Nos acompanhe

Paraíba

Carnaval 2023 em JP: abertura tem shows de Margareth Menezes, Banda Tracundum e Orquestra Sanhauá

Publicado

em

A abertura oficial do Carnaval 2023 de João Pessoa será nesta quinta-feira (09/02) no Ponto de Cem Réis, Centro da Capital, a partir das 19h. A cantora Margareth Menezes, junto com as atrações locais Orquestra Sanhauá, Gracinha Telles, Liss Albuquerque, Jairo Madruga e Banda Tracundum, fará o principal show da noite. O evento é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), com o apoio do Governo do Estado.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destaca que a Prefeitura está trabalhando intensamente para realizar um bonito Carnaval. “Valorizamos o aspecto da abertura com Margareth Menezes, que é uma cantora de muita qualidade, com muita aceitação artística e estética. Hoje é uma pessoa extremamente acolhida em diversas áreas da cultura, desde as eruditas às populares”, diz.

Ele reforça que será uma belíssima abertura do Carnaval de João Pessoa, inclusive, porque os blocos carnavalescos estão se mobilizando para fazer uma acolhida a Margareth, um abraço ao show no Ponto de Cem Réis. “É um momento muito significativo para o nosso Carnaval”, observa.

Além do show principal, os primeiros seis blocos que compõem o projeto Folia de Rua têm programação nesta quinta-feira. Eles se concentram em diversos pontos da cidade, reúnem seus seguidores e fazem suas manifestações com muita música e alegria.

A partir das 17h30, o bloco Confete e Serpentina leva seus seguidores para a Ladeira da Borborema, no Centro Histórico. No mesmo horário, o bloco Anjo Azul estará no Beco da Malagrida, também no Centro Histórico. Dois blocos têm concentração marcada para às 18h – o Folia Cidadã no Ponto de Cem Réis e o Piratas dos Bancários na Avenida Flamboyant, no bairro Bancários.

Voltando para o Centro Histórico, a partir das 19h, o bloco A Cueca deve atrair os foliões para a Praça Rio Branco. O último a se reunir para o festejo de Carnaval é o bloco do Pinguim, às 21h, no Pavilhão do Chá, fechando a programação da noite.

Folia de Rua – Segundo o presidente do projeto, Sérgio Nóbrega, após dois anos de intervalo por conta da pandemia, o Folia de Rua volta a realizar uma das maiores prévias carnavalescas do País, com a expectativa de um público recorde.

“O Folia de Rua tem um cardápio variado para todos os gostos, resultando numa mistura de ritmos, do frevo ao samba, pagode e outros estilos. A somatória deles atrai pessoas de todos os públicos, permitindo o reencontro e encontro de todos que amam o Carnaval. Somos sinônimo de alegria e beleza que atrai desde a criança, os jovens e a melhor idade. Somos um projeto de amor, respeito e inclusão, por onde desfilam blocos de várias faixas etárias, pessoas com necessidades especiais e tantos outros que garantem a diversidade dos foliões”, afirma.

A programação tem encontro com foliões em vários pontos do Centro Histórico e em diversas ruas dos bairros da Zona Sul a Norte, do Varadouro às praias. “São 38 blocos filiados, além da participação de convidados e blocos independentes que chegam a somar quase 130 agremiações. O evento é realizado com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope, do Governo do Estado e outros parceiros”, destaca.

Para conferir a programação com todos os blocos, clique no link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/carnaval2023/.

Continue Lendo

Paraíba

Resultado do 2º turno na Paraíba será divulgado até às 19h do domingo, prevê TRE-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revelou que a divulgação do resultado do segundo turno em João Pessoa e Campina Grande, que ocorrerá no próximo domingo (27/10), deverá ser anunciado até às 19h da mesma data.

Com menos números a serem apurados, trabalha-se com a possibilidade de uma redução de até uma hora em relação a divulgação do resultado do primeiro turno, que aconteceu por volta das 19h30.

A Corte alerta, no entanto, que a celeridade da apuração depende muito do comportamento do eleitor. Isso porque caso o cidadão vote cedo, como ocorreu no primeiro turno, o resultado pode sair antes mesmo das 18h.

Vale ressaltar que assim como no último dia 6 de outubro, o horário da votação do próximo domingo será unificado, com os locais de votação operando das 8h até as 17h.

 

Continue Lendo

Paraíba

Levantamento confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral confirma aumento dos números de candidaturas femininas e de eleitas na Paraíba em 2024. O dado faz parte de um levantamento realizado pelo departamento de Consultoria-Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília, que fez uma triagem detalhada sobre os números do pleito deste ano.

De acordo com o levantamento, um total de 3.464 candidaturas femininas nas Eleições 2024 foram devidamente registrada na Paraíba e um total de 564 mulheres foram eleitas em território paraibano para cargos de prefeita, vice ou vereadora.

O estudo também fez uma comparação entre os pleitos de 2020 e 2024 e identificou que no processo eleitoral mais recente o número de candidaturas femininas foi menor que o anterior, porém, a quantidade de eleitas foi maior.

Confira os números:

Candidaturas femininas:

2020 = 3769;
2024 = 3464.

Mulheres eleitas:

2020 = 449;
2024 = 564.

Os números ainda estão distribuídos da seguinte forma:

Candidatas a prefeita:

2020 = 105;
2024 = 115.

Candidatas eleitas a prefeita:

2020 = 37;
2024 = 54.

Candidatas a vice-prefeita:

2020 = 133;
2024 = 141.

Candidatas eleitas a vice-prefeita:

2020 = 52;
2024 = 58.

Candidatas a vereadora:

2020 = 3531;
2024 = 3208;

Candidatas eleitas a vereadora:

2020 = 360;
2024 = 452.

Continue Lendo

Paraíba

Pardal: acirramento político em Campina põe PB em 3º no ranking nacional de denúncias no 2º turno

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O acirramento político em Campina Grande colocou a Paraíba em 3º lugar no ranking nacional de denúncias no 2º turno. O dado está registrado no sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até o início da tarde desta quarta-feira (22/10) um total de 124 (cento e vinte e quatro) denúncias de propagandas eleitorais supostamente irregulares na Rainha da Borborema.

O número contrasta com o de registradas em relação ao Município de João Pessoa que, desde o sábado (19/10), permanece em 06 (seis) revelando, assim, um acirramento muito maior em território campinense neste 2º turno eleitoral de 2024.

As denúncias são encaminhadas inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Em se tratando de país, o Brasil já registrou 826 (oitocentas e vinte e seis) denúncias. E, neste ranking, a Paraíba só perde para os Estados do Ceará, que está em segundo lugar nacional com 171 (cento e setenta e uma) denúncias e São Paulo, que lidera o ranking com 178 (cento e setenta e oito) denúncias neste segundo turno.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking:

Estado Total
SÃO PAULO 178
CEARÁ 171
PARAÍBA 130
RIO GRANDE DO SUL 73
RIO DE JANEIRO 48
GOIÁS 35
AMAZONAS 30
BAHIA 27
ESPÍRITO SANTO 22
MATO GROSSO DO SUL 20
PERNAMBUCO 17
RIO GRANDE DO NORTE 15
PARANÁ 14
MINAS GERAIS 13
RONDÔNIA 12
PARÁ 9
MATO GROSSO 5
SERGIPE 4
MARANHÃO 2
TOCANTINS 1

Continue Lendo