é o Summit MICE, que em inglês significa viagens de incentivo, corporativo de reuniões e Congresso e vai trazer também boas parcerias nesse sentido para trazer as tendências de negócios. No dia 27, também no horário da feira, das 15h às 21h, o Sebrae coordena as palestras e a programação dos casos de sucesso de rotas, roteiros e destinos turísticos da Paraíba.

Como participar e acompanhar a Expo Turismo?

Todas as palestras e eventos serão transmitidos pelo YouTube do Sebrae PB e as inscrições são gratuitas. A partir do dia 15 de maio estará disponível no Instagram @expoturismoparaiba o link para inscrições e também para visitar a feira. A programação também será divulgada em breve. As capacitações online para expositores já começaram no dia 13 de março, com 66 representantes que já compraram seus estandes, visando, alinhamento de informações, mais segurança, oportunidade para tirar dúvidas, receber sugestões bacanas para o estande gerar efetivamente encantamento e experiência para o visitante. Os estandes para expositores estão à venda até 6 de abril e só será permitida a entrada de maiores de 16 anos no local. A Expo Turismo acontece de 25 a 27 de maio no Centro de Convenções de João Pessoa.

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral decide pelo retorno de Dinho à Presidência da Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana decidiu, nesta segunda-feira (21/10), pelo deferimento parcial do habeas corpus apresentado pela defesa do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD).

A relatora do processo foi a juíza Membro Maria Cristina Paiva Santiago que, por sua vez, votou pela manutenção das medidas cautelares que incluem proibição de acesso aos bairros Alto do Mateus e São José, recolhimento domiciliar noturno, bem como, o monitoramento eletrônico, permitindo porém, o acesso de Dinho às dependências da Câmara Municipal pessoense para exercício da função de vereador, bem como da Presidência da Casa Legislativa.

O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade.

A defesa de Dinho argumentou, dentre outros pontos, que a medida aplicada em desfavor do parlamentar seria “completamente inadequada […] e ineficaz” uma vez que seria direcionada a “um líder político” e não de um vereador e, principalmente, que sequer existe denúncia contra o parlamentar.

O caso

Dinho foi afastado das funções legislativas após ser alvo de uma ação da Polícia Federal (PF), na sexta-feira (18/10), durante mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa.

O vereador, que se viu obrigado a cumprir medidas cautelares, inclusive tornozeleira eletrônica, chegou a se manifestar publicamente apoiando as investigações e lembrando que, em 20 anos de vida pública, nunca havia sido alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: “Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

O vereador Carlão Pelo Bem (PL), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP), havia sido designado para assumir a Presidência da Casa Legislativa por ocasião do afastamento do presidente, Dinho Dowsley.

A Mesa Diretora da CMJP é atualmente composta pelos vereadores Bosquinho (2º vice-presidente); Marcílio do HBE (1º secretário); Odon Bezerra (2º secretário); e, Zezinho do Botafogo (3º secretário).

Entrevista coletiva CMJP

A assessoria de Comunicação da CMJP confirmou a realização de uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

A coletiva havia sido adiada em virtude da espera do resultado do recurso que tramitava no TRE-PB apresentado pelo presidente da CMJP.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente estadual do Avante comemora decisão do TRE-PB para posse de Renato Martins na CMJP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta segunda-feira (21), a perda do mandato da vereadora Raíssa Lacerda (PSB) e a convocação do suplente Renato Martins (Avante) para a vaga.

O Avante entrou na Justiça contra a convocação de Raissa para a vaga de Professor Gabriel, que faleceu no fim de maio.

Os suplentes do partido, Renato Martins (Avante) e Moisés Alvino (Avante) apresentaram o recurso, questionando a legalidade da convocação da parlamentar para assumir a vaga, já que no ato ela já estava filiada ao PSB.

A maioria seguiu o voto do relator, juiz-membro Fábio Leandro de Alencar Cunha, acompanhando entendimento do Ministério Público Eleitoral, que entendeu que ela não teria direito à cadeira.

O procurador Regional Eleitoral, Renan Paes, deu parecer a favor do pedido de Renato Martins. Segundo ele, a migração de Raíssa do Avante para o PSB não se enquadra na janela partidária, uma vez que a suplente não era ocupante de cargo efetivo e, portanto, não é dada a garantia de manutenção do mandato.

“Justiça feita. O Avante sempre entendeu que essa cadeira pertencia ao partido e agora, com a decisão, Renato Martins poderá assumir o que é seu por direito”, disse o Presidente Estadual do Avante, Vitor Hugo Castelliano.

Continue Lendo

Paraíba

Prazo para registro de pesquisas eleitorais do 2º turno termina nesta segunda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Esta segunda-feira (21/10) é o último dia para o registro das pesquisas de opinião pública realizadas em data anterior ao 2º turno das Eleições 2024. As entidades e empresas que promoverem as consultas devem fazer o cadastro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle). O 2º turno das Eleições de 2024 ocorre no domingo (27 de outubro) em 51 municípios, sendo 15 capitais.

As regras sobre as pesquisas eleitorais estão previstas na Resolução nº 23.600/2019, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo a norma, as pesquisas feitas em data anterior ao dia das eleições poderão ser divulgadas a qualquer momento, inclusive no dia da votação, desde que o registro seja efetuado até cinco dias antes.

Pesquisa Eleitoral e período de registro

Pesquisa eleitoral é a indagação feita à eleitora e ao eleitor, em um determinado momento, sobre a sua opção a respeito das candidatas e dos candidatos que concorrem em uma eleição.

O período para o registro das pesquisas na Justiça Eleitoral teve início em 1º de janeiro deste ano. Desde lá, todas as entidades e empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatas e candidatos são obrigadas a registrar previamente cada uma delas, na Justiça Eleitoral, até cinco dias antes da divulgação do levantamento, conforme o artigo 33 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97).

Continue Lendo