Nos acompanhe

Paraíba

Fundac cria projeto ‘Socioeducação Participativa’ para servidores e internos

Publicado

em

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice de Almeida’ (Fundac) lançou, na tarde dessa quarta-feira (18), o projeto ‘Socioeducação Participativa’. A ideia é dar vez e voz aos servidores e  socioeducandos para que juntos construam uma socioeducação voltada para a reintegração de fato e contribua para o exercício da cidadania. O projeto funciona nos moldes do Orçamento Democrático e deve pontuar ações geridas pela direção da Fundac.

A ideia é tornar este método permanente visando à harmonização, tranquilidade, apoio e orientação, no sentido de sempre reforçar e corrigir, na medida do possível, aspectos avaliados que não tenham tido uma análise positiva. Esse método de escuta desses públicos que fazem a socioeducação também objetiva encontrar ‘novos processos de produção que possam ser indicados pela comunidade socioeducativa’.

Para ouvir esses públicos de todas as unidades socioeducativas e sede, a direção da Fundac, por meio da Diretoria Técnica, elaborou uma planilha com dias e horas. Esse diálogo segue até o dia 25, no auditório da Fundação José Américo.

Durante o encontro, os presentes recebem um formulário no qual a Fundação pede que aponte os pontos positivos e negativos da gestão Fundac e também que apresentem sugestões que irão compor o planejamento 2023 da Fundação. Na ocasião, o presidente da Fundac, Flávio Moreira também fez entrega de computadores aos técnicos das unidades socioeducativas.

Flávio Moreira disse ainda que esse tipo de iniciativa vai “fazer com que possamos ter conhecimento do sentimento de todos os que fazem parte do sistema socioeducativo, para que possamos formatar um projeto de gestão a ser apresentado ao nosso Governador e, aprovado, possa ser executado por quem quer que esteja à frente da Fundação. Inclusive ouviremos também os socioeducandos e posteriormente os seus familiares, para que possamos encontrar realmente o sentimento de toda a comunidade socioeducativa”.

Continue Lendo

Paraíba

Daniella Ribeiro recebe honraria da Capitania dos Portos pelo apoio às atividades da instituição

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A senadora Daniella Ribeiro (PSD), recebeu, nesta quinta-feira (28/11), uma homenagem da Capitania dos Portos da Paraíba, por meio do capitão fragata Ronaldo Júnior, que a entregou uma moeda simbólica representando que estão “no mesmo barco” contribuindo para o país.

A honraria ressaltou o apoio da parlamentar, que destinou cerca de R$ 2,5 milhões em emendas para fortalecer e apoiar as atividades desenvolvidas pela instituição.

“Esse gesto simboliza a parceria e o compromisso que temos com o desenvolvimento do nosso estado, na Paraíba. Como senadora, destinei emendas importantes para a Capitania dos Portos, confirmando sua relevância estratégica para a economia da Paraíba e do Brasil”, destacou.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Reitoria do IFPB reúne-se em Brasília com o deputado Gervásio Maia e pleiteia emendas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta Meira Marinho, acompanhada de diretores-gerais dos campi, reuniu-se com o deputado federal Gervásio Maia (PSB-PB) nesta quinta-feira (28). Realizada no gabinete do parlamentar em Brasília, a audiência teve dois objetivos: apresentar a importância do papel do IFPB para a educação e pleitear emendas de bancada para o Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) 2025.

No encontro, Mary Roberta ressaltou o empenho de Gervásio Maia em defesa do desenvolvimento da Paraíba e da pauta da educação, especialmente pelas ações executadas para que o IFPB estivesse entre as instituições contempladas, ao longo dos anos, com recursos de emenda. A reitora também ressaltou o trabalho realizado pelo parlamentar para que a instituição recebesse novos códigos de vagas para contratação de professores. “Este é um momento de agradecer, mas de também fazer as solicitações para o ano de 2025. É um momento de agradecer, de solicitar e de projetar o futuro juntos”, afirmou.

Ao conversar com os integrantes da comitiva do IFPB, Gervásio Maia citou conquistas recentes para o Instituto, fruto ainda de suas ações na legislatura passada, como liberação de recursos para a construção de restaurante estudantil e ginásio esportivo, bem como para investimentos em laboratórios e aquisição de material didático.

O parlamentar também externou seu agradecimento ao ministro da Educação, Camilo Santana, à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que foram sensíveis às ações empreendidas para “salvar o concurso do IFPB”, cujo prazo estava próximo a expirar.

“O concurso ia vencer e aqueles profissionais iam deixar de ter a oportunidade de servir na ampliação dos quadros  de um instituto que tinha a maior deficiência de quadros do país. E a gente conseguiu reparar essa injustiça histórica. No último instante, a gente conseguiu publicar e dar posse aos novos profissionais”, comentou. De forma informal, Gervásio Maia ainda “cobrou” à reitora Mary Roberta a implementação de um curso de Energias Renováveis no Campus Catolé do Rocha.  “Mas sei que isso vai chegar em breve”, pontuou o parlamentar.

Continue Lendo

Paraíba

Presidente da Fundac visita obras do complexo Lar do Garoto, em Lagoa Seca

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Na última quarta-feira (27/11), o presidente da Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac), Flavio Moreira, realizou vistoria das obras que estão acontecendo no Complexo Lar do Garoto Padre Otávio Santos, em Lagoa Seca.

Durante a visita, Flavio pôde constatar que a obra está em ritmo acelerado e destacou a importância desse investimento de quase 8 milhões de reais do Governo do Estado, que vai transformar a realidade da socioeducação na região de Campina Grande.

A visita foi acompanhada pela diretoria técnica da Fundac e a direção do Complexo Lar do Garoto, na ocasião, o presidente da Fundac teve ainda a oportunidade de dialogar com os agentes socioeducativos para que a unidade funcione da melhor forma possível.

Veja:

Continue Lendo