Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura oferta 60 vagas para curso de Microempreendedor Individual

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), reforça a parceria entre o Programa Acessuas Trabalho e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), ofertando novas vagas para o curso de Microempreendedor Individual (MEI). Neste primeiro momento, serão disponibilizadas 60 vagas, para duas turmas, que devem iniciar as aulas no dia 24 de abril. As inscrições estão abertas e para participar é preciso ter mais de 18 anos, ter pelo menos o Ensino Fundamental concluído e estar inscrito no CadÚnico.

O curso é promovido em parceria com o programa ‘Qualifica Mais Progredir’, do Governo Federal, e as aulas devem acontecer no turno da noite, das 18h às 21h30, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), no campus João Pessoa, no bairro Jaguaribe. Em 2022, 394 alunos receberam a certificação no curso de MEI, só nesta parceria com o Instituto. As inscrições devem ser realizadas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou na sede do Acessuas Trabalho, que fica no bairro do Roger. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Durante as aulas, os participantes vão aprender sobre a importância da formalização profissional e orientações sobre o registro de Microempreendedores Individuais (MEI). O curso tem como produto final a elaboração de planos de negócio ou planos de aplicação de recursos, conectando os alunos a outras políticas públicas do Governo Federal. Nas aulas, serão passadas orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo.

Documentação necessária para se inscrever:

Certidão de Casamento ou Nascimento;

Documento de identidade com fotografia (frente e verso do documento); Serão considerados documentos de identificação válidos: Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei n° 9.503/1997), Carteira Profissional expedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social, Cédula de Identidade para Estrangeiros emitida por autoridade brasileira, ou Carteira de Identidade expedida pelas Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícias Militares, Ordens ou Conselhos.

CPF (frente do documento), caso esteja contemplado no documento de identidade, fica dispensável o envio;
Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – Reservista (Para candidatos do sexo masculino. Frente e verso do documento);

Comprovante de quitação eleitoral (disponível em: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

Comprovante de nível de escolaridade completo (declaração, histórico ou certificado) – caso seja uma declaração, é necessário obrigatoriamente constar o nome da escola e o ano de conclusão;

Comprovante de residência;

Folha resumo do CadÚnico, contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS) e composição familiar; Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta). Para comprovação de dados bancários poderá enviar alguma imagem que contenha os dados de uma conta bancária em seu nome para o recebimento do auxílio – poupança ou conta corrente, exceto caixa fácil (pois, a conta caixa fácil não permite esse tipo de depósito). Atente que a conta precisa ser em seu nome, não podendo ser no nome de terceiros. Caso não possua uma ainda, tente abrir em um banco digital, cuja abertura é feita online.

Continue Lendo

Paraíba

Léa Toscano vence no primeiro turno em Guarabira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidata pelo União Brasil em Guarabira, Léa Toscano, foi eleita no primeiro turno à Prefeitura no pleito deste domingo (06/10).

Ela obteve 18.059 dos votos válidos (52,16%). Em segundo lugar ficou Raniery Paulino (Republicanos), com 47,84% (16.566 votos).

Continue Lendo

Paraíba

Joaquim Fernandes é eleito em Mamanguape com 66,05% dos votos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato à Prefeitura de Mamanguape, Joaquim (PSB), foi eleito no primeiro turno nas eleições deste domingo (06/10).

Ele conquistou 18.114 dos votos válidos (66,05%). Em segundo lugar ficou Eduardo Brito (Solidariedade), com 33,95% (9.309 votos).

Continue Lendo

Paraíba

Cajazeiras elege primeira professora como prefeita: Corrinha Delfino rompe com a política do atraso

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de Cajazeiras celebra uma vitória histórica com a eleição de Corrinha Delfino (PP), neste domingo (6), a primeira professora a assumir a prefeitura. Com 100% das urnas apuradas, com 20.521 votos,Corrinha foi eleita pela vontade popular, não apenas vencendo as urnas, mas também rompendo com a política do atraso, do machismo e das mentiras que marcaram os últimos meses de disputa política na cidade.

A prefeita eleita expressou sua gratidão aos eleitores e destacou a importância de sua vitória para diversos setores da sociedade. “Cajazeiras sabe quem é de verdade. Essa vitória é das mulheres provedoras do lar, dos homens aguerridos, das minhas crianças que estão avançando na educação, dos jovens que terão mais oportunidades em nossa gestão e dos idosos que querem seguir com um futuro seguro, mais qualidade de vida, mais saúde. Obrigada pela demonstração de amor e carinho, Cajazeiras. Eu vou honrar cada voto” , declarou Corrinha Delfino.

Ao lado de Corrinha, a vice-prefeita eleita, Christine Araújo, também celebrou o resultado, enfatizando a força da vontade popular. “O resultado não poderia ser diferente, afinal, quando o povo quer, nada pode parar! Vamos fazer muito mais pela nossa cidade, é aqui que nasci, quero dar minha contribuição, meu amor por essa cidade que já me deu tudo. Obrigada, Cajazeiras. Agora, o trabalho continua!” disse Christine, emocionada.

Corrinha Delfino e Christine Araújo contarão com o apoio do prefeito Zé Aldemir e de importantes figuras políticas da Paraíba, incluindo os deputados estaduais Dra. Paula e Júnior Araújo, além dos deputados federais Aguinaldo Ribeiro e Wellington Roberto. O apoio também se estende aos senadores Daniela Ribeiro, Efraim Filho e Veneziano Vital, e ao vice-governador Lucas Ribeiro.

Continue Lendo