Nos acompanhe

Paraíba

Prefeitura amplia vacinação bivalente contra Covid-19 para trabalhadores de saúde

Publicado

em

A Prefeitura de João Pessoa amplia, nesta segunda-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer Bivalente para os trabalhadores de saúde. Para receber a dose da vacina, este público precisa apresentar cópia de documento que comprove vínculo ativo como trabalhador de saúde. São eles: carteira do conselho profissional ou contracheque. No caso de estudantes que estagiam em serviço de saúde, devem apresentar declaração da instituição de ensino e do serviço onde atuam.

São considerados trabalhadores de saúde a serem vacinados: os indivíduos que atuam em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão de saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais.

Entre eles, estão os profissionais de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulância, gestores e outros). Estão incluídos, ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares (programas ou serviços de atendimento domiciliar, cuidadores de idosos, doulas e parteiras), estagiários ou residentes das profissões das áreas de saúde que estão atuando nos serviços de saúde, bem como o familiar diretamente responsável pelo cuidado de indivíduo gravemente enfermo ou com deficiência permanente que impossibilite o autocuidado.

A vacina Pfizer Bivalente também está disponível para os idosos a partir de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos e comunidade quilombola. Este imunizante deve ser administrado somente como reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 120 dias da última dose de reforço ou última dose do esquema básico com as vacinas Coronavac, Pfizer, Astrazeneca ou Janssen.

Imunocomprometidos – São consideradas imunocomprometidas as pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.

Vacinação domiciliar – No caso dos idosos acamados ou restritos ao leito e assistidos pela Atenção Básica ou pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa, o agendamento deve ser realizado por meio do Disque Vacina (83) 98645-7727, de segunda a sexta-feira, para que sejam imunizados em casa.

Outros grupos – Os outros tipos de vacina que também protegem contra a Covid-19 continuam disponíveis em vários pontos da Capital. Para que todos tenham acesso às doses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém postos de vacinação abertos das 7h às 22h. Não é necessário realizar agendamento, com exceção dos idosos acamados ou restritos ao leito.

As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem tomar a segunda dose após 28 dias ou a terceira dose após 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

Documentação – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial, cartão de vacina, que comprove outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19, e cartão do SUS.

No caso das puérperas, elas precisam apresentar documento que comprove o puerpério, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Já para as gestantes, não é necessário comprovação, mas será necessário assinar declaração disponibilizada no local de vacinação.

 

Locais de vacinação nesta segunda-feira (20):

 

Crianças a partir dos seis meses a 2 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer-BioNTech baby

2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias)

– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h

– Policlínicas Municipais – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)

 

Crianças de 3 e 4 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer-BioNTech baby

2ª dose: Pfizer-BioNTech baby (28 dias)

3ª dose: Pfizer-BioNTech baby (120 dias)

– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h

– Policlínicas Municipais – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)

 

Crianças a partir dos 5 a 11 anos (sem agendamento)

1ª dose: Pfizer pediátrica

2ª dose: Pfizer pediátrica (56 dias)

3ª dose: Pfizer pediátrica (120 dias)

– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h

– Policlínicas Municipais – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – (apenas acesso pedestre)

 

A partir de 12 anos (sem agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Janssen, Astrazeneca (60 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 12+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

4ª dose: 30+ (após 120 dias da 3ª dose); trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h

– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h

– Mangabeira Shopping (pedestres e drive-thru) – 13h às 22h

 

Idosos acima 60 anos, pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos, gestantes e puérperas – até 45 dias após o parto e trabalhadores da saúde (sem agendamento)

 

1ª dose: Dose única – Imunizante Pfizer Bivalente

– Fundação Espaço Cultural – Tambauzinho – 8h às 12h – drive e pedestre

– Santuário Mãe Rainha – Aeroclube – 8h às 16h – drive e pedestre

– Mangabeira Shopping – 13h às 22h – drive e pedestre

– Shopping Liv Mall – Jardim Oceania – 10h às 16h

– Shopping Tambiá – 10h às 16h

– Policlínicas Municipais – 8h às 16h

– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h

– Unidades de Saúde da Família – 8h às 11h e das 12h às 16h:

USF Integrada Cruz das Armas (Distrito Sanitário I);

USF Integrando Vidas (Distrito Sanitário II);

USF Ipiranga (Distrito Sanitário III);

USF Viver Bem (Distrito Sanitário IV);

USF Bancários Integrada (Distrito Sanitário V)

– USF São José – 16h às 20h

 

Vacinação Domiciliar

– Idosos acima de 60 anos, com comorbidades e acamados.

Agendamento: (83) 98645-7727.

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

 

*Exceção das USFs: Ilha do Bispo, Alto do Céu II, Mandacaru VIII, Jardim Planalto, Rosa de Fátima, Cruz das Armas IV, Jardim Saúde e Vieira Diniz.

Continue Lendo

Paraíba

Val Donato lança álbum Matriz: um convite para sentir, refletir e mergulhar no próprio ser

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital
Depois de mais de uma década do lançamento de seu primeiro álbum, Café Amargo, e com singles lançados ao longo desse tempo, a cantora e compositora Val Donato retorna com “Matriz”, um trabalho que marca uma nova etapa em sua carreira, explorando uma abordagem mais introspectiva e livre de convenções. Criado em parceria com os músicos e produtores Giordano Frag e Rafael Chaves, o disco é uma celebração da liberdade criativa, da poesia intuitiva e das conexões profundas que emergem da música. O lançamento será no dia 28 de novembro, nas plataformas digitais.
O processo de criação de Matriz começou em 2017, quando Val, Giordano e Rafael se reuniram no litoral sul da Paraíba para dar início a uma experiência sonora sem restrições ou amarras. “A proposta era criar sem julgamentos, respeitando a naturalidade das ideias que surgiam, deixando fluir sem um julgamento prévio a questionar se esses temas seriam atrativos ao público ou ao mercado. Liberdade era a ordem”, compartilha Val. Essa liberdade criativa gerou as nove faixas principais do álbum, sendo a décima música, Estrelas, uma composição inédita de Juzé. “Lembro de como senti que essa canção se encaixava perfeitamente no conceito do disco”, revela Val.
As letras de Matriz refletem temas existenciais que sempre acompanharam o pensamento de Val, mas desta vez, ela buscou explorar essas questões de maneira mais aberta e intuitiva. As músicas são pensadas para proporcionar ao ouvinte uma experiência imersiva, na qual cada faixa leva à próxima, em uma jornada contínua que se fecha no ciclo da última música, O Infinito. Segundo a artista, essa proposta de fluxo contínuo é uma característica do álbum, que se reinventa a cada nova audição. “Espero realmente que as pessoas que curtem e já acompanham o meu trabalho, abram a mente, o coração e o espírito para essa mensagem diferente de que eu vinha trazendo em outras músicas e discos”, comenta Val.
“[Matriz] é realmente algo mais reflexivo para voltar o pensamento para o nosso interior, nossas origens, tudo que nos rodeia e que faz parte do que somos. Muitas vezes na rotina, no automático do dia-a-dia, do trabalho, da vida prática e material, acabamos não prestando atenção em tudo isso que o disco traz. De olhar para dentro, somos feitos da mesma energia, da mesma fonte, da mesma matéria-prima”, complementa.
Diversidade sonora e influências — Em termos sonoros, Matriz é um álbum plural, que transita por diversos estilos musicais, desde o rock até o baião, maracatu e uma balada com influências de jazz. “Espero que as pessoas se abram para receber essa nova mensagem, nova textura musical que, claro, também tem o aval de roqueira”, destaca.
O álbum foi gravado principalmente no G&A Estúdio em Campina Grande, com arranjos e direção musical de Giordano Frag e Rafael Chaves. A produção traz a participação especial de nomes como Walter Villaça (guitarra solo em A Onda), Fernando Nunes (baixo elétrico em Viver Pra Duvidar), Toca Ogan (percussão em Matriz), além de Helinho Medeiros e Felipe Gomes (trompete em Cegamente).
Val Donato é conhecida por sua busca constante pela experimentação musical e pela exploração poética, e Matriz é um reflexo dessa jornada. O álbum, que já trouxe ao público os singles O Infinito (2019) e Força Vital (2024), será lançado em breve para proporcionar uma experiência mais completa e imersiva, com todas as faixas entrelaçadas em um único vídeo no YouTube, acompanhado das letras em legenda. “Esse álbum é muito mais para ser sentido do que compreendido. O mais importante é esse mergulho no nosso interior, na nossa energia e essência”, ressalta.
Ficha Técnica:
Direção musical – Giordano Frag
Produção musical – Giordano Frag e Rafael Chaves
Arranjos – Giordano Frag e Rafael Chaves
Mixagem e masterização – André Victor
Gravado no G&A Estúdio em Campina Grande
Voz – Val Donato
Vocais – Pedro Índio Negro e Manu Lima (faixas 1, 3)
Baixo – Daniel Pina (faixas 1, 2, 3, 4, 5, 9, 10), Giordano Frag (faixa 7), Waldenor Fonseca (faixa 8)
Bateria – Carlos Henrique (Riquinho) (faixas 1, 5, 9 e 10) e Felipe Luna (faixas 2, 3, 4, 6 e 8)
Percussão – Leandro Santos
Guitarras – Giordano Frag (faixas 1 a 5, 7, 8 e 10) e Rafael Chaves (faixas 6 e 9)
Violão – Rafael Chaves (faixas 1 a 6 e faixa 9), Giordano Frag (faixa 7)
Teclado – Giordano Frag (faixas 2, 3, 7 e 8)
Piano (faixa 10) – André Victor
Participações especiais – Walter Villaça (guitarra solo em A Onda), Fernando Nunes (baixo elétrico em Viver Pra Duvidar), Toca Ogan (percussão em Matriz), Helinho Medeiros (órgão nas faixas Voar e Cegamente) e Felipe Gomes (trompete em Cegamente)
Flauta – Alysson Leite (faixa 1)
Capa – Arte gráfica – Val Donato e Rafael Chaves
Foto – Thercles
Produção executiva – Caiana Produções
Assessoria de imprensa – Vivass Assessoria e Comunicação

Continue Lendo

Paraíba

João autoriza lançamento de edital do Detran-PB de apoio aos clubes de futebol masculino e feminino

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, o lançamento do edital de chamamento público do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) destinado ao patrocínio de Clubes Paraibanos de Futebol Masculino e Feminino que participarão, em 2025, do Campeonato Paraibano da primeira divisão, Copa do Nordeste em sua fase de grupos, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro das séries C, D, A2 e A3, que tenham interesse em divulgar as campanhas educativas de trânsito da instituição.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o edital lançado pelo Detran é mais uma iniciativa do governo para valorizar o esporte e fortalecer as ações educativas de trânsito. “Os clubes profissionais da Paraíba, tanto masculino, quanto feminino, poderão participar desse edital com vistas a receber recursos financeiros para fortalecer a participação dos times no futebol. Além disso, é uma forma de ajudar a população a se conscientizar sobre a vida, a importância de dirigir com segurança, já que vamos fazer um amplo trabalho de divulgação juntamente com os clubes para reduzirmos o número de sinistros e de mortes no trânsito”, frisou.

O superintendente do Detran, Isaías Gualberto, também reforçou a importância da iniciativa da gestão estadual para estimular a paz no trânsito. “A partir do apoio do Detran aos times de futebol, podemos fomentar a atuação dos clubes nos campeonatos, contribuindo para um melhor desempenho no campo e, ao mesmo tempo, fortalecer as campanhas educativas de trânsito, pois vivemos uma epidemia de sinistros. Esse modelo de edital já é referência para Detrans de outros estados e a nossa intenção é contemplar todos os times”, disse.

O secretário de estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires, evidenciou a disposição do governo de incentivar todas as modalidades esportivas da Paraíba e evidenciou a participação do Detran na política de valorização do futebol. “O governo, mais uma vez, vai dar a oportunidade para que os clubes profissionais do estado, juntamente com o futebol feminino, possam ser comtemplados com os recursos, por meio do Detran, um órgão que colabora com o esporte, bastando atender os requisitos do edital”, pontuou.

A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michele Ramalho, parabenizou o governo por manter o apoio aos clubes paraibanos. “O governo já vem com essa iniciativa, que não é de hoje, e a publicidade e visibilidade ao edital são para que todos tenham acesso. E eu quero fazer um agradecimento especial pela sensibilidade do Estado com o futebol feminino da Paraíba e por dar a oportunidade de todos os grupos participarem desse momento”, falou.

De acordo com o edital nº 003/2024 do Detran-PB, as inscrições ocorrerão até o dia 4 de dezembro e os valores para cada clube, por competição disputada, serão variados.

As cotas de patrocínios serão de R$ 200 mil para cada Clube de Futebol Masculino que participará do Campeonato Brasileiro da série C; R$ 150 mil para cada Clube de Futebol Masculino que participará do Campeonato Paraibano da primeira divisão, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro da série D e Copa do Brasil; e R$ 100 mil  para cada Clube de Futebol Feminino que participará do Campeonato Brasileiro das séries A2 e A3.

Para se inscrever no edital, os clubes precisam apresentar, dentre outras documentações, plano de trabalho, documentação de habilitação, entre elas Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND); Certidão Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND) ou Certidão Positiva com Efeitos de Negativa de Débitos relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND); Prova de regularidade para com a Receita Estadual, por meio de certidão negativa de débitos em relação a tributos estaduais, e Prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do Trabalho. Todos os detalhes do edital serão divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.

A contrapartida por parte das equipes será a exposição das campanhas educativas do Detran-PB nas camisas de jogos, de treinos, da comissão técnica, bem como em backdrops de entrevistas, sites e redes sociais de cada clube.

Estiveram presentes à cerimônia de lançamento do edital Roberta Neiva (diretora de Operações do Detran-PB), Celso Fernandes (diretor Administrativo-Financeiro do Detran-PB), além de representantes do Botafogo, Treze, Auto Esporte, Campinense, Nacional de Patos, Esporte de Patos, Pombal, Sousa, Serra Branca, CSP, Mixto Feminino e VF4 Feminino.

Continue Lendo

Paraíba

Plano emergencial para regulamentação do turismo ecológico na PB é apresentado em evento do MPF

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério Público Federal (MPF) realizou Audiência Pública para discutir práticas de turismo sustentável nos recifes costeiros de João Pessoa (PB). O debate teve como foco principal a preservação ambiental dos recifes e a regulamentação das atividades de turismo ecológico na região, que registra um crescente fluxo de visitantes. Ao final do evento um plano emergencial foi apresentado pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) com prazo limite de execução até janeiro de 2025.

O evento, realizado no último dia 21 de novembro, no auditório da unidade do MPF em João Pessoa, e presidido pelo procurador da República Renan Paes Félix, reuniu representantes de instituições públicas, pesquisadores, operadores turísticos, ativistas ambientais e a sociedade civil. Durante a abertura, Renan Felix destacou a necessidade de dados científicos, como o mapeamento de corais e estudos sobre biodiversidade marinha, para nortear políticas que garantam um turismo sustentável e não predatório.

Já a professora Cristiane Sassi, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), apresentou os resultados de um projeto acadêmico que coletou dados a respeito dos recifes costeiros de João Pessoa, e tratou ainda sobre a importância de práticas sustentáveis no turismo ecológico. Em sua exposição, destacou os riscos do turismo predatório para a biodiversidade marinha, especialmente nos recifes de corais, e a necessidade urgente de estabelecer regramentos para a visitação turísticas no local, bem como realizar estudos de capacidade de carga das áreas visitadas. A professora também ressaltou a relevância da educação ambiental, tanto para operadores turísticos quanto para visitantes, como ferramenta indispensável para preservar os ecossistemas costeiros e garantir a sustentabilidade a longo prazo.

Durante os debates, foram abordados diversos temas com foco na conservação dos recifes e da biodiversidade, a partir da prática do turismo sustentável e da fiscalização ambiental. Dessa forma, o primeiro ponto debatido tratou da necessidade de realização de um estudo para determinar o limite máximo de visitantes e de embarcações por dia nos recifes. O objetivo é evitar impactos como o pisoteio de corais e a superlotação.

Ainda com foco no turismo sustentável, outro ponto abordado foi a necessidade de educar visitantes e operadores sobre práticas seguras e de preservação, como evitar alimentar a fauna (animais), não deixar resíduos e respeitar as áreas protegidas. Além disso, os participantes apontaram a necessidade de uniformidade na orientação turística com o treinamento dos operadores para garantir que informações claras e padronizadas sejam transmitidas aos visitantes.

Por fim, os participantes apontaram a necessidade de maior fiscalização e regulamentação, além do reforço de agências ambientais como a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para garantir o cumprimento das leis.

Plano emergencial – Representantes da Sudema apresentaram um plano de ação emergencial com foco na regulamentação provisória do turismo nos recifes costeiros de João Pessoa, previsto para entrar em vigor já no verão de 2024/2025. Entre as medidas destacadas estão a delimitação de áreas específicas para atracação e desembarque de embarcações, a instalação de sinalizações informativas em pontos estratégicos e a realização de treinamentos para operadores turísticos, com o objetivo de padronizar as orientações sobre práticas sustentáveis. O plano também inclui a distribuição de bandeiras de identificação para embarcações licenciadas e a criação de mecanismos de monitoramento contínuo para preservar os ecossistemas marinhos.

Encaminhamentos – Ao final da audiência, foram definidas ações concretas para garantir a sustentabilidade do turismo na região:

  • Plano de ação emergencial: finalização e publicação do plano pela Sudema até janeiro de 2025
  • Sinalização e controle: implementação de sinalizações em áreas estratégicas e distribuição de bandeiras de identificação para embarcações licenciadas.
  • Educação e fiscalização: treinamentos contínuos para operadores turísticos e intensificação da fiscalização por órgãos ambientais.
  • Monitoramento e pesquisa: continuidade das pesquisas sobre recifes pela UFPB.
  • Fórum permanente: criação de um espaço de diálogo contínuo entre instituições, operadores e sociedade civil.

O procurador Renan Félix encerrou a audiência pública destacando a importância do debate para a construção de soluções coletivas voltadas ao turismo sustentável na região dos recifes costeiros de João Pessoa. Ele enfatizou o compromisso do Ministério Público Federal em acompanhar de perto a implementação das medidas discutidas, incluindo o plano de ação emergencial da Sudema, e reforçou a necessidade de continuidade no diálogo entre os diversos atores envolvidos. Além disso, o representante do MPF agradeceu a participação ativa de todos os presentes e manifestou sua disposição para promover novos encontros com o objetivo de assegurar o equilíbrio entre preservação ambiental e desenvolvimento turístico na região.

A audiência contou com ampla participação de representantes diretamente envolvidos com a temática do turismo ecológico. Entre os presentes estavam operadores de catamarãs, ativistas ambientais, membros de colônias de pescadores, pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba. Além de representantes da Superintendência do Patrimônio da União, da Capitania dos Portos, do Projeto Preamar de pastas municipais e estaduais, como a Sudema e as secretarias de Turismo e Meio Ambiente de João Pessoa e Cabedelo.

Continue Lendo