Depois de um mês inteiro de atividades, chegou ao fim a Colônia de Férias promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, através da Secretaria de Assistência Social (Semas) e voltada para crianças, adolescentes e idosos atendidos pelos serviços sociais da pasta.
Na última segunda-feira (23) as atividades foram encerradas para os idosos com a realização do Baile de Verão, na Quadra do Renascer II. Nessa quinta-feira (26) foi a vez da criançada fechar a programação em grande estilo, com uma tarde inteira repleta de brinquedos, brincadeiras e guloseimas na Fortaleza de Santa Catarina.
Aproximadamente 150 crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, atendidos pelos serviços de convivência Reviver I, Reviver II e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), tiveram à disposição diversos brinquedos infantis, como escorregos infláveis, pula-pulas, camas elástica, touro mecânico, futebol de sabão e piscina de bolas.
A tarde ainda contou distribuição de algodão doce, pipoca, picolé, bolo, suco e outros lanche. Para garantir ainda mais a segurança dos envolvidos, uma equipe de suporte médico da Secretaria de Saúde também esteve presente numa ambulância durante o evento.
“Com certeza alcançamos o principal objetivo da Colônia, que foi proporcionar a todos uma programação intensa de atividades com momentos de integração entre as gerações, além muitos momentos educativos e lúdicos. E ainda assim não paramos o atendimento comum nestes serviços sociais com as suas características peculiares. Estas férias vão ficar marcadas nos corações de cada um deles” garantiu a secretária de Assistência Social, Cynthia Cordeiro.
Todos os profissionais da Semas, dentre coordenadores, assistentes sociais, psicólogos e orientadores sociais participaram ativamente do período de Colônia de Férias. Na programação da Colônia deste ano foram incluídos shows de talentos, passeios à praias de Cabedelo e até para locais de João Pessoa, como o Parque Arruda Câmara (Bica) e o Jardim Botânico Benjamin Maranhão.
Os pequeninos se divertiram pra valer e foram vários os depoimentos de satisfação daqueles que, frequentemente, não tem o prazer e a oportunidade de viver as férias de forma tão intensa.
De acordo com o adolescente Adrielson Hilário (13), residente no bairro Renascer 3 e que é atendido pelo Reviver 2 e estudante da Escola Municipal Plácido de Almeida, esse momento marcou sua vida.
“Foi um mês de atividades muito legais que acabam ajudando na nossa convivência familiar. É um reforço pra vida, pois foi bem melhor que estar na rua ou em casa. Amei a Colônia de Férias, tirei muitas fotos e curti muito com meus amigos, foram os melhores dias de minha vida As férias que pedi a Deus”, afirmou o estudante.
Cada um deles se identificou mais com uma programação. Gabrielly Sofia, de 11 anos, do Reviver 1, gostou mais do “dia da Bica”.
“Ah, além de hoje, nós fomos pra praia, pra Bica ver os animais e lá foi muito legal também. O melhor dia. Gostei tanto de ver a leoa. E no Reviver é sempre muito bom, o povo todo é muito legal, a gente desenha, brinca, aprende música faz muita coisa”.
Já Franciel Davi, de 8 anos, do CRAS e estudante do Centro Integrado Imaculada Conceição, não parava de correr e só parou pra agradecer.
“O dia de hoje tá sendo bom mais legal. Correr e brincar a vontade com os amigos é muito melhor que estar em casa ou na rua”, concluiu.