Nos acompanhe

Paraíba

Estação Cidadania-Cultura de Campina Grande recebe diversos cursos de formação artística

Publicado

em

No intuito de expandir as ações culturais para diversos pontos da cidade, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), abre cursos gratuitos de formação artística na Estação Cidadania-Cultura, localizada na Rua das Quixabeiras s/n, no bairro Malvinas. As matrículas serão iniciadas a partir desta segunda-feira (23) e se estenderão até sexta-feira (27), com atendimento pela manhã das 8h às 11h30, e no período da tarde das 13h até 16h30.

Cerca de 120 vagas são ofertadas, distribuídas em cinco cursos de formação que transitam entre diversas linguagens artísticas como: danças urbanas; desenho e pintura; dança clássica; pífano e percussão e danças folclóricas. As aulas acontecerão através de oito turmas nos três turnos de segunda à sexta. As vagas são limitadas, e caso haja o preenchimento total das matrículas, o período de inscrições poderá ser encerrado antes do dia 27.

“Expandir nossas ações formativas e descentralizar as atividades culturais é um trabalho contínuo realizado pela Secult. Entretanto, para 2023, além do Centro Cultural, a Estação Cidadania-Cultura também será um local de fomento às práticas artísticas em Campina Grande. Com certeza, encontraremos novos talentos na região e, desta forma, devolveremos à cidade diversos agentes culturais”, salientou Giseli Sampaio, secretária de Cultura.

Os cursos de arte-educação preparados para a Estação visam não somente descentralizar as atividades culturais na Rainha da Borborema, mas, principalmente, estimular a formação cultural e identificar novos talentos campinenses em diversas áreas artísticas. A Estação Cidadania-Cultura recebe ações intersetoriais de diversas pastas da gestão municipal, e tem na sua estrutura uma sala multimídia, biblioteca, uma ampla área de convivência para a promoção do bem-estar, além de uma estrutura propícia à prática esportiva.

“Convidamos toda a população para que faça parte da nossa família. As matrículas começam nesta segunda-feira, e os interessados podem nos procurar até a próxima sexta-feira. A população das Malvinas está sendo presenteada com cursos gratuitos, e que com certeza será de grande importância para a região”, afirmou Múcio Brandão, diretor da Estação Cidadania-Cultura.

Continue Lendo

Paraíba

MIDR reconhece a situação de emergência em sete cidades da Paraíba; confira a lista

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta quarta-feira (13), a situação de emergência em sete municípios da Paraíba afetados pela estiagem. São eles: Esperança, Lagoa Seca, Montadas e Natuba.

A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira abaixo:

Clique aqui e confira a íntegra da Portaria n° 3.790

Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. Até o momento, a Paraíba tem 67 reconhecimentos federais de situação de emergência vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo

Paraíba

PF investiga fraude em benefício previdenciário no Estado da Paraíba

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (14/11), a Operação Piracuera, que tem como objetivo combater possíveis fraudes ao benefício do seguro-defeso de pescador praticadas no município de Bom Sucesso/PB.

Os investigados estariam cooptando pessoas no município para se cadastrarem em uma associação de pescadores, mesmo sem exercer a atividade da pesca, com o único propósito de receber fraudulentamente o benefício do seguro-defeso pago pelo Governo Federal.

Segundo o INSS, no ano de 2023 houve aumento de mais de 1.500%, em relação ao ano anterior, do número de cadastros de novos pescadores no município de Bom Sucesso/PB, todos vinculados a uma mesma colônia de pescadores.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 8ª Vara Federal de Sousa/PB, sendo um na zona rural do município de Bom Sucesso/PB e o outro no bairro da Torre, em João Pessoa/PB. Além disso, foi determinada pelo Juízo Federal a quebra do sigilo bancário dos suspeitos. Caso sejam denunciados, os investigados poderão responder pelos delitos de estelionato majorado e associação criminosa.

Continue Lendo

Paraíba

Harrison e Janny recebem carta proposta assinada por 500 mulheres advogadas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Mulheres advogadas participaram nesta quarta-feira (13/11), em João Pessoa, de um ato para declarar apoio à candidatura de Harrison Targino e Janny Milanês à presidência e vice-presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB). Durante o encontro, foi entregue uma carta com reivindicações e propostas, assinada por 500 advogadas.

As participantes destacaram a necessidade de evitar situações de assédio dentro da OAB, mencionando um caso ocorrido durante a gestão de Paulo Maia, ex-presidente da entidade. Uma funcionária, com 20 anos de serviço, denunciou o assédio e foi posteriormente demitida. O caso resultou na condenação de Paulo Maia, já em última instância.

Harrison Targino destacou que as mulheres desenvolvem papel de protagonismo na sua gestão, são maioria na diretoria e hoje comandam 64% das comissões. Lembrou do processo de formação da lista sêxtupla para o Quinto Constitucional da advocacia junto ao Tribunal de Justiça da Paraíba contou com a paridade de gênero. “Continuaremos na mesma direção, enfatizando que a OAB deve ser um espaço para todos, sem retrocessos, com mais respeito e participação”, disse.

Janny Milanês também defendeu o papel da mulher na OAB e na advocacia. Ela afirmou que a representatividade feminina é essencial para que a OAB seja plural e para que as vozes das advogadas sejam ouvidas. Falou da importância da inclusão, da equidade de gênero e do combate à violência de gênero no sistema jurídico. “O papel das advogadas vai além de suas carreiras individuais; é parte de uma luta por uma OAB mais justa e democrática, refletindo uma sociedade que busca ser mais inclusiva. Precisamos ter coragem para enfrentar o machismo e garantir que mulheres ocupem espaços de decisão”, disse.

Proposta – Para o próximo mandato, Harrison vai desenvolver o programa ‘OAB sem Assédio’, que visa reforçar os controles internos da instituição, com canais sigilosos de denúncia para assegurar que denúncias de assédio possam ser feitas de forma segura, sem represálias ao denunciante, garantindo apuração séria e punições para os responsáveis.

Continue Lendo