O Teatro Pedra do Reino voltou a ficar lotado na manhã desta terça-feira (7) durante o segundo dia da 11ª Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem) que reuniu professores, gestores e especialistas das escolas e de Centros Municipal de Educação Infantil (CMEIs) da Rede Municipal de Ensino da Capital. O evento é realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).
O segundo dia foi aberto com uma apresentação cultural do Grupo de Teatro Kairós, formado pelos alunos da Escola Municipal Padre Pedro Serrão. A programação continua durante a tarde, com mesas redondas no auditório do Centro Universitário Unipê e no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba. Haverá ainda minicurso no Centro Línguas Estrangeiras (Celest), da Sedec, com professores de Língua Inglesa selecionados por meio do Edital 01/202.
“A Jofem representa uma expressão do reconhecimento do valor dos educadores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa e uma sinalização das possibilidades de construir uma escola pública de qualidade. Para isso, é fundamental mantermos mobilizado esse corpo de profissionais no sentido das construções permanentes da sua profissionalização”, disse a diretora da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação da Sedec (Degef), Profª Drª Clévia Carvalho.
Os participantes desta terça-feira assistiram a palestra do professor e mestre Joan Edesson de Oliveira. O tema foi ‘O trabalho pedagógico para a equidade da aprendizagem: fatores do sucesso escolar’ e teve como mediadora a professora doutora Francisca Jocineide da Costa e Silva.
“Eu acho muito importante esse evento como um todo. Essa questão de formação de professores eu defendo que deva ser central nas preocupações das secretarias. Acho que nesse sentido a Secretaria de Educação de João Pessoa está de parabéns. Eu não via um evento assim tão grande, representativo, com tanta gente, há muito tempo. Saio daqui muito feliz e dando os parabéns à Secretaria por um evento tão importante”, parabenizou o palestrante.
Dentre os participantes, o professor de História da Escola Municipal Índio Piragibe, Lucas Gebara Spinelli, estava atento a cada momento e com lápis e caderno na mão não parava de fazer todas as anotações.
“Pela qualidade que está tendo a Jofem acho que é um nível mínimo de criação de um patamar comum para começar o ano letivo. Estamos tendo acesso sobre o que tem de mais atualizado sobre ensino e pedagogia no ensino público. As pessoas estão participando, prestando atenção e contribuindo. Estou adorando a palestra”, afirmou o professor.
Durante o evento teve o lançamento do livro ‘As habilidades no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem histórico-cultural’ que é uma produção coletiva fruto de estudos doutorais de quatro professores de escola pública.
Ele traz uma temática central que são as habilidades que se formam e se desenvolvem em todas as suas dimensões para a aprendizagem dos alunos.
O livro é fundamentado na abordagem histórico-cultural que as autoras Rozicleide Bezerra de Carvalho, Clévia Suyene Cunha de Carvalho, Maria da Glória Fernandes do Nascimento Albino e o autor José Ferreira da Silva Júnior fazem a discussão em torno das habilidades.
Confira imagens: