O Hospital Municipal do Valentina (HMV), da Prefeitura de João Pessoa, aumentou em 108% o número de pacientes admitidos em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no período de um ano. Em 2021, o serviço hospitalar admitiu 68 pacientes na UTI, enquanto em 2022 a quantidade subiu para 142 crianças e adolescentes.
De acordo com o diretor técnico do HMV, Roberto Leitão, o crescimento se deve ao reforço nas escalas de plantão e ao trabalho executado pelas equipes. A UTI pediátrica passou a contar com um médico diarista e houve um aumento na quantidade de médicos, que passou de um para dois por plantão, além da aquisição de novos aparelhos de eletrocardiograma e desfibrilador.
“Isso otimiza o atendimento, agiliza a alta da UTI, aumenta a chance de sucesso terapêutico, reduzindo a quantidade de dias que o paciente passa internado na UTI. Ou seja, isso é benefício não só para o paciente que foi admitido, e que na maioria das vezes recebeu alta, como também para a família que é impactada diretamente com esse benefício. Nós dobramos nossa utilidade para a sociedade”, afirmou Roberto Leitão.
Enfermarias – Em relação aos leitos de enfermaria, o aumento no número de admissões de um ano para outro foi de 10%. No ano de 2021, o hospital registrou 2.326 admissões na enfermaria, enquanto que em 2022 foram 2.574 pacientes admitidos neste setor.
Serviço – O HMV é referência no atendimento infantil, recebendo casos clínicos, assim como urgência e emergência pediátrica. O hospital é uma unidade de portas abertas, atendendo desde recém-nascidos a adolescentes com idade até 17 anos, 11 meses e 30 dias.
Ao todo, a unidade hospitalar possui 78 leitos, sendo 60 de enfermaria (54 clínicos e seis cirúrgicos) e oito psiquiátricos. Além disso, conta com serviços de pronto atendimento, equipes de imagem, bloco cirúrgico para pequenas e médias cirurgias, além de ambulatórios que atendem casos nas especialidades de otorrinolaringologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, anestesiologia e endocrinologia.