A Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio do Setor de Projetos Educacionais (SPE) da Secretaria de Educação (Seduc), promoveu, na noite desta quarta-feira (15), o lançamento de oficinas e cursos profissionalizantes voltados para alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Cabedelo.
O evento é uma iniciativa do “EJA Cidadã”, que deu a oportunidade a mais de 60 alunos do município de conhecerem os diversos projetos voltados para a inclusão de cidadãos no mercado de trabalho, através de apresentações das secretarias municipais de Assistência Social (Semas), de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPM), da própria Seduc e ainda da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Participaram da formação da mesa solene do evento a secretária de Educação, Priscilla Rezende; a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro; a representante de Políticas Públicas para Mulheres, Anelize Guedes; a representante da FIC UFPB/MEC, Renata Coelho; e o presidente do Conselho Municipal de Educação, João Condado.
“Hoje nós estamos consolidando uma nova EJA no município de Cabedelo. Uma EJA ativa e cidadã, em que os alunos possam realizar sonhos de vida e acreditar que podem ter vitórias a partir da sua chegada e permanência na escola. Quero parabenizar toda equipe do EJA pela busca ativa, pelo apoio ao empreendedorismo e principalmente por acreditarem que estes alunos têm vontade de aprender”, destacou a secretária Priscilla Rezende.
O coordenador do Setor de Projetos Educacionais, Gilberto Silva, tentou dimensionar a importância do atual projeto com a EJA em Cabedelo com muita expectativa.
“Hoje é um dia histórico para a EJA e para Cabedelo. É um grande passo para o futuro. Temos 4 escolas com EJA no município, mas pretendemos investir para ampliar ainda mais e vamos fazer ser o diferencial na Paraíba. É importante que ninguém abandone seu futuro e que ninguém largue a mão de ninguém neste projeto”, destacou o professor Gilberto.
Cursos e Oficinas – Os alunos da EJA Cabedelo provenientes de 4 escolas municipais – Paulino Siqueira (em Camalaú), Plácido de Almeida (no Renascer), Maria José de Miranda Burity (em Poço) e Vereador Pedro Américo (no Jacaré) – acompanharam a apresentação de diversos projetos.
Em parceria com o Programa EJA Integrada – EPT da UFPB/MEC, a partir do dia 31 de março, serão oferecidos os cursos FIC (Formação Inicial e Continuada) de Auxiliar de Laboratório; Recepcionista de Serviços de Saúde; Maqueiro e Cuidadora de Educação Infantil.
As inscrições dos alunos já foram realizadas e as aulas ocorrerão todas as sextas-feiras na Escola Técnica de Enfermagem da UFPB em João Pessoa. Aos alunos cabedelenses matriculados, a Seduc garantirá transporte e lanche para que frequentem e finalizem os cursos ofertados que tem a duração mínima de 140 horas/aula.
“A equipe de Cabedelo é muito entusiasta e isso é extremamente gratificante. A educação muda histórias e esta é uma excelente oportunidade para os alunos da EJA que precisam melhorar a autoestima e sempre acreditar nos seus sonhos”, afirmou a representante da FIC UFPB/MEC, Renata Coelho.
Já em parceria com as Secretarias municipais, os alunos acompanharam apresentações de ofertas de oficinas com temáticas voltadas para cidadania e empreendedorismo. A Semas apresentou o funcionamento do Acessuas – Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, no qual os interessados podem participar de oficinas cidadãs sobre técnicas de entrevistas, noção de informática, orientação profissional, palestras com empresas e até o encaminhamento profissional.
“Quero parabenizar dedicação de todos que fazem a EJA em Cabedelo. E ressaltar que, através do trabalho técnico do Acessuas, já estamos buscando capacitar os cabedelenses para que preencham as vagas de emprego oferecidas pelas empresas parceiras. O EJA é muito importante pela questão da valorização do aprendizado, que é a base de tudo que podemos construir. Estamos a disposição de todos”, afirmou a titular da Semas, Cynthia Cordeiro.
Com relação à Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres, a apresentação destacou os programas desenvolvidos na pasta que visam a valorização e o empoderamento das mulheres e ainda que estarão disponíveis cursos de capacitação exclusivos para as mulheres da EJA como gastronomia, confeitaria, informática, dentre outros.
“Estamos felizes pela parceria e por ver esse auditório cheio de mulheres. Já trabalhamos alguns projetos junto com a EJA, a exemplo do programa Agosto de Maria e estamos prontas para acolher a todos em outros serviços. É muito importante a mulher estar estudando e se inserir neste processo de empoderamento. Por isso vamos continuar buscando parcerias para que todas tenham estudo e conhecimento” destacou a representante de Políticas Públicas para Mulheres, Anelize Guedes.
A Seduc, por intermédio do Setor de Tecnologias Educacionais (STE), também participou das apresentações ofertando as oficinas de robótica nas escolas da EJA com o projeto RobôEJA. As oficinas já começam neste mês, onde ocorrerá uma triagem com professores e alunos no Polo de Informática instalado na Escola Major Adolfo Maia.
Emoção e lição de vida – Ao final do evento, a palavra foi facultada a um dos alunos idosos que estava presente na ocasião e o seu testemunho marcou o evento. Servindo de inspiração e motivação para que nenhum dos alunos desistam de seus sonhos.
“Tenho 73 anos e nunca estudei, pois meu pai só conhecia o que era trabalhar e não dava valor ao estudo. Ele viveu e morreu trabalhando muito. Tive dez filhos e agora carrego essa dor…são eles que fazem tudo pra mim porque eu não sei ler. E eu não quero mais passar essa vergonha e vim estudar. Com fé em Deus, eu vou parar de ser guiado como um cego e não vou desistir, pode chover canivete que eu vou toda noite estudar”, afirmou o aposentado José Vicente Filho, 73 anos, morador do bairro de Jacaré e aluno da EJA na Escola Vereador Pedro Américo.