Nos acompanhe

Paraíba

Programas de Segurança Alimentar da Paraíba são modelo para estado do Espírito Santo

Publicado

em

As experiências exitosas dos programas Tá na Mesa e Restaurante Popular, além do Projeto Prato Cheio, realizados pelo Governo da Paraíba, devem servir de modelo para o estado do Espírito Santo. Nesta semana, a visita da secretária do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social capixaba, Cyntia Grillo, marcou o intercâmbio de conhecimentos focados nas políticas de Segurança Alimentar.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, Pollyanna Dutra, acompanhou a equipe. Na ocasião, ela realizou a explanação técnica e prática de todas as atividades desenvolvidas na área. No primeiro momento, foi realizada a apresentação da metodologia e números dos programas e projetos da SEDH. Na sequência, foram realizadas visitas aos locais onde estão sendo executadas as atividades.

“A Cyntia traz a experiência do Espírito Santo e a Paraíba também mostra a sua experiência no desenvolvimento de projetos importantes e estratégicos na área de segurança alimentar. Falamos sobre todos os nossos projetos para que ela entendesse como tudo funciona”, destacou Pollyanna.

A secretária ainda ressaltou a importância das ações desenvolvidas na Paraíba. “É extremamente relevante vermos que tantas pessoas invisíveis são enxergadas por meio desses projetos, que vão além do prato de comida, mas chega às necessidades reais das pessoas. Eu acredito que mais importante do que ser servido é servir. Esse é o nosso grande papel na área do desenvolvimento humano. Compartilhar isso com a secretária Cyntia e sua equipe, sabendo que poderemos ecoar esses programas e projetos para o restante do país, bem como aprender com eles, foi uma experiência única”, acrescentou.

“A pedido do governador Renato Casagrande [ES], viemos conhecer e fazer uma troca das experiências para implantarmos esse modelo no Espírito Santo, porque ele quer um estado próspero que, mais que o desenvolvimento social, caminhe junto com essa prosperidade. Não é simplesmente o econômico, o social também é muito importante”, enfatizou a secretaria Cyntia.

Para a diretora de Segurança Alimentar da SEDH, Luciana Leal, a visita de outro estado é muito importante. “Estou muito feliz em participar deste momento e poder compartilhar esses programas que foram implantados para minimizar a insegurança alimentar e fomentar o comércio local. Apresentar para outros estados essas experiências é ter a certeza de que eles estão funcionando. Esse intercâmbio é uma verdadeira troca de experiências e a Paraíba só tem a ganhar, não só o estado, o povo e a gestão, mas os nossos beneficiários, que estão sendo atendidos com uma alimentação saudável e de qualidade”, finalizou.

Tá na Mesa – Criado em junho de 2021 para aplacar os efeitos da insegurança alimentar no período da pandemia da Covid-19, o Programa Tá na Mesa logo se firmou como o maior programa segurança alimentar executado na Paraíba. Uma ação de caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população, atualmente está em 147 municípios paraibanos, onde são fornecidas, mensalmente, mais de 811 mil refeições, ao preço de R$ 1,00.

Restaurantes Populares – Eles fazem parte das ações voltadas para Segurança Alimentar e Nutricional. Mensalmente, fornecem 253 mil refeições saudáveis de segunda a sexta-feira, ao preço de R$1,00, propiciando a redução da insegurança alimentar nos locais onde estes equipamentos públicos estão implantados. Na Paraíba, existem 10 restaurantes em funcionamento, estes localizados nas cidades de: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos, Pombal, São Bento, Sousa e Cajazeiras.

Prato Cheio – O Projeto é executado por meio de convênio com a Arquidiocese da Paraíba, para atendimento da população em situação de rua com a distribuição de três refeições (café, almoço e jantar). Iniciado em João Pessoa, o projeto foi ampliado para mais três cidades: Campina Grande, Guarabira e Patos. Mais de 250 mil refeições são distribuídas para essa população diariamente.

Continue Lendo

Paraíba

Santa Rita: juíza determina suspensão de atividades de campanha por atuação de facções criminosas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A juíza eleitoral de Santa Rita, Maria dos Remédios Pordeus, determinou a suspensão de atividades de campanha em Santa Rita por falta de segurança em meio a uma suposta atuação de facções criminosas em território santarritense.

Ao comentar sobre o assunto, o comandante da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Sérgio Fonseca, evitou rebater a alegação da magistrada e preferiu apenas se colocar à disposição para reforçar a segurança na cidade caso seja necessário.

A Polícia Militar está atenta“, frisou o militar.

Os comentários do comandante foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta quinta-feira (03/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Dirigentes dos partidos com representação no Congresso apostam em crescimento na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Os dirigentes na Paraíba dos partidos com representação no Congresso Nacional revelaram suas expectativas para a conquista de novos espaços e crescimento após as eleições municipais deste ano. Os gestores apostam aumento de ocupação nos cargos do Legislativo e Executivo em várias cidades de todo o Estado.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quinta-feira (03/10), o senador e presidente do União Brasil, Efraim Filho, afirmou que o grupo de oposição sairá fortalecido ao fim do processo eleitoral. ” Não tenho dúvida de que, independente do número final que aí será definido, mas uma certeza já pode ser dada a oposição sairá desse processo municipal muito maior do que entrou”, frisou.

Ouça:

Já o representante do Republicanos, deputado federal Wilson Santiago, destacou a solidificação do partido após se juntar com o governador João Azevêdo (PSB). “Nós nos juntamos de fato agora nessa eleição municipal, para com isso concretizar a eleição e sair dela com o resultado positivo que isso dará ao partido. Condições de, de dentro dessa aliança política com o governador João Azevedo, seguir em frente e ter um bom espaço e uma boa representação política hoje nos municípios e também nas Câmaras municipais”, disse.

Ouça:

O presidente do PT, Jackson Macêdo, apostou que sigla sairá do pleito com o comando de mais três prefeituras além da composição de chapa em outras disputas com a condição de vice. “A perspectiva de eleger aí pelo menos mais três prefeituras é Igaraci, Mãe d’Água e Picuí são as cidades que eu tenho certeza que a gente consegue eleger o prefeito. E temos vários vice-prefeitos disputando com candidaturas de partidos aliados e também vários vereadores disputando a partir da perspectiva de aumentar a nossa bancada nas câmaras municipais”, ressaltou.

Ouça:

Em ascensão, o partido Avante, comandado pela prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, deverá ser protagonista no pleito estadual em 2026. “É com muita alegria que o Partido Avante tem essa nova roupagem. E eu não tenho dúvida que a todos os ouvintes que em 2026 o Partido Avante será um dos grandes partidos protagonistas nas eleições majoritárias e proporcionais”, enfatizou o gestor.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Fábio Carneiro abraça a causa e vai defender direito dos animais na Câmara Municipal de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato a uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Fábio Carneiro (Solidariedade), reafirmou mais um compromisso de campanha importante para o desenvolvimento da Capital. Ele garantiu ser voz ativa na Casa Legislativa em defesa dos direitos animais e causa pet.

No Plano de Governo consta a criação do Primeiro Banco de Sangue Pet Público. Fábio também defende uma atuação forte na adoção de Pets com campanhas permanentes. Durante mandato como secretário de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa implantou espaços Pets nas praças e parques. Por fim, afirmou destinar recursos de suas emendas para as principais praças no Bessa, Manaíra, Altiplano, Tambaú, Bairro dos Estados, Mangabeira, Bancários, Cristo e Valentina, onde tem a maior concentração de Pets da cidade.

Também defende a bandeira os candidatos Guga de Jaguaribe, Fabíola Rezende e Bispo Zé Luis.

Continue Lendo