Nos acompanhe

Paraíba

João Pessoa ganha selo internacional da ONU de ‘Cidades Árvores do Mundo’

Publicado

em

João Pessoa está novamente entre as cidades de destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. O reconhecimento veio através do certificado de ‘Cidades Árvores do Mundo’ (Tree Cities of the World) 2022, título fornecido pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO/ONU) e a Fundação Arbor Day (USA). A premiação, que também foi recebida em 2021, reflete o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com o planejamento do manejo urbano, plantio de mudas nativas, desaceleração das mudanças climáticas e com a qualidade de vida dos moradores da Capital paraibana.

“Recebi com muita alegria a notícia de que João Pessoa foi reconhecida FAO/ONU e Fundação Arbor Day como uma das cidades que mais registraram avanço na arborização urbana. Somos integrantes do programa ‘Tree Cities of the World’ e esse certificado nos coloca como destaque mundial pelo plantio e cuidado com as árvores. É mais uma conquista para nossa cidade”, comemorou o prefeito Cícero Lucena.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o início da gestão. “Para nós que fazemos a gestão ambiental da cidade é motivo de muito orgulho e satisfação a renovação desse título como reconhecimento das ações de arborização urbana e preservação de áreas verdes que têm sido desenvolvidas por toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente”, afirmou.

No total, 168 cidades de 21 países foram reconhecidas com o certificado de ‘Cidades Árvores do Mundo’ e outras 50 cidades se juntaram à rede pela primeira vez. Para receber o selo, João Pessoa teve que atender a uma série de requisitos relacionados à gestão da arborização urbana, informando se possui instrumentos legais, planos e diretrizes para proteção e manejo das árvores, do sistema de parques e áreas verdes, vegetação nativa remanescente e áreas de preservação.

O secretário Welison Silveira destacou ainda os principais projetos que estão sendo implantados atualmente na Semam: Sistema de Informatização Geográficas na Gestão da Arborização Urbana; Projeto de plantios de árvores em áreas públicas utilizando tecnologia voltada para acompanhamento através de QR Code; Cadastro das árvores de risco identificando a saúde (fitossanidade) das árvores com utilização da tecnologia com ultrassom e Penetrografia.

Ele cita, ainda, a criação do projeto Poda Programada, com o acompanhamento dos serviços de manejo arbóreo e as realizações das podas respeitando a Norma Técnica Brasileira de Poda – ABNT NBR nº 16.246-1, além do projeto Árvores na Cidade com integração da política pública de arborização urbana com outras secretarias municipais, como Infraestrutura (Seinfra), Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

De acordo com Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental (DCA) da Semam, em 2021 foram plantadas e distribuídas 14.138 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. Em 2022, chegou a 17 mil, dessas 5.850 foram doadas e as demais utilizadas na restauração de inúmeras áreas da Capital. A estimativa é que até o final deste ano sejam plantadas 25 mil árvores em toda a cidade.

Com o programa Plantios Árvores da Cidade, já foram plantadas 334 árvores nativas da Mata Atlântica em calçadas, parques e praças da cidade, de acordo com Martinho Queiroga, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam. No passeio público, as árvores plantadas são de pequeno porte, como Ipê Branco, Grumixama, Aroeira Salsa e Escova de Macaco. Já nos parques e praças são plantadas espécies de médio e grande porte: Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Roxo, Mogno, Castanheira do Maranhão, Castanha do Pará, Barriguda.

As mudas são produzidas no Viveiro Florestal de Plantas Nativas, que é administrado pela Semam, localizado no bairro Valentina Figueiredo. O Viveiro trabalha com espécies de plantas da Mata Atlântica, principal bioma onde está inserida a cidade de João Pessoa. O Viveiro doa mudas para os moradores que tiverem interesse, duas mudas por pessoa.

João Pessoa – A cidade possui dez áreas verdes, consideradas imprescindíveis para a qualidade de vida da população: a Mata do Buraquinho (Jardim Botânico Benjamim Maranhão); áreas verdes de Mangabeira e Jacarapé; Sítio da Graça; Desembocadura do Cuiá; Horto Florestal e Rio Cabelo; Sítio Betel e Timbó; Baixo curso do Rio Gramame; Médio curso do Rio Gramame; Margem do Rio Mumbaba e confluência dos rios Cuiá e Laranjeiras. 120,61 hectares.

Os técnicos da Semam atuam em todas essas áreas com ações de fiscalização para prevenção de desmatamento, ações de educação ambiental, replantio da mata ciliar, limpeza da área com auxílio de outras secretarias municipais.

A área urbana conta ainda com o Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), o Parque Solon de Lucena, Parque Parahyba I, II e III e o Parque Augusto dos Anjos, além dos parques que estão em fase de projeto, como o Parque da Cidade, que será construído onde havia o Aeroclube da cidade e a área onde funcionava o antigo lixão do Roger, que será transformado num parque urbano.

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Instituto Unimed João Pessoa lança quinta edição do projeto Mãos que Apoiam nesta segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Instituto Unimed João Pessoa lança, nesta segunda-feira (7), a 5ª edição do Projeto Mãos que Apoiam, que disponibiliza atendimento gratuito às mulheres com suspeita de câncer de mama. A iniciativa faz parte das ações da Unimed João Pessoa no Movimento Outubro Rosa. O lançamento será às 17h horas, no Espaço Vida, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre.

Este ano, o projeto vai beneficiar 33 mulheres. Elas têm mais de 40 anos e foram selecionadas na triagem. As pacientes serão acompanhadas pelas mastologistas Lakymê Mangueira, Tarciane Ramalho e Débora Cavalcanti, médicas cooperadas da Unimed JP que atendem de forma voluntária.

Ao participar do “Mãos que Apoiam”, as mulheres serão acompanhadas por 12 meses. Ao longo desse período, terão consultas médicas com as voluntárias e todos os exames complementares e de imagem garantidos pela Unimed JP. Caso seja necessária cirurgia, a paciente realizará o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas continuará assistida pela Unimed JP.

ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

Nas quatro edições já realizadas do Projeto Mãos que Apoiam, 70 mulheres foram atendidas. Na edição de 2023 foram 20 beneficiadas e uma das pacientes teve o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Ela fez uma cirurgia e recebeu toda a assistência necessária. Atualmente, se encontra em tratamento.

O Mãos que Apoiam é um dos projetos do Instituto Unimed JP, braço social da Unimed JP que desenvolve diversas iniciativas com foco em saúde, cidadania, cultura, esporte, educação, preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e voluntariado.

DIAGNÓSTICO PRECOCE

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento e as chances de cura do câncer de mama podem chegar a 98%. A orientação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que, a partir dos 40 anos, a mulher faça a mamografia anualmente.

Durante este mês, a campanha Outubro Rosa é realizada em todo o país e chama a atenção da população para a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nesta sexta-feira (5), o videocast Sem Contraindicação traz um episódio especial sobre o tema com as mastologistas Lakymê Mangueira e Jeane Sandra Nogueira. Clique aqui para assistir.

Continue Lendo

Paraíba

Portaria altera o expediente da Justiça Eleitoral paraibana da próxima segunda-feira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, por meio da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE, estabelece que o expediente da Secretaria do Tribunal e das Zonas Eleitorais, excepcionalmente, no dia 7 de outubro de 2024 (segunda-feira), terá início às 15h e término às 19h.

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria Nº 337/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Continue Lendo

Paraíba

TJPB elege na próxima quarta-feira nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal de Justiça da Paraíba realizará, na próxima quarta-feira (09/10), a eleição para a Mesa Diretora do Poder Judiciário estadual referente ao biênio 2025/2026. A votação ocorrerá durante a sessão administrativa do Pleno, marcada para começar às 14h. A pauta foi divulgada no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira (3).

Estão inscritos para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça os desembargadores Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, João Batista Barbosa e Leandro dos Santos, respectivamente.

Haverá ainda a eleição para diretor da Escola Superior da Magistratura (Esma). Concorre ao cargo o desembargador Joás de Brito Pereira Filho. Em seguida, será feita a escolha do novo Ouvidor Geral e do Ouvidor Substituto. A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão está inscrita ao cargo de Ouvidora Geral e o desembargador Aluizio Bezerra Filho ao cargo de Ouvidor Substituto.

Continue Lendo