A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), deu início, nesta terça-feira (28), ao processo de entrega de fardamentos e kits escolares aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A ação é uma forma de incluir os 435 estudantes do segmento na política de incentivo à manutenção dos alunos durante as atividades educativas anual.
Os materiais beneficiarão os discentes das 4 Unidades Escolares que atendem esta modalidade de ensino. Nesta terça, receberam os kits os das Escolas Maria José de Miranda Burity (Praia do Poço) e Vereador Pedro Américo (Jacaré). As próximas serão a E.M. Paulino Siqueira e a E.M. Plácido de Almeida.
O prefeito Vitor Hugo participou da primeira solenidade da noite e destacou a importância do investimento que a atual gestão faz na Educação.
“É com muita alegria que estamos tentando proporcionar o melhor para que essas pessoas continuem a sonhar. E a ferramenta principal para a construção destes sonhos é uma educação de qualidade! Assumimos este compromisso com os fardamentos e outros itens por entender que eles dão um pouco mais de dignidade aos nossos estudantes. Nossa gestão vai continuar investimento nas unidades escolares, num material escolar melhor, na capacitação e valorização dos professores pra continuarmos no caminho certo” destacou.
Os kits escolares contêm caixa de lápis de cor, apontador, tesoura sem ponta, lápis preto, borracha, caderno universitário de 10 matérias, canetas esferográficas preta e azul e régua. Já o fardamento escolar é composto por camiseta de manga curta, camiseta de manga regata, tênis e meias.
Além de fardamentos e kits, a Prefeitura também vem investindo na qualificação do segmento por meio de inovações como a adoção do Projeto Robótica na EJA. Cada unidade que atende a EJA está recebendo kits de robótica para o desenvolvimento das atividades.
“É muito gratificante iniciar essa distribuição de kits e fardamentos, em especial, pelas turmas de EJA e também trazer as novidades do projeto da Robótica que está sendo aplicado. Temos visitado todas as escolas e é importante reconhecer a dedicação de alunos, professores e coordenadores do EJA. A maioria é de pessoas que trabalham ou têm outras atividades durante o dia e superam muitas dificuldades para poderem estudar. As escolas estão estruturadas e com um corpo docente maravilhoso para receber a todos”, garantiu a secretária de Educação, Priscilla Resende.
Ao receberem seus Kits, os alunos expressaram gratidão e felicidade, confiantes nos projetos em que estão envolvidos
“Já passei por outras escolas e não terminei. Mas agora estou firme e forte! Pedi muito por esse fardamento, porque gosto de vir pra escola com ele. Estou amando tudo isso que recebi, me dá mais ânimo”, comentou a aluna do EJA na Miranda Burity, Marluce Gomes, aposentada de 67 anos, moradora do Recanto do Poço e que voltou a estudar há 1 ano.
Já na escola Vereador Pedro Américo, no bairro do Jacaré, o encanador Jailson dos Santos, de 37 anos, foi um dos primeiros a receber o material. Ele também expressou gratidão e se demonstrou focado em seus objetivos. “Eu sinto a necessidade de estudar para me capacitar no emprego, buscar cursos, dar um futuro melhor para meus filhos. Estou muito feliz em receber esse material, só demonstra a organização da EJA em Cabedelo”.
Nunca é tarde para aprender – A Seduc está realizando uma campanha para promover a ocupação de vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A medida compõe a proposta do EJA ATIVA 2023 para divulgação das vagas ociosas no sentido de atrair pessoas interessadas em dar continuidade aos estudos regulares.
Trata-se de uma ação realizada bem no início do ano letivo para promover a ampliação de matrículas na modalidade de ensino, viabilizando oportunidades de estudos para jovens e adultos que deixaram de estudar. O objetivo da atual gestão da educação em Cabedelo é investir na concepção de uma EJA voltada para a cidadania, uma vez que se verifica uma grande demanda de alunos fora da faixa etária do ensino básico e que se encaixam perfeitamente na modalidade de ensino.
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país, destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
O programa permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempa, possibilitando, dessa forma, sua qualificação para conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho. Atualmente, em Cabedelo, é dividido em etapas, com abrangência do ensino fundamental, destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram a etapa entre o 1º e o 9° ano e com duração média de 2 anos para a conclusão.