A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sescab), promoveu, nesta terça-feira (7), o Acolhimento da 2ª Turma de Residentes Médicos aprovados em processo seletivo no município e mais uma Aula Inaugural do Programa de Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade.
Neste ano, estão ingressando mais 6 alunos que foram aprovados na seleção realizada em parceria com a Escola de Saúde Pública da Paraíba – ESP/PB. No total, já são 9 os residentes que darão continuidade ao projeto implementado no município recentemente, com a perspectiva do aproveitamento da experiência, tanto do ponto de vista de aprendizado e evolução profissional como na utilização do conhecimento em prol do atendimento humanizado que resulta na melhoria da qualidade de vida da população.
O projeto para a implantação da residência médica em Medicina da família e comunidade de Cabedelo foi elaborado em junho de 2020 e obteve parecer favorável ao credenciamento em novembro de 2020, tendo seguido todos os trâmites legais para a efetiva implantação no primeiro semestre de 2022. As aulas teóricas serão realizadas em parceria com a Universidade Federal da Paraíba e as práticas serão realizadas nos serviços de saúde do município.
“Temos a grata satisfação de recepcionar e ampliar o número de médicos residentes no município de Cabedelo. A nossa rede de Saúde atende aos cabedelenses e também a pacientes de cidades circunvizinhas, como Lucena, e é importante que quem esteja chegando compreenda os desafios que enfrentamos para sempre ofertar um atendimento mais humanizado e de qualidade à população. Em breve vamos concluir a reforma de 12 USFs e também vamos ter a inauguração de um dos hospitais mais modernos do Estado da Paraíba. Esses novos profissionais vão ter a honra de trabalhar conosco, com equipamentos de ponta e em excelentes condições de trabalho”, destacou o prefeito Vitor Hugo em seu pronunciamento de recepção.
A implantação do Programa de Residência Médica é um marco na história de Cabedelo e um desafio do Coreme para colocar o município no foco da pedagogia, do ensino, da capacitação e da profissionalização na área médica. Pois essa é uma modalidade de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço sob orientação de profissionais de saúde. O objetivo dessas formações é garantir uma adequada capacitação, fortalecimento e qualificação da atenção básica com o intuito de melhor atender ao usuário.
A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e contou ainda com a participação remota do representante do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, adjunto e diretor de programa da Secretaria de Atenção Primária a Saúde que fez questão de enaltecer o trabalho desenvolvido em Cabedelo.
“Queria dizer da alegria de participar desse momento com vocês de Cabedelo e dar as boas-vindas a quem está começando o Programa de Residência Médica em Família e Comunidade. Essa é uma nova etapa e fundamental para a formação de especialistas da Atenção Primária em Saúde. E parabenizar a Secretaria de Saúde de Cabedelo pelo investimento num programa que tem um papel muito importante para o SUS, pois há alguns anos atrás não existia um programa com esse papel tão ativo e protagonista do município. Vão ser 2 anos de um conhecimento que merece ser sistematizado, divulgado e publicizado, e que esperamos que contribua para novas experiências do SUS, para o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde, bem como para novos especialistas. O Ministério da Saúde está a disposição de todos”, pontuou.
A recepção também contou com a presença do secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Suassuna; da coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme/Cabedelo), Miriam Ferreira; do Gerente Executivo de Planejamento da Sescab e membro do Coreme, Edmilson Calixto; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Cabedelo, Ivonaldo Pinto Neto. Além deles, também participaram representantes da Câmara Municipal e médicos residentes do município de Mamanguape-PB, que acompanharam Aula Inaugural.
A palestra da aula inaugural foi com o tema “Atenção primária – Desafios & perspectivas” e foi proferida pelo professor Alexandre Medeiros do departamento de Promoção à Saúde/Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os novos médicos residentes de Cabedelo já visitaram as Unidades de Saúde e, por ordem de classificação, escolheram as unidades em que serão encaminhados para trabalharem.
O secretário de Saúde de Cabedelo, Murilo Wagner Suassuna, comentou sobre o projeto de residência médica e os benefícios para a população.
“Gostaria de dizer o quanto isso é importante para a gente. Um projeto que começou embrionariamente lá em 2019 pensando em residência médica e saúde da família. Engrandece o nosso coração receber estes profissionais que escolheram Cabedelo como sua residência, pois investimos nisso e o retorno maior é a qualificação dos nossos serviços. As Unidades Básicas de Saúde têm bons níveis de aceitação e empatia da população depois da implementação do projeto. Em algumas unidades, houve uma mudança de postura tanto da equipe, quanto da população. É muito satisfatório ter esses residentes que se identificaram com saúde da família e estão com o olhar voltado ao ser humano. Em breve, se Deus quiser, vamos ter residentes em todos as unidades”, ressaltou Suassuna.