O Governo da Paraíba, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) programou diversas atividades para lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down (21/3). As ações vão ocorrer, entre os dias 20 e 24 deste mês, com articulações internas e externas, com o tema “Conosco, não por nós”. Essas atividades buscam dar maior visibilidade à pessoa com Síndrome de Down, mostrar como é o acesso aos serviços da Funad, os direitos e, sobretudo, ampliar a luta por mais inclusão e acessibilidade nos diversos setores, como educação, saúde e mercado de trabalho.
A programação começa no dia 20, às 8h, no auditório da Uniesp, com o workshop sobre Síndrome de Down: “Conosco, não por nós”, que visa fomentar e disseminar o conhecimento sobre a síndrome na instância acadêmica e científica, com troca de vivências e promoção de um debate que envolve profissionais, familiares e instituições que lidam com a Síndrome de Down. A abertura será feita pela presidente Simone Jordão. Haverá apresentação musical da primeira técnica musicista com Síndrome de Down do país, Tatiane Cristina.
Pessoas com Síndrome de Down usuárias da Funad serão protagonistas do evento, atuando como mestres de cerimônia, fotógrafos e recepcionistas, auxiliando os organizadores. Durante todo o dia, serão abordados assuntos relevantes, como avanços e desafios da reabilitação, socialização materna e comportamentos agressivos, mercado de trabalho e muitos outros. Além da programação científica, haverá apresentação de dança e teatro.
Outro ponto alto da programação acontece no dia 21. Será a balada 21, um evento cultural, onde os usuários terão um momento de socialização e diversão. Este ano, além do DJ Vlad, haverá a participação especial do cantor Ramon Schnayder, que promete animação e muita alegria na festa em formato de balada e que faz alusão ao cromossomo 21.
Para os dias 22, 23 e 24, a organização destinou à intensificação da coleta de dados do Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, com foco no público com Down. “O Governo do Estado tem trabalhado junto à Secretaria de Desenvolvimento Humano e Funad, para que tenhamos esse perfil traçado e possamos ampliar as políticas públicas, não apenas para esse segmento, mas para todas as pessoas com deficiência, portanto, é fundamental a participação de todos. Estamos em todos os lugares do estado, com a população, prefeituras, entidades. O esforço do Governo do Estado tem sido constante e precisamos do apoio de todos os paraibanos”, reforçou Simone Jordão, presidente da Funad.
Ela falou ainda sobre a importância do evento alusivo à Síndrome de Down. “Esse é um mês muito importante para a visibilidade da pessoa com Síndrome de Down, porque os diversos setores, desde gestores, instituições e a sociedade civil, se unem para debater os avanços nas políticas públicas, condutas, conquistas e luta do cotidiano dessa população”. Além disso, através do Censo, o Governo do Estado vai identificar quantas pessoas com SD vivem na Paraíba e assim, ajudá-las ainda mais. Para participar do Censo PCD/PB, basta acessar o link que está disponível no site do Governo do Estado e da Funad.
Atualmente, 166 pessoas com Síndrome de Down são atendidas pela Coordenadoria de Atendimento à Pessoa com Deficiência Intelectual, da Funad. Os serviços ofertados são: psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social – para usuários e famílias – e atividades esportivas e artísticas.
Síndrome de Down – condição genética causada pela presença do cromossomo 21. Por isso, também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Além do comprometimento cognitivo, pessoas com Síndrome de Down apresentam algumas características físicas em comum. O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado dia 21 de março e tem o objetivo de celebrar a vida de quem possui a síndrome e ressaltar a importância da inclusão, acessibilidade, respeito e busca de melhores oportunidades.