Nos acompanhe

Paraíba

Com mais de R$ 80 milhões em obras entregues, Infraestrutura da Capital vira referência a Recife

Publicado

em

João Pessoa vive o maior programa de pavimentação de sua história, com obras em 61 bairros e quase 100 ruas já inauguradas. Outras 700 ruas já têm ordem de serviço assinadas para que até o final de 2024 a Prefeitura atinja a meta de mil ruas pavimentadas. Na iluminação pública, o programa de LED está presente em 21 bairros e caminhando para atingir os 100% em toda Capital.

Os dois programas, somados a intervenções como a recuperação e construção de escolas, praças e parques, além de obras na área de mobilidade urbana e asfalto, dão uma nova perspectiva na área de Infraestrutura para a Capital e despertam atenção de outras gestões, interessadas na experiência de João Pessoa. Tanto que, nessa quarta-feira (15), o secretário de Infraestrutura da Capital, Rubens Falcão, recebeu o secretário de Saneamento de Recife, Tomé Franca, para discutir projetos.

Como resultado do encontro, a Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa foi convidada para participar de um grande evento, que vai acontecer no mês de junho, em Recife, além de fazer parte de um grupo de trabalho para troca de experiências com as capitais nordestinas – Recife, Natal e Maceió. O secretário Rubens Falcão ressaltou que esses encontros são importantes para que as cidades encontrem soluções para os problemas de forma conjunta.

“Eles ouviram falar muito bem das coisas boas que estão acontecendo em João Pessoa e nós apresentamos como estamos trabalhando para atingir as nossas metas, no programa de pavimentação de ruas, de LED, drenagem dos pontos de alagamento, de escolas, que os deixaram muito impressionados. O secretário vai levar a nossa experiência para ser apresentada ao prefeito de Recife, que é uma grande metrópole e que vai nos abrir portas também para programas aqui na nossa cidade”, afirmou.

O secretário de Saneamento Básico de Recife, Tomé França, falou em intercâmbio com João Pessoa, de desenvolver parcerias para que as duas cidades avancem juntas. “Estamos aqui para abrir portas. João Pessoa tem bons indicadores na área de Infraestrutura, de Saneamento Básico, e nos queremos fortalecer essa reação”, disse o gestor, que participou do encontro com mais três auxiliares da Capital pernambucana.

Mais de 200 obras entregues – Desde o início da atual gestão, a Seinfra inaugurou obras em diversas áreas da cidade. Além do programa de pavimentação de ruas, na Educação a Seinfra realiza uma verdadeira revolução, com a reforma e construção de escolas – 37 estão com obras de melhorias em andamento e outras 15 foram entregues. Seguem com a recuperação e asfalto de vias, com 79 concluídas e avançando em vários bairros. Em Cruz das Armas, a Avenida Cruz das Armas está sendo totalmente recuperada.

As obras contemplaram ainda a área de mobilidade urbana, com a construção da rotatória do Geisel, que melhorou a dinâmica do trânsito e pôs fim aos longos congestionamentos na região. A Seinfra também já entregou cinco praças, além do Bosque Parque das Águas, em Mangabeira. Outras três praças estão licitadas ou com obras em andamento. O cuidado com a orla fez com que a Seinfra concluísse a primeira etapa da reestruturação da calçadinha de Cabo Branco, enquanto a segunda etapa está com projeto pronto para ser iniciado.

O que vem por aí – Com 765 ordens de serviços asseguradas, totalizando mais de R$ 380 milhões em investimentos para mais obras na cidade – pavimentação e asfalto, LED, rede de drenagem, reforma e construção de espaços públicos, entre outros, destacam-se os seguintes projetos:

– Parque da Cidade, no bairro Aeroclube: a Seinfra já deu início ao projeto viário. A obra inclui ainda a construção de um viaduto, além de espaços de lazer, convivência e prática esportiva.

– Parque das Três Ruas, nos Bancários: com área de aproximadamente 9,3 hectares, o espaço terá equipamentos esportivos como ciclovia e pista de caminhada de 1,6 quilômetro (km); curtas trilhas acessíveis; duas quadras esportivas para prática de vôlei de areia e/ou beach tênis, uma quadra de Streetball, onde se pode praticar basquete de rua, e uma área de esportes radicais, com pista de skate e espaço para prática de slackline.

– No Centro Histórico, dois dos principais prédios da Capital, com reconhecido valor arquitetônico, passarão a proporcionar uma nova perspectiva para a Capital nas áreas de turismo, cultura e educação – a reestruturação e recuperação do Conventinho e do Hotel Globo. A Seinfra já iniciou as obras no Conventinho e autorizou as obras no Hotel Globo.

– No Valentina, o Terminal de Integração teve obras retomadas pela atual gestão e seguem em ritmo forte para mudar a dinâmica do transporte público na Capital. O espaço vai beneficiar cerca de 130 mil passageiros, interligando a zona Sul às demais regiões da cidade.

– O tradicional Estádio da Graça, em Cruz das Armas, recebeu ordem de serviço para ganhar gramado sintético e a instalação de três mil assentos nas arquibancadas, além de melhorias na estrutura. O trabalho da Seinfra vai garantir com que o uso do equipamento atenda as expectativas do esporte e ofereça uma experiência confortável para os torcedores.

Continue Lendo

Paraíba

“Esse momento é de arrochar os que estão”, diz Cícero sobre reforma administrativa para nova gestão

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), ao comentar sobre possibilidade de uma reforma administrativa para a nova gestão que será iniciada em 2025, preferiu se referir apenas aos que ainda estão atuando nesta gestão.

Esse momento é de arrochar os que estão“, frisou o gestor.

Às vésperas do fim da gestão 2021-2024 à frente da administração municipal, vozes que circulam pelos bastidores da política em João Pessoa, já começam a sugerir  renovação e novos nomes para integrar o time do primeiro escalão da PMJP como, por exemplo, o do vereador Tarcísio Jardim (PP), para o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).

Leia também: Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Outro nome que também já circula pelos bastidores é o de Alyne Moreira, esposa do presidente estadual do Agir 36 na Paraíba, Flávio Moreira, que também é presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Confira o vídeo:

Continue Lendo

Paraíba

MPPB, Caixa, Crea e Cagepa visitam obras de nova estação elevatória, em JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), da Caixa Econômica Federal e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) visitaram as obras da nova Estação Elevatória de Esgotos (Usina II), na tarde desta quinta-feira (21), para conhecer de perto o andamento da construção e a relevância do projeto. O MPPB foi representado pela 43ª promotora de Justiça de João Pessoa em substituição, Cláudia Cabral. Tramita na Promotoria de Justiça o Inquérito Civil n. 002.2024.027412 que busca o redimensionamento da rede de esgoto da capital.

A obra contempla uma nova estação elevatória e um Emissário de Recalque, que elevarão os efluentes de esgotos coletados nos bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra e Altiplano até a Estação de Tratamento de Esgotos do Baixo Paraíba, onde será tratado.

A promotora de Justiça Cláudia Cabral disse estar surpreendida com os pontos positivos do projeto. “Estou realmente impressionada com a grandiosidade dessa obra, que é complexa mas está sendo tratada com muita responsabilidade e tecnologia. A população precisa saber dos benefícios que ela vai trazer para todos da cidade”, disse.

O presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinicius Neves, esteve à frente do encontro e, junto de sua equipe técnica, apresentou detalhes sobre a obra, que faz parte do Programa de Segurança Hídrica (PSH), e tem por objetivo melhorar e ampliar o sistema de esgotamento sanitário da cidade de João Pessoa.

Os trabalhos devem ser concluídos até outubro de 2025 e será feito por etapas, interditando gradativamente trechos específicos. Atualmente, uma intervenção está ativa entre as Avenidas Tancredo Neves e a Governador Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra. Essa etapa deve ser finalizada em até 15 dias.

Tecnologia e pioneirismo

Para minimizar os transtornos para a população e agilizar os serviços, e diante da complexidade dos trabalhos, a obra está sendo executada pelo Método Não Destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, uma tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias. O presidente da Cagepa, Marcus Vinicius, destacou que a Paraíba é pioneira no Nordeste na execução do Método Não Destrutivo com tubulações de diâmetros de grande porte. “Apenas São Paulo já realizou obras desse porte em MND. Portanto, para dar conta, uma grande operação está sendo realizada desde o final de outubro com transporte, logística e engenharia de ponta”, disse.

Diferentemente das técnicas convencionais, que envolvem longas escavações, esse método utiliza equipamentos especiais, de alta precisão, feitas sempre na parte lateral das vias públicas. “Dessa forma menos invasiva, preserva os pavimentos e minimiza os transtornos no trânsito e à população, além de possibilitar maior rapidez na conclusão das obras”, explicou o presidente.

A tecnologia sustentável também está nos novos emissários, que contarão com um tipo de tubulação diferente da usada atualmente: será utilizado uma tubulação de 900 milímetros, fabricada em polietileno de alta densidade (PEAD). Os tubos em PEAD possibilitam uma maior vida útil da rede de esgotamento e possuem resistência à corrosão, infiltrações e outros tipos de desgastes.

O financiamento de R$ 102 milhões foi firmado pelo Governo da Paraíba junto ao Banco Mundial e, portanto, não impactará a receita tarifária da Cagepa.

Continue Lendo

Paraíba

Tarcísio Jardim pode assumir Secretaria de Segurança de João Pessoa na gestão de Cícero em 2025

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O vereador reeleito em João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), durante entrevista ao @portaldacapital nesta segunda-feira (25/11), que o seu nome já estaria aparecendo nos bastidores como cotado para assumir o comando da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) na gestão do prefeito reeleito, Cícero Lucena (PP), em 2025.

Segundo Jardim, ele mesmo já colocou o próprio nome à disposição e colegas vereadores já estariam comentando que ele seria um bom nome técnico para assumir a Pasta.

É uma pasta muito técnica que tem que ter uma pessoa técnica“, frisou o parlamentar.

Em se confirmando a ascensão de Jardim para o comando da Secretaria Municipal, o suplente Mô Lima, assumiria a vaga de Tarcísio na Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP).

Confira o vídeo:

Continue Lendo