Nos acompanhe

Paraíba

Programa Paraíba que Acolhe é objeto de estudo de pesquisadores da UFPB

Publicado

em

O Programa Paraíba que Acolhe, que prevê ações de proteção social e concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 500 mensais aos órfãos da Covid-19, será estudado pelo projeto de pesquisa “Acolhe PB”, do Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Vinculado ao grupo de pesquisa Criança, cultura e sociedade (Crias), do PPGA/UFPB, o Acolhe PB tem o objetivo de fazer uma análise antropológica, com a metodologia de trabalho de campo, junto aos beneficiários da política pública estadual executada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH).

As atividades do estudo ocorrerão até o fim de 2024 e partirão do ponto de vista das crianças e adolescentes, para analisar os efeitos do Programa Paraíba que Acolhe, investigando, sobretudo, meios de minimizar os impactos da mortandade deixada pela Covid-19.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano, Pollyanna Dutra, recebeu a iniciativa do grupo de pesquisa com satisfação. “É um prazer para nós colaborarmos com a construção do conhecimento dentro das Universidades. A experiência prática do Governo do Estado na execução do Paraíba que Acolhe, somada às reflexões desse projeto da UFPB, que foi aprovado com louvor pela comunidade acadêmica, só poderá resultar em frutos de desenvolvimento social para as crianças e adolescentes órfãos da Covid-19. O Paraíba que Acolhe, mais do que um auxílio financeiro, é uma rede de proteção social ao órfão e quanto mais ampliarmos os agentes dessa rede, melhor será para os beneficiários e Paraíba”, enfatiza a secretária.

Conforme estudos científicos publicados pela Revista Lancet e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), existe uma estimativa de cerca de 40 mil crianças e adolescentes em situação de orfandade, no Brasil. “Na Paraíba, o Programa Paraíba que Acolhe vem num esforço, junto aos territórios, para identificar e cadastrar esse público. Dados estimados pela Secretaria de Saúde apontam cerca de 500 crianças e adolescentes que vivem nessa situação, aqui no Estado”, explica a coordenadora estadual do Programa Paraíba que Acolhe, Jéssica Juliana Batista.

A professora e pesquisadora do Departamento de Ciências Sociais e do PPGA da UFPB e proponente do projeto de pesquisa junto ao CNPq, Flávia Pires, explica que “no estudo, serão utilizadas as técnicas de entrevistas com crianças, adolescentes, responsáveis, gestores; desenhos e redações com crianças e adolescentes; além de pesquisa documental e bibliográfica. Esperamos contribuir teoricamente com o campo da Antropologia da Infância e da Criança e com estudos que busquem o olhar e a avaliação dos beneficiários de políticas públicas”, afirma.

“Atualmente, a equipe de pesquisadores trabalha na publicação de artigos a fim de debater bases legais relacionadas à orfandade. Nosso próximo passo, ao lado da SEDH, é ir até as famílias, nossa pesquisa quer e precisa ouvir os assistidos”, ressalta a pesquisadora do projeto Acolhe PB, Mohana Morais.

Também integram a equipe do Acolhe PB as pesquisadoras Emilene Leite Sousa, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Fernanda Bittencourt Ribeiro, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS); a bolsista de iniciação científica e estudante de Ciência Sociais na UFPB Laura Lopes; e o jornalista e doutorando do PPGA Pedro Paz.

Paraíba que Acolhe – O programa é resultado de uma ação da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste), que estabeleceu o programa ‘Nordeste Acolhe’ em todos os estados da região.

O acesso ao benefício ocorre por meio do cadastro social realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Além do auxílio financeiro, as crianças e adolescentes têm acompanhamento do rendimento escolar e de saúde.

O benefício será pago até a maioridade civil crianças e adolescentes órfãos da Covid-19, assegurando o direito à garantia da vida, saúde, educação, lazer e acesso à alimentação.

Continue Lendo

Paraíba

A partir desta segunda: Sine-PB oferece mais de 700 vagas de emprego em 12 municípios

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferece, a partir desta segunda-feira (7), 721 vagas para quem está procurando emprego. Dentre as ofertas, 527 são para João Pessoa e as demais estão distribuídas nos municípios de Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Patos, Sapé, Mamanguape, Cajazeiras, Cabedelo, Conde, Bayeux e São Bento.

Atendente de telemarketing continua sendo a função que disponibiliza o maior número de oportunidades, com 300 vagas em João Pessoa, onde também são ofertadas vagas de motorista carreteiro – médio completo (10), pedreiro – fund.incompleto (10), auxiliar de limpeza (15) vagas, atendente de padaria e operador de caixa (6 vagas para cada cargo), vendedor pracista, servente de obras, carpinteiro, atendente de lanchonete – exp. em confeitaria, auxiliar de logística  e empacotador – a mão (5 vagas cada), soldador, pizzaiolo, motorista de caminhão, dedetizador, costureira de reparação de roupas, agente de coleta de lixo, armador de estrutura de concreto e açougueiro – fund.completo, (três vagas para cada função), entre outras funções.

Em Campina Grande, serão ofertadas 53 vagas de emprego. O maior número de vagas é para carpinteiro – fund.incompleto (8 vagas), porém também tem emprego para pedreiro e operador de trator (7 vagas para cada cargo), ferreiro armador na construção civil (6), para auxiliar de limpeza – possuir CNH (2), auxiliar de manutenção predial – vaga exclusiva para pessoa com deficiência (2), vendedor interno – médio completo (2) e as demais vagas em diversas áreas.

No município de Santa Rita, estarão disponíveis 34 vagas de emprego, dentre as quais 25 para servente de obras. Para estofador de móveis, garçom, saladeiro e oficial de serviços gerais na m. de edificações serão ofertadas duas vagas para cada função e uma vaga para vendedor interno – médio incompleto.

Guarabira vai oferecer 14 vagas de emprego, sendo todas destinadas para costureira em geral – médio incompleto (6 meses). Enquanto no posto do Sine-PB de Bayeux, serão disponibilizadas quatro vagas para atendente de balcão e mecânico de veículos automotores (duas vagas para cada função) – todas exigindo ensino médio completo (6 meses/ CTPS).

Em Patos, serão ofertadas 22 vagas de emprego em cargos variados. Tem cinco vagas para auxiliar administrativo, além de vendedor em domicílio (5), servente de obras – fund. completo (3), para jardineiro e aj. de carga e descarga de mercadoria (2 vagas para cada), as demais oportunidades estão distribuídas para ajudante de motorista, encanador, promotor de vendas, motorista de caminhão e auxiliar de limpeza.

Sapé vai oferecer 28 vagas distribuídas nas funções de operador de caixa, repositor de mercadorias e empacotador – a mão (5 vagas para cada), agente de vendas de serviços e motorista de caminhão (3 vagas para cada), balconista de açougue e atendente do setor de frios e laticínios (2 para cada), vendedor pracista, mecânico de automóveis e caminhões e atendente balconista (uma vaga para cada função).

No município de São Bento serão disponibilizadas nove vagas para operador de caixa, promotor de vendas, auxiliar de contabilidade, motorista entregador, empre. doméstico nos serviços gerais e assistente administrativo, vendedor – no comércio de mercadorias (uma vaga cada cargo).
Em Cabedelo, serão 14 vagas de emprego, sendo elas para vendedor pracista, vendedor de serviços, supervisor de logística, repositor de mercadorias, operador de empilhadeira, motorista de caminhão, conferente de logística, marceneiro de móveis, ajudante de estruturas metálicas, montador de estruturas metálicas, assistente de compras, assistente de mídias sociais (uma vaga para cada cargo).

No posto do Sine-PB de Mamanguape, são três vagas para frentista – fund. completo (possuir veículo próprio), operador de caixa e vendedor interno (1 vaga cada cargo). No município do Conde, serão oferecidas 12 vagas, das quais três para auxiliar de expedição, auxiliar de limpeza, garçom, cozinheiro de restaurante (2 vagas para cada), vendedor de informações comerciais, soldador e analista administrativo (uma vaga).
Por sua vez, na cidade de Cajazeiras, será uma vaga para motorista entregador – fundamental completo (6 meses/ CTPS).

O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais quatro unidades de atendimento em 15 municípios: João Pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.

O Sistema realiza o trabalho de recrutamento de pessoal para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado. Esses serviços podem ser solicitados pelo e-mail: [email protected].

Confira aqui as vagas

Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba tem mais de 3 milhões de eleitores aptos; confira o perfil do eleitorado e das candidaturas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Em todo o estado, há 3.225.312 pessoas aptas a votar nas eleições municipais deste ano, de acordo com estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse número, atualizado em 13 de setembro de 2024, revela um crescimento de 4,3% em comparação ao pleito de 2022, quando havia 3.091.684 eleitoras e eleitores na Paraíba. Do total de eleitores em 2024, 53% são do gênero feminino e 47% do masculino.

Cerca de 64 mil pessoas (2%) tem idade inferior a 18 anos. Para incentivar a participação desse público nas eleições, a Justiça Eleitoral divulgou campanhas sistemáticas de incentivo ao primeiro voto e à emissão do título eleitoral, com o apoio de diversas parcerias sociais. Tais campanhas contribuíram de forma expressiva para a decisão da juventude de votar desde cedo, mesmo de maneira facultativa, já que o voto não é obrigatório para os jovens de 16 e 17 anos.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) entende que, quanto maior a participação e o engajamento de toda a população, mais efetiva é a democracia no estado.

O voto também é facultativo para 308.331 (9,55%), pois pertencem à faixa etária acima de 70 anos. Destes, 744 (0,02%) são eleitoras e eleitoras com mais de 100 anos de idade.

João Pessoa é a cidade com maior eleitorado, composto por 566.290 pessoas, seguida por Campina Grande (298.888). Por apresentarem mais de 200 mil eleitoras e eleitores, esses municípios estão aptos a receber 2° turno, caso nenhum candidato obtenha mais da metade dos votos válidos, conforme previsto na Lei n° 9.504/1997. Entre os municípios com maior eleitorado no estado estão Santa Rita (101.702), Bayeux (75.931), Patos (68.104), Cabedelo (54.561),  Cajazeiras (47.610), Sousa (47.538) e Guarabira (43.193).

Acessibilidade

Entre as mais de 3,2 milhões de pessoas aptas a votar no estado, 24.279 (0,75%) declararam à Justiça Eleitoral ter algum tipo de deficiência, conforme dados do TSE. Esse dado revela um aumento de 35%, se comparado aos 17.932 eleitores que informaram essa condição nas Eleições de 2022.

Deficiência de locomoção
7.928
29%

Deficiência visual
4.738
17,3%

Deficiência auditiva
2.915
10,7%

Dificuldade para o exercício do voto
1.311
4,8%

Outros
10.379
38%

Nas eleições deste ano, 111 pessoas com deficiência (PcDs) atuarão como mesárias ou colaboradoras em outras funções, de acordo com dados da Assessoria de Eleição, Inovação e Inclusão (AEII).

Para auxiliar na acessibilidade nos locais de votação, o pleito contará ainda com a atuação de 8 voluntários, convocados pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, para desempenharem a função de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais, na Central de Libras, instalada no edifício-sede do Órgão.

Candidaturas

Os paraibanos dos 223 municípios do estado irão escolher nestas eleições entre os 530 candidatos a prefeito, 541 a vice-prefeito e os 9.163 a vereador, que disputam 2.201 vagas. De acordo com dados do TSE (atualizados em 3 de outubro), do total de candidaturas, 1.740 disputam a reeleição.

Entre os 10,2 mil candidatos no estado, 66% declararam ser do gênero masculino e 34% do feminino. A maioria (52%) informou ser casado, seguido pelos solteiros (36%), divorciados (9%), viúvos (2%) e separados judicialmente (1%). Quanto à cor e raça, 50,6% são pardos, 39% brancos, 8,87% pretos, 0,34% amarelos e 0,8% indígenas.

Com relação ao grau de instrução, o perfil das candidaturas é o seguinte: ensino médio completo (38,54%), ensino superior completo (27,08%), ensino fundamental incompleto (13,73%), ensino fundamental completo (9,37%), ensino médio incompleto (4,88%), ensino superior incompleto (4%) e 2,41% lê e escreve.

Continue Lendo

Paraíba

Mídia nacional aponta PB como melhores destinos no NE para relaxar e se divertir gastando pouco

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Paraíba figura entre os cinco melhores destinos do Nordeste para relaxar e se divertir gastando pouco neste fim de ano, de acordo com levantamento realizado pelo Portal NE9. A lista foi publicada nesta sexta-feira (4) e pode ser conferida no link https://www.ne9.com.br/cinco-destinos-do-nordeste-para-relaxar-e-se-divertir-gastando-pouco/.

A Paraíba, em especial Barra de Mamanguape, figura no quarto lugar desta lista. Para quem prefere uma experiência calma e intimista, a Barra de Mamanguape é um considerado um verdadeiro tesouro. A área é de preservação ambiental e abriga o Projeto Peixe-Boi, que trabalha para proteger esses animais marinhos em risco de extinção.

Além disso, o encontro do rio Mamanguape com o mar cria paisagens únicas, perfeitas para quem quer relaxar em contato com a natureza. Ótimos preços de hospedagem e culinário também são um ponto positivo de Barra de Mamanguape, segundo aponta o portal.

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), ter um destino paraibano nessa lista de dicas é motivo de orgulho “É uma imensa alegria fazer parte dessa lista, ainda mais com a encantadora Barra de Mamanguape. Um local que enche os olhos do turista e cria experiências inesquecíveis”.

Já para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, esta é mais uma forma que mostra que a Paraíba está se tornando cada vez mais um destino bem visto e bem procurado. “Além de paisagens naturais e uma gastronomia singular, a Paraíba tem um povo muito acolhedor e hospitaleiro, fatores que também envolvem e colaboram com a experiência que o turista vive aqui.” comenta.

Continue Lendo