A Prefeitura de Campina Grande, em parceria com o Sistema Penitenciário na cidade, recuperou a Unidade Básica de Saúde Ednaldo Miranda Silva, que funciona dentro da Penitenciária Raymundo Asfora, e ampliou os serviços abrindo unidades de atendimento em todas as quatro unidades prisionais do Complexo Serrotão, incluindo Penitenciária Máxima, Penitenciária Padrão, Presídio Feminino, além da casa de detenção do Monte Santo.
A Secretaria Municipal de Saúde forneceu todo o material de construção que foi utilizado nas reformas e adequações necessárias e as melhorias foram feitas pelos próprios detentos sob a supervisão das direções dos presídios. Além da reforma da UBS principal, foram abertas salas de atendimento e de procedimento nas outras unidades prisionais.
O Complexo tem 1.185 detentos na Máxima, 431 na Padrão e 70 no Feminino, além dos reeducandos do regime semiaberto do Monte Santo. Na UBS Ednaldo Miranda Silva, na Penitenciária Máxima, é disponibilizado atendimento médico, psicológico, de enfermagem, fisioterapia, atendimento odontológico e serviço social.
No Presídio Feminino, os consultórios foram abertos na antiga estrutura do Campus Universitário, que passou por melhorias e o espaço dispõe de consultório médico, odontológico, farmácia e atendimento de enfermagem. Na Penitenciária Padrão, foram abertos consultórios médico, odontológico, de enfermagem, de psicologia, de serviço social e farmácia.
*Controle de infecções* – “A equipe de saúde vem pra dentro da unidade evitando que qualquer pessoa privada de liberdade precise sair para um atendimento na rua. É o eixo de reestruturação do programa Saúde de Verdade, como também de humanização do atendimento”, disse o secretário de Saúde, Gilney Porto.
Os presos também recebem vacinas, fazem testagens e passam por controle rigoroso de infecções, já que estão em um espaço propício ao desenvolvimento de infecções e epidemias que podem, inclusive, repercutir em toda a sociedade fora do espaço do presídio.
“Como eles passam muito tempo confinados, há um risco de infecção por doenças transmissíveis e quando é detectado, já que estamos sempre fazendo testagens, eles são isolados e tratados aqui mesmo”, disse o diretor adjunto da Penitenciária Padrão, Kléber Araújo.
“Trabalho no Sistema Penitenciário desde o ano de 2009 quando foi implantado o serviço de saúde. Após a Prefeitura assumir a gestão, nós percebemos o quanto trouxe de melhoria para o Sistema Penitenciário, tanto em quantitativo de profissionais, de medicamentos, de exames e a maioria dos casos tem resolutividade aqui. O detento só sai da unidade em caso extremo”, disse a assistente social Marisete Santos.
“O serviço de saúde oferecido pelo Município de Campina Grande é bem assistido no controle de todas as doenças. Assim que chegam, é feita uma triagem, com todas as testagens e esse acompanhamento acontece rotineiramente. Aqui dispomos de todos os profissionais da Atenção Básica de Saúde. A equipe de saúde aqui hoje nos atende muito bem e supre muito bem a necessidade de todos”, disse a diretora adjunta do Presídio Feminino, Renata Guimarães.
*Reformas em unidades* – A gestão do prefeito Bruno Cunha Lima vem reformando dezenas de Unidades Básicas de Saúde após os efeitos provocados nas estruturas por causa da pandemia da covid-19.
As unidades que já foram reformadas, construídas ou abertas pela gestão são: UBS Raiff Ramalho (Rosa Cruz); UBS Antônio Aurélio Ventura (Cinza); Cidades I; UBS Cidades II; UBS Antônio Bezerra Pimentel (Sandra Cavalcante); UBS Jocel Fechine (Cuités); UBS Nossa Senhora Aparecida (Catolé); Âncora Fazenda Velha; UBS Antônio Arruda (José Pinheiro); UBS Campos Sales (José Pinheiro); UBS Padre Hachid (Glória); UBS Raimundo Carneiro (Pedregal) e Centro de Especialidades Odontológicas do Catolé.
Estão sendo reformadas: Policlínica da Bela Vista; Policlínica da Palmeira; UBS Tambor I; UBS Jardim Verdejante; UBS Mutirão; UBS Catolé de Zé Ferreira; UBS Argemiro de Figueiredo (Cruzeiro); UBS Severino Ramos (Cruzeiro); UBS Velame; UBS Bodocongó; Unidade Mista de Galante; UBS São Januário II; UBS Nely Maia (Novo Bodocongó); UBS Catolé de Zé Ferreira; UBS do Sítio Marinho e Centro de Especialidades Odontológicas da Catingueira.