Nos acompanhe

Paraíba

Guia do Visitante às pessoas privadas de liberdade na Paraíba será transformado em app para celular

Publicado

em

A juíza auxiliar da Vara de Execuções Penais (VEP) da Comarca de João Pessoa, Andréa Arcoverde Cavalcanti Vaz, disse que o Guia do Visitante das pessoas privadas de liberdade na Paraíba será transformado em aplicativo para celular. A ferramenta atual pode ser acessada por meio do link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-administracao-penitenciaria/guia-do-visitante. Lá os interessados vão encontrar informações a respeito do cadastro de visita, documentos necessários para sua inscrição, quem pode visitar os reeducandos e reeducandas, quais procedimentos permitidos e objetos que podem ser levados no dia da visita, entre outros detalhes pertinentes ao método, como visita conjugal.

A ideia do Guia do Visitante nasceu de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap), Conselho da Comunidade e o Departamento de Ciências Exatas da UFPB – Campus IV (Rio Tinto). Para o desenvolvimento dessa medida também foram ouvidos representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, do Ministério Público e Defensoria Pública.

“O Guia do Visitante surgiu diante da grande demanda dos familiares que tinham muitas dúvidas em relação ao processo de visitação. O Conselho da Comunidade teve participação decisiva para a implantação do manual. Nossa ideia é transformar o guia do visitante em um aplicativo para celular. Estamos na fase de desenvolvimento da ferramenta”, adiantou Andréa Arcoverde.

As informações contidas no site da Seap foram pleiteadas por familiares à própria VEP-JP, em audiências públicas realizadas no Poder Judiciário estadual. “O Tribunal de Justiça da Paraíba tem o compromisso de concretizar a Justiça, por meio de uma prestação jurisdicional acessível, rápida e efetiva. E por isso, somos parceiros da Secretaria na divulgação dessas importantes informações, sempre focadas na ressocialização”, acrescentou Andréa Arcoverde.

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque, informou que o Guia do Visitante passou a funcionar em setembro do ano passado. Para ele, é uma iniciativa relevante pois, além de instruir os familiares e demais pessoas cadastradas como visitantes, é também uma ferramenta que melhora o diálogo dos profissionais do sistema prisional com os familiares. “Essa relação torna o serviço da Secretaria mais humanizado e dinâmico. Nosso reconhecimento ainda ao Tribunal de Justiça da Paraíba, ao Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública do Estado pelo envolvimento no projeto”, pontuou o secretário.

Já o presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa e policial penal, Thiago Robson Santos Lopes, considera a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e a Vara de Execução Penal parceiros constantes na concretização de ações que melhorem as condições de vida das pessoas que cumprem pena ou estão, provisoriamente, nos presídios e penitenciárias da Paraíba. “Hoje, temos informações completas que interessam aos familiares das pessoas privadas de liberdade. Informações que vão desde os materiais permitidos para ingresso na visita, como toda a legislação vinculada à execução da pena”, comentou. Thiago Robson disse, ainda, que o Conselho da Comunidade atua diretamente com familiares e apenados e nasceu da Vara de Execução Penal.

Documentos necessários – Para a realização do cadastro no Guia do Visitante são necessários: concordância, por escrito, do preso, sobre a conveniência ou não da visitação; comprovação da condição de ser cônjuge, companheira(o) ou do grau de parentesco; cópia da carteira original de identidade do visitante; cópia da carteira original do cadastro de pessoas físicas; cópia de comprovante de residência dos últimos seis meses; duas fotos recentes e iguais; e certidão de antecedentes criminais. No Guia do Visitante, os familiares também têm acesso às leis, procedimentos, links, perguntas e respostas acerca de questões relacionadas à visitação e etc.

Continue Lendo

Paraíba

“A Butija do Pastoril Profano” estreia dia 10 de janeiro no Teatro Paulo Pontes

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O elenco da Trupe de Humor da Paraíba, que comemora 33 anos de trajetória em 2025, na sexta-feira, 10 de janeiro, às 20h, estreia o espetáculo “A Butija do Pastoril Profano – Uma comédia para quem não é frouxo!”, misturando terror, assombração e muitas presepadas. Com ingressos a partir de R$ 25,00 (meia) estão disponíveis na loja Belíssima Cosméticos (Mangabeira) no site Outgo.

O texto é fruto de um processo criativo coletivo, com direção de Edilson Alves, com apresentações nos dias 10, 11, 12, 17, 18, 19, 24 e 25 de janeiro. Após cumprirem pena na prisão, um grupo de personagens desajustados recebe uma notícia inesperada: uma das amigas descobre que herdou uma misteriosa botija de sua tia recém-falecida. Movidas pela curiosidade (e pela ganância), elas embarcam em busca do tão falado tesouro. No entanto, o que parecia ser um golpe de sorte se transforma em uma aventura hilária, cheia de reviravoltas, situações inusitadas e o toque profano característico da trupe.

Com 70 minutos de duração, o espetáculo promete arrancar gargalhadas do público com uma experiência interativa e recheada de humor. Personagens já amados pelos espectadores dão vida à história, enquanto uma novidade no elenco promete surpreender.

No elenco Maria do Bu (Tony Silva), Selma Camburão (Raymon Farias), Verônica Show (Aluísio Sousa), Nildinha Bolo Fofo (Miguel Rebert), Dengoso (Edilson Alves), Tapeba do Cuminho (Epitácio Sousa), Motorista e Músico (Matheus Henrique), Amapola Furacão (Erick Souza). Cenários, figurinos, adereços e iluminação: Nelson Alexandre, sonoplastia de Wagner Nascimento, relações públicas e redes sociais Ícaro Diniz e produção de Giovana Gondim, Wagner Nascimento, Ícaro Diniz e Nelson Alexandre. Direção Geral Edilson Alves.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Forró Verão inicia neste sábado com shows de Limão com Mel, Waldonys, Banda Cascavel e Forró Pegado

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A cidade de João Pessoa se transforma na capital do forró, a partir deste sábado (04/01), com a abertura da segunda edição do Festival ‘Forró Verão’, que acontece até o dia 02 de fevereiro, com shows gratuitos no palco montado nas areias da Praia de Tambaú. Nessa primeira noite, a Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), traz na programação nomes tradicionais do forró, como Limão com Mel, Waldonys, Banda Cascavel e Forró Pegado.

“Nós estamos abrindo, esta semana, a segunda edição do nosso Forró Verão. Uma experiência exitosa que realizamos no ano passado, a pedido do prefeito Cícero Lucena, e foi considerada um sucesso. Este ano, aproveitamos novamente este momento de férias da população, a alta estação de verão, com uma presença recorde de turistas em nossa cidade. Por isso, renovamos o festival trazendo grandes nomes da música para a cidade de João Pessoa durante o mês de janeiro e início de fevereiro. Tenho certeza que também será um sucesso”, comentou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Toda a estrutura já está montada. “Temos uma parceria com o Governo do Estado que nos ajuda na política de segurança pública, com o apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil, além da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa e demais órgãos da prefeitura que nos ajuda a realizar esse grande evento”, destacou o diretor.

Na sua avaliação, o desenvolvimento da cultura local e da economia são as principais marcas do evento. “O festival valoriza a cultura do forró na Paraíba e desenvolve uma política de economia em torno da rede produtiva beneficiando diretamente bares, hotéis, restaurantes, mercados, mercadinhos, a rede de táxis, de aplicativos e todo um agregado de empresas e de empreendedores que são beneficiados diretamente, desde o grande e o pequeno hotel, a pousadas, ao comércio ambulante. Então, é realmente um festival que promove música de qualidade para o público, para o morador, para o turista, mas também desenvolve a economia local”, complementou Marcus Alves.

Atrações – De acordo com a programação, a Banda Limão com Mel fará o show de abertura do Forró Verão. Em seguida sobe ao palco o cantor e sanfoneiro cearense Waldonys. Na sequência, muito forró com Deborah e Isaías da Banda Cascavel, com mais de 20 anos de história, encerrando a noite com Forró Pegado, com Douglas Pegador.

Na semana seguinte, 11 de janeiro, o público poderá aproveitar as performances da cantora Eliane, Cavalo de Pau, Kally Fonseca e Ranniery Gomes. A festa continua em 18 de janeiro, com Joelma, Mastruz com Leite, Sâmya Maia e James Souza.

No dia 25 de janeiro, Cavaleiros do Forró, Walkyria Santos, Banda Encantu’s e Kelly Silva. Encerrando o festival, no dia 02 de fevereiro, a noite será animada pelos cantores Flávio José, Alcymar Monteiro, Amazan e Raifi Sousa.

Programação do Festival de Verão 2025:

04 de janeiro:

•      Limão com Mel

•      Waldonys

•      Banda Cascavel

•      Forró Pegado

11 de janeiro:

•      Eliane

•      Cavalo de Pau

•      Kally Fonseca

•      Ranniery Gomes

18 de janeiro:

•      Joelma

•      Mastruz com Leite

•      Sâmya Maia

•      James Souza

25 de janeiro:

•      Cavaleiros do Forró

•      Walkyria Santos

•      Banda Encantu’s

•      Kelly Silva

02 de fevereiro:

•      Flávio José

•      Alcymar Monteiro

•      Amazan

•      Raifi Sousa

Confira imagens:

 

Continue Lendo

Paraíba

Folia de Rua 2025: com Ivete e Bell já confirmados evento promete ser o maior do Nordeste

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Folia de Rua 2025, que já tem os cantores Bell Marques e Ivete Sangalo confirmados, promete ser a maior prévia carnavalesca do Nordeste, principalmente, pela “invasão” de turistas que vive a cidade de João Pessoa que chegou a figurar na lista das dez localidades mais procuradas por viajantes do mundo inteiro.

De acordo com informações da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Léo Santana também já foi confirmado para participar de um dos dias do evento, a lista porém, ainda está sendo finalizada e a expectativa dos foliões é que outros nomes de “peso” também sejam confirmados.

O evento se consolidou ao longo dos anos como o maior pré-Carnaval da Capital paraibana e dentre as atrações mais famosas está o Bloco dos Atletas, o Vumbora, o Muriçocas do Miramar e as Virgens de Tambaú.

Continue Lendo