Nos acompanhe

Paraíba

UPAs de Campina Grande realizam mais de 180 mil atendimentos em 2022

Publicado

em

As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campina Grande realizaram juntas em 2022 o total de 181.562 atendimentos. A UPA 24h Dr. Adhemar Dantas (Dinamérica) executou 102.859 procedimentos e a UPA 24h Dr. Raimundo Maia (Alto Branco) realizou 78.703 atendimentos.

Na UPA do bairro Dinamérica, quase 75% dos atendimentos foram de baixa complexidade (Ala Verde). Na UPA do bairro Alto Branco, mais de 70% foram atendimentos clínicos, outros 26% foram de ortopedia e 3% de odontologia.

Uma das novidades em 2022 foi a implantação do projeto LEAN, do Ministério da Saúde, com o sistema Fast Track, que acelera os processos para agilizar o atendimento aos pacientes. Esse método reduz em até 70% o tempo de espera.

Na UPA do Alto Branco, também foi implantado um serviço de plantão odontológico para urgência e emergência, que funciona diariamente das 7h às 23h para casos como necrose/secreção purulenta; odontalgia aguda; pulpite; abscesso dentário ou periodontal (gengiva); alveolite; fraturas dentárias; luxação do maxilar; pericoronarite; remoção de suturas; restauração provisória ou definitiva que estiver fraturada causando dor; celulite (com edema intra-oral ou extra-oral) e tratamento de hemorragia intra-oral.

Em 2022, a UPA do Dinamérica também implantou um novo serviço de infectologia para atendimento específico de casos virais, com o objetivo de evitar que outros pacientes possam ser infectados. E ao longo de todo o ano passado, várias reformas foram executadas nas duas unidades.

“Neste ano, nosso objetivo é qualificar os serviços da UPA Dinamérica de porte II para porte III junto ao Ministério da Saúde, o que aumenta ainda mais a capacidade de atendimento e os recursos de custeio”, disse o secretário de Saúde, Gilney Porto.

Continue Lendo

Paraíba

Em Brasília: com cerimônia especial MEC empossa professora Terezinha Dantas como reitora da UFPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Educação (MEC) — por meio das Secretarias de Educação Superior (Sesu) e de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) — promoveu a cerimônia de posse da professora Terezinha Domiciano Dantas Martins como nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a de mais 14 (quartorze) reitores de universidades e institutos federais (IFs) na quinta-feira, 12 de dezembro.

A cerimônia foi realizada no auditório do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília (DF), e está disponível no canal do MEC no YouTube

A posse dos novos reitores reforça o compromisso do MEC em garantir a autonomia das instituições federais de ensino, assim como valoriza o processo democrático de escolha dos dirigentes pelas comunidades acadêmicas.  

“A educação é o alicerce do desenvolvimento social e econômico, por isso estamos investindo incansavelmente para fortalecer esse setor em todos os níveis”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana. “A posse dos nossos reitores representa um grande momento para a educação brasileira, porque, mais do que gestores, os servidores empossados são líderes que carregam a potencialidade de transformar as universidades, os institutos e as comunidades das quais fazem parte. Os desafios são grandes, mas, com determinação e trabalho coletivo, podemos construir um futuro melhor”, celebrou. 

De acordo com o secretário da Sesu, Alexandre Brasil, “os reitores empossados foram eleitos democraticamente por suas comunidades docente, técnica e estudantil. Nobre é a missão de ser reitor de uma instituição federal de ensino, uma função que requer muita responsabilidade e que é fundamental para a construção de um Brasil melhor, mais justo, inclusivo, antirracista e preparado para enfrentar os desafios do presente e do futuro”.  

O secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, endossou a visão do colega: “O MEC se propõe a atuar conjuntamente nesta luta constante para melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo gerando emprego e renda. Precisamos aumentar o acesso à educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”. Segundo ele, a cerimônia desta quinta-feira reafirma o compromisso dessas instituições — assumido junto à sociedade — de pronto enfrentamento às desigualdades sociais e econômicas do país. 

Representando os novos gestores dos IFs, a reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Joaquina Aparecida, pontuou de que forma essas unidades de ensino têm encarnado essa missão. “Os institutos federais são a prova de que a educação é a chave para transformar vidas e para construir um país mais justo e digno. Essa, que é uma das mais importantes políticas públicas da história do país, permite levar educação, ciência, tecnologia, oportunidade e esperança às mais diversas regiões do país, mudando destinos de muitos estudantes”, concluiu. 

Já a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Brandão, que representou os empossados das universidades federais, pontuou a necessidade de as instituições de ensino superior públicas serem cada vez mais inovadoras, sustentáveis, humanas e humanizadoras. Brandão também destacou a importância do trabalho conjunto para assegurar que todas as pessoas tenham acesso a uma formação cidadã e responsável. 

Para as universidades federais, foram empossados 12 reitores. Já na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, assumiram os postos três novos dirigentes de IFs.  

Participantes – Também estiveram presentes na solenidade o secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini; o presidente do CNE, César Callegari; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Elias de Pádua; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), José Daniel Diniz; além de parlamentares e outros reitores. 

Confira a lista de reitores empossados pelo MEC: 

  • Camila Celeste Brandão, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS);   
  • Carlos César Teixeira, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA);   
  • Everton Ricardi, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR);   
  • Fábio Storch, do Instituto Federal do Acre (Ifac);   
  • Francisco Ribeiro, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa);   
  • Gilmar Pereira, da Universidade Federal do Pará (UFPA);   
  • Joaquina Aparecida da Silva, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG);   
  • José Roberto Scolforo, da Universidade Federal de Lavras (Ufla);   
  • Marcia Cristina Bernardes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);   
  • Maria José de Sena, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE);   
  • Marluce Aparecida Souza, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);   
  • Nadir do Nascimento, da Universidade Federal do Piauí (UFPI);   
  • Rodrigo Nogueira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa);   
  • Rozana Reigota, da Universidade de Brasília (UnB); e  
  • Terezinha Dantas, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  

Continue Lendo

Paraíba

Presidente do TJPB recebe visita de Gervásio Maia e discute pauta de interesse da magistratura

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, recebeu nesta quinta-feira (12) o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) para uma reunião que abordou temas de interesse dos órgãos que compõem o sistema de Justiça. O encontro contou com a presença de representantes de diversas entidades, incluindo as Justiças Estadual, Federal e do Trabalho, além dos Ministérios Públicos Federal, do Trabalho e Estadual, dos Procuradores do Estado, e associações representativas de classes.

Durante a reunião, o deputado Gervásio Maia destacou a importância do diálogo com os diversos segmentos do sistema de Justiça. Ele classificou a semana como produtiva e movimentada em Brasília, com a aprovação de pautas relevantes, incluindo um projeto de sua autoria. O texto cria um cadastro nacional de dados sobre facções criminosas e milícias.

“O diálogo é a melhor ferramenta da democracia”, enfatizou Gervásio, destacando o esforço para manter a interação constante entre o Legislativo e os representantes do Judiciário.

O presidente do TJPB, João Benedito da Silva, elogiou a visita e a postura colaborativa do deputado. “Foi uma conversa bastante produtiva. O deputado Gervásio Maia nos atualizou sobre os projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e reafirmou seu compromisso com a Paraíba. Esse diálogo fortalece nossa interação com a bancada federal e com as pautas que impactam diretamente o sistema de Justiça”, pontuou.

Continue Lendo

Paraíba

Programa ‘Mais Asfalto’ contempla bairro Bela Vista, em Cabedelo, que será 100% pavimentado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Prefeitura Municipal de Cabedelo segue com ações e obras da pavimentação em diversos bairros por meio do programa ‘Mais Asfalto’.

Com investimento de R$ 700 mil reais, o bairro Bela Vista recebe os serviços de recapeamento em mais sete ruas, proporcionando 100% de cobertura na região.

Em vídeo publicado nas redes sociais nesta sexta-feira (12/12), o prefeito Vitor Hugo (Avante), vistoriou as obras e deu detalhes dos serviços.

“Compromisso nosso antes de terminar nosso mandato pra vocês moradores do Bela Vista terminarem aí seu final de ano com muita alegria, qualidade de vida principalmente, e saber sempre que o imposto que vocês pagam volta pra vocês através de obras e serviços”, frisou.

Confira:

Continue Lendo