Nos acompanhe

Paraíba

Procon-JP dá dicas de economia ao consumidor para as compras de artigo carnavalescos

Publicado

em

O consumidor pessoense que vai adquirir produtos carnavalescos como fantasias, adereços e artigos típicos da época para brincar nas prévias (Folia de Rua) e no Carnaval da Capital deve aproveitar as dicas e orientações da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor para economizar no orçamento doméstico e realizar uma compra segura, tanto em lojas físicas quanto nas virtuais.

A primeira orientação é que se deve buscar o produto mais barato através de pesquisas de preços em mais de um estabelecimento. O secretário Rougger Guerra pontua que, além de procurar os artigos mais baratos, deve-se verificar também a qualidade e o custo/benefício. “Esse tipo de produto normalmente não será usado no dia a dia do consumidor, já que é bem específico da época. Mas pode ser reaproveitado no ano seguinte e, nesse caso, quanto melhor for o material, mais tempo de duração”.

Outra dica é para ficar atento a possíveis defeitos e à política de troca do estabelecimento para não ter ‘dor de cabeça’. O titular do Procon-JP lembra que, em caso de troca em lojas físicas, o local não tem a obrigação de fazer esse procedimento se não for por defeito. “Por isso, é bom verificar a política de troca da loja já que ela não tem obrigação de trocar se não houver vício no produto”.

Crianças – Quanto às fantasias para as crianças, ele pondera que a garotada deve opinar sobre o personagem com o qual deseja se exibir para não haver decepção depois. “Às vezes, a necessidade de troca se dá porque o gosto não ‘bateu’. Além de observar possíveis defeitos, deve-se também ter certeza do tamanho e da escolha da cor antes de efetuar a compra”.

Atenção aos detalhes – O secretário acrescenta que “o folião deve se lembrar que artigos carnavalescos geralmente são utilizados apenas uma vez ao ano. Por isso, é importante prestar atenção aos detalhes no momento de adquirir o que deseja. Também não se deve esquecer de sempre pedir a nota fiscal”.

Outro conselho de Rougger Guerra é quanto a reutilizar os artigos de anos anteriores se estiverem em bom estado. “Nesse momento em que toda economia é bem-vinda, verificar o que tem em casa e reaproveitar alguns adereços é uma boa dica de economia”.

Promoções – É necessário ficar atento para as promoções que normalmente ocorrem nessa época. “Procurar os preços mais em conta é uma boa dica para economizar. Porém, é importante ficar alerta para as promoções anunciadas, prestando atenção se não há maquiagem nos preços, se a qualidade condiz com o valor e se há possíveis defeitos nos produtos”.

Compras virtuais – Em compra através da internet, é necessário verificar a procedência do site, se é registrado com CNPJ e se telefone e endereço conferem. “Preste atenção aos prazos de entrega e preço do frete. No caso de devolução, a legislação prevê que o produto pode ser devolvido dentro de sete dias contados a partir do recebimento. O consumidor também tem a opção de pedir a devolução do pagamento, caso prefira dessa forma”, informa Rougger Guerra.

Atendimentos do Procon-JP
Sede: Avenida Pedro I, nº 473, Tambiá;
Orientação e dúvidas: 0800 083 2015
Instagram: @procon_jp
Procon-JP na sua mão: (83) 98665-0179
WhatsApp Transporte público: (83) 98873-9976

Continue Lendo

Paraíba

“Cada instituição de ensino tem que explicar o aumento”, diz secretário do Procon-JP

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Às vésperas do período de matrículas e rematrículas nas escolas de ensino privado, o secretário do Procon João Pessoa, Rougger Guerra, fez um alerta às instituições sobre a necessidade de detalhamento no aumento das mensalidades.

A medida tem por objetivo coibir e inibir possíveis reajustes abusivos.

Durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, da Rádio Arapuan FM desta quarta-feira (23/10), Rougger explicou que as escolas precisam comprovar, por meio de planilha no ato da matrícula, os itens que justifiquem para os pais o aumento dos valores.

“Portanto, que se diga que não há um percentual específico a ser adotado quando do aumento dessas mensalidades. Cada escola individualmente, cada instituição de ensino, tem que comprovar, por meio de uma planilha colocada em local visível no ato da matrícula, seja no local da matrícula, explicando cada aumento”, detalhou.

Ouça:

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo