Nos acompanhe

Paraíba

Campina desponta como a 3ª do Brasil e a única do Nordeste em 2023 entre as cidades inovadoras

Publicado

em

Campina Grande conquistou, em 2023, a terceira posição no ranking de inovação entre as cidades brasileiras. E mais: na relação dos 11 municípios brasileiros destacados como inovadores, é apontado como o único do Nordeste nesse item, de acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

O relatório do instituto trata do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE). O ICE apresenta a classificação geral e sete rankings em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. Campina Grande destaca-se como a terceira do Brasil e primeira do Nordeste no índice Inovação.

No ranking, são apresentadas as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete fatores determinantes: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Cinco cidades despontam no determinante Inovação:

– Florianópolis (SC), que sai da 3° posição no ICE de 2022 para a primeira no ICE de 2023; Limeira (SP), que saltou da 25° posição para a 2°; Campina Grande (PB), que avançou três posições.

Agora a Rainha da Borborema está no terceiro lugar, superando, inclusive, grandes centros como Campinas e São Paulo (SP), que estão, respectivamente, no 4° e 5° lugar neste índice.

Florianópolis, Limeira e Campina Grande, as três melhores colocadas, despontam como locais com mais condições para a criação de negócios com potencial de gerar inovações. Isto é resultado da concentração de talentos no mercado de trabalho local, financiamento de ações de inovação e infraestrutura tecnológica. Os empreendedores inovadores estão associados, ainda, à identificação de novos produtos, processos e mercados.

Segundo a pesquisa, o fator Inovação é formado por dois subdeterminantes. O subdeterminante Inputs é referente aos recursos humanos, financeiros e estruturais que potencializam o empreendedorismo inovador. Já o subdeterminante Outputs, no qual Campina Grande se destaca, aponta para os resultados que tais recursos efetivamente geraram em termos de infraestrutura para a inovação das cidades.

As razões

O sucesso de Campina Grande tem como base o fato da cidade contar com relevante quantidade de mestres e doutores formados nas áreas de ciência e tecnologia, além de ter um Polo Tecnológico que reúne empresas de base tecnológica, possui instituições como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e escolas técnicas e centros de apoio à pesquisa como a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Patentes

Campina Grande apresenta ainda impressionante registro de 30 patentes por mil empresas, valor bem acima da cidade de Caxias do Sul, segundo maior registro de patentes (18 patentes por mil empresas), e seis vez mais que a média de patentes da amostra de cidades (5,85 patentes por mil empresas).

Conforme o relatório, “é inegável que boa parte da proeminência da cidade de Campina Grande se dá pelo engajamento da UFCG, que foi a instituição que mais registrou patentes no país, totalizando 96 registros, o que dá 1,82% da participação nacional.”

Ranking de inovação

1º Florianópolis (SC)
2º Limeira (SP)
3º Campina Grande (PB)
4º Campinas (SP)
5º São Paulo (SP)
6º Caxias do Sul (RS)
7º Joinville (SC)
8º Blumenau (SC)
9º São José dos Campos (SP)
10º Curitiba (PR).

Continue Lendo

Paraíba

Eduardo Carneiro revela diálogo entre Solidariedade, PSDB e mais três legendas para formar federação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado estadual, Eduardo Carneiro (Solidariedade), revelou durante entrevista concedida ao Blog do Chico Soares nesta terça-feira (26/11) que há diálogos intensos para formação de uma federação entre partidos, incluindo o PSDB, Cidadania e mais outras duas legendas.

“O Solidariedade e outros partidos já estão em discussão, e os desdobramentos se darão até o final do ano. Foi isso que ficou decidido em reuniões que estamos participando. Já inclusive de maneira muito avançada com o partido do PSDB, que deverá, juntamente com o Cidadania, e mais duas legendas que estão aí em discussão, para poder formatar uma federação ampla. Porque esses partidos têm uma maior bancada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Obras de construção de nova escola em São Bento seguem em ritmo acelerado; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de São Bento em parceria com o Governo do Estado avançam na construção de uma nova unidade educacional no Loteamento João Lima.

As obras estão orçadas em R$ 2 milhões de reais e a escola beneficiará a população da região com um prédio moderno, infraestrutura completa e profissionais qualificados.

Com essa, a cidade chega a marca de 28 unidades educacionais, sendo 32 até o ano de 2026. “É assim que, com fé em Deus e muito trabalho, estamos construindo uma nova São Bento, onde a educação é prioridade!”, afirmou o prefeito Doutor Jarques em publicação nas redes sociais.

Veja:

Continue Lendo

Paraíba

PF investiga crimes de fraude a procedimentos licitatórios e contratos públicos na Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (28/11) a Operação Family First, que tem como objetivo combater crimes de fraudes em procedimentos licitatórios e contratos públicos praticados por empresa de assessoria em licitação sediada no município Monteiro/PB.

Segundo as investigações, a empresa prestava serviços de assessoria para organização de certames públicos realizados por prefeituras municipais, tendo sido constatado que várias destas licitações foram vencidas por uma distribuidora de alimentos controlada pela própria empresa assessora, registradas em nome de familiares dos investigados, suspeitos de serem “laranjas”.

Durante as investigações, foi possível identificar a participação de um investigado que atuava como pregoeiro ou presidente da comissão de licitação de alguns dos municípios que realizaram certames com a empresa de assessoria, com suspeitas de favorecimento para que a distribuidora de alimentos em nome de terceiros vencesse as licitações e assinasse contratos públicos de fornecimento de cestas básicas.

Foram expedidos quatro mandados de busca e apreensão pela 16ª Vara Federal da Paraíba, que foram cumpridos nas sedes das empresas investigadas e nas residências de seus sócios, todos localizados no município de Monteiro.

Caso sejam comprovadas a autoria e a materialidade, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude em licitação, contratação direta ilegal e associação criminosa, com penas que podem chegar a 19 anos de reclusão, sem prejuízo de outras imputações, a depender do resultado da análise do material apreendido.

Continue Lendo