A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou, nesta terça-feira (21), um evento para as servidoras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado em 8 de março. A programação incluiu uma palestra sobre enfrentamento ao assédio moral e ao assédio sexual, além de música, prestação de serviços de saúde e de beleza, e o atendimento do Procon Móvel.
“Todos os dias são dedicados às mulheres, não só os do mês de março. Mas, aproveitamos esse marco para homenagear nossas servidoras, sejam as que executam os serviços de limpeza urbana ou as dos serviços administrativos, enfatizando sua força e demonstrando nosso respeito”, afirma o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso.
Conforme a coordenadora do setor Psicossocial da Emlur, Shênia Ramalho,
o evento é um momento de celebrar as conquistas da mulher na sociedade. “Destacamos todo o esforço diário e os papéis que a mulher desempenha em sua vida, seja particular ou social. Chamamos a atenção dos servidores para discutir temas como empoderamento feminino e violência moral, sexual, financeira ou psicológica, que muitas mulheres sofrem diariamente. Queremos enfatizar a reflexão sobre saúde mental”.
A diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e Equidade de Gênero da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Ana Carolina Gondim, e a assessora técnica da Diretoria, Géssica Almeida, ministraram uma palestra sobre prevenção e enfrentamento ao assédio moral e ao assédio sexual.
“Ser mulher é difícil. Ainda há muita desigualdade de tratamento e salário, na sociedade. Mas a gente vai se virando. Também conciliamos o trabalho com as funções de ser mãe e avó. Apesar de ser gratificante, nos desdobramos”, comenta a servidora Maria de Lourdes Silva. Ela conta que já sofreu assédio e não soube como reagir, ao ser pega de surpresa.
Serviços de saúde – Em parceria com o Distrito Sanitário IV da Secretaria Municipal de Saúde, a Emlur disponibilizou vacina contra Covid-19, hebatite B, tríplice viral e tétano. Também foram feitos testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, sífilis e hepatite B e C) e testes de glicemia, além de entrega de preservativos e realização de auriculoterapia. Ainda foi feito o cadastramento do programa Remédio em Casa. A Emlur realizou atendimento médico, odontológico, psicológico e nutricional.
A programação começou às 8h, com a entrega de uma serra de unha em formato de borboleta e apresentação do grupo de percussão da Emlur, Baticumlata. Em seguida, houve uma aula de técnicas de relaxamento ministrada pela equipe do Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde – Equilíbrio do Ser, nos Bancários.
Procon Móvel – O Procon Móvel também contribuiu com as atividades do evento. Conforme o servidor do Procon, Antônio Coelho Neto, por meio do serviço itinerante, é possível fazer consulta ao Serasa e realizar todo tipo de procedimento que é realizado na sede, a exemplo de abertura de reclamações e acordos de negociações de dívidas.
A Divisão de Bem-Estar Social (Dibes) da Emlur realizou o serviço de orientação jurídica às servidoras. A programação também contou com serviços de beleza como o de manicure e o design de sobrancelhas. Ainda houve sorteio de brindes às participantes do evento.
A servidora Maria da Graça, da administração da Emlur, em Cruz das Armas, utilizou os serviços de manicure e auriculoterapia. “Tirei o dia para ficar bonita”. Já Silvana da Silva, da equipe de varrição, atualizou seu calendário vacinal contra Covid-19.