Nesta quarta-feira (08/02), a partir das 18h30, acontece no espaço da Exposição Floresta Branca a audiência pública referente a elaboração do Plano de Ação Climática de João Pessoa, uma iniciativa da Prefeitura da capital, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).
Com o objetivo de desenvolver uma cidade mais resiliente e neutra em emissões de carbono, a ação conta com o apoio da WayCarbon e do ICLEI América do Sul.
Iniciado em novembro de 2021, o processo de desenvolvimento do Plano de Ação Climática de João Pessoa levou 18 meses para sua conclusão e contempla o inventário de emissões de gases de efeito estufa, a pegada hídrica e a análise de riscos climáticos na cidade.
A partir dos diagnósticos, o Plano foi desenvolvido, composto por ações de mitigação e adaptação para o desenvolvimento urbano sustentável da cidade nos próximos anos.
Assim, a audiência busca mobilizar a população e os agentes públicos para o fortalecimento de suas participações no desenvolvimento do Plano, contextualizando os participantes sobre as etapas de desenvolvimento do projeto e o atual momento, além de validar o Plano de Ação Climática.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, a audiência é um momento bastante importante para reunir o poder público, as entidades de iniciativa privada e a população em geral. “É uma oportunidade para pensar João Pessoa como uma cidade sustentável, uma cidade para o futuro, uma cidade que preza pela zero emissão de carbono e que busca alcançar um município de qualidade ambiental”, declarou.
Floresta Branca e Sustentabilidade
A Floresta Branca – tradução livre da palavra tupi “Caatinga”, o único bioma exclusivamente brasileiro – decide ocupar seu espaço com a realização desta audiência por ter o propósito de apresentar pilares ambientais e sociais aos que visitam a exposição.
Totalmente entrelaçada com a sustentabilidade – principalmente por apresentar ao público a estrutura de taipa de pilão, método de construção que utiliza a terra tirada do próprio local como matéria-prima -, a exposição Floresta Branca não poderia deixar de receber um evento tão importante para a cidade.
A audiência do Plano de Ação Climática de João Pessoa acontecerá a partir das 18h30, na Exposição Floresta Branca na Av. Cabo Branco – 1630. Quem deseja acessar a versão preliminar do Plano, basta acessar o site https://americadosul.iclei.org/joao-pessoa-divulga-relatorio-preliminar-do-plano-de-acao-climatica/ .