Nos acompanhe

Paraíba

‘Quintas Artísticas’ começa a receber projetos para shows de música, dança e teatro

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 9, a edição 2023 do Projeto ‘Quintas Artísticas’ inicia o recebimento de projetos artísticos-culturais para os segmentos de música, teatro e dança, a serem apresentados no mini teatro Paulo Pontes, anexo ao Teatro Municipal Severino Cabral, que neste ano comemora 60 anos de história. Com mais esta ação, a Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Cultura (Secult), fomenta as práticas culturais na cidade Rainha da Borborema, enaltecendo o segmento artístico que atua nas mais variadas manifestações culturais na cidade.

As propostas artísticas devem ser enviadas para o e-mail [email protected], até o próximo dia 20 de janeiro. Posteriormente, cada projeto será avaliado, entre os dias 23 e 27 de janeiro. O resultado preliminar será divulgado no dia 30 de janeiro e a interposição de recursos acontecerá no período entre 31 de janeiro até 1 fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 3 fevereiro, no site do Teatro Municipal: www.teatroseverinocabral.art.br. Inicialmente serão selecionados 8 projetos, a serem apresentados nos meses de março e abril, sempre às quintas-feiras.

’Convidamos a classe artística a participar deste projeto que, sem dúvidas, fortalecerá o segmento cultural de nossa cidade. O principal foco do ‘Quintas Artísticas’ é estimular o ’fazer cultura’, evidenciando a força cultural que a Rainha da Borborema tem, não só no campo da música, mas também na dança e nas artes cênicas, reafirmando toda a diversidade artística que nós possuímos’, disse a secretária municipal de Cultura, Giseli Sampaio.

Os ingressos serão vendidos por R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira), sendo que 90% do valor arrecadado será direcionado ao artista e 10% será entregue ao Teatro Municipal, promovendo, desta forma, uma rotatividade de projetos culturais e estimulando a economia criativa no campo das artes em Campina Grande. Conforme o edital é necessário que, além da ficha da inscrição, os proponentes também apresentem informações sobre o espetáculo a ser apresentado, bem como uma autorização de cessão de direitos autorais e de imagem.

’Este projeto integra a vasta agenda cultural que será apresentada nos 60 anos do Teatro Municipal Severino Cabral. A proposta do ‘Quintas Artísticas’ é de aproximar o público do artista, com shows mais intimistas e reforçando o mini teatro Paulo Pontes como um importante equipamento cultural de Campina Grande, levando ao público shows de qualidade e que celebram diversas vertentes da arte’, explicou Carlos Alan Peres, diretor do Teatro Municipal.

Para ter acesso ao edital do Quintas Artísticas, como também à ficha de inscrição e ao documento de autorização de cessão de direitos autorais e de imagem basta acessar https://campinagrande.pb.gov.br/quintas-artisticas-comeca-a-receber-projetos-para-shows-de-musica-danca-e-teatro/

Continue Lendo

Paraíba

Emlur transforma pontos de descarte irregular de resíduos em jardins

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) transforma pontos de descarte irregular de resíduos em jardins. O mais novo local recuperado está localizado na Avenida Monteiro da Franca, em Manaíra, onde foram plantadas mudas de árvores. O descarte inadequado de resíduos é um crime ambiental, e a prática é fiscalizada pela Emlur, diariamente.

Para coibir o descarte irregular e contribuir para a preservação do meio ambiente e o embelezamento da cidade, a Emlur iniciou ano passado o trabalho de recuperação de pontos de despejo irregular de materiais, segundo a engenheira da Emlur, Raissa Fernandes. “Os agentes de limpeza retiraram os resíduos, colocaram areia, reaproveitaram pneus que foram jogados no próprio local, pintaram e plantaram mudas de árvores”, explica.

Raíssa Fernandes aponta que o trabalho de recuperação de áreas públicas também é útil para conscientizar a vizinhança sobre as práticas regulares de descarte de resíduos e para evidenciar a diferença na paisagem, quando há respeito ao meio ambiente. “A equipe de Educação Ambiental reforça essa questão do cuidado com as áreas transformadas”, relata.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, destaca que a coleta dos resíduos descartados irregularmente nas vias é contínua, considerando o índice de reincidência da prática do descarte irregular, que é ilícita e punível com multa, conforme o Código de Posturas do Município de João Pessoa (Lei Complementar nº 7/ 1995).

“Os agentes de fiscalização da Emlur estão nas ruas todos os dias verificando situações inadequadas, que atrapalham a limpeza da cidade, e também a partir de denúncias da população. O problema é que fazemos a limpeza em um dia, e no outro, alguém já despeja resíduos”, frisa Ricardo Veloso.

O serviço de recuperação de ‘pontos de lixo’ já foi feito nos bairros de João Agripino, Brisamar, Mandacaru e Jardim Treze de Maio. A ideia é continuar expandindo a prática de promoção do cuidado com o meio ambiente por toda a cidade de João Pessoa.

A população pode denunciar o descarte irregular de resíduos pelos telefones 3213-4237 e 3213-4238 e pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão. Outra opção é pelo site da Prefeitura de João Pessoa, na plataforma Prefeitura Conectada, no endereço https://joaopessoa.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=10.

Continue Lendo

Paraíba

Prefeitura segue mobilizando a população sobre importância da vacinação após o ‘Dia D’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após um final de semana com a realização de mais uma mobilização estadual de ‘Dia D para a vacinação’, a Prefeitura de João Pessoa segue nesta segunda-feira (21) com todas salas de vacinas da Rede Municipal de Saúde e pontos móveis mobilizados para garantir a prevenção de quem ainda não colocou a caderneta ou o cartão de vacina em dia. O alerta é principalmente para os adolescentes que precisam tomar as vacinas que protegem contra a dengue, meningites e HPV ou tomar doses de reforço, para completar os esquemas vacinais.

No sábado (19), aconteceu o ‘Dia D’ estadual de vacinação, quando diversos serviços estiveram mobilizados para garantir a prevenção de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Além de benéficas para os diversos públicos, a multivacinação realiza uma mobilização de bloqueio contra diversas de doenças evitáveis, e contribui para ampliar a cobertura vacinal.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), apesar da Paraíba se destacar nacionalmente na cobertura de várias outras vacinas, vem apresentando baixa cobertura vacinal em relação ao HPV e a Meningocócica ACWY. No período de janeiro a agosto deste ano, foi registrado um percentual de 68,69% da vacina HPV para meninas e 50,03% de HPV para meninos, quando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Quanto à vacina contra meningocócica ACWY, o índice foi de 46,83%, quando a meta é 80%.

O Sistema Único de Saúde oferece 19 vacinas que compõem o calendário básico e outras vacinas de campanhas, a exemplo das que protegem contra a dengue, Covid-19 e Influenza, com indicações e especificações para todas as faixas etárias, do nascimento à terceira idade. Disponibiliza, também, imunizantes para grupos com necessidades especiais. “Sempre destacamos para as pessoas mais receosas que as vacinas não causam doenças. Pode haver algum desconforto ou reação temporária, o fato é que as vacinas são seguras e os profissionais de saúde estão nos serviços para orientar e garantir essa prevenção a quem precisa”, explicou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Para saber mais informações sobre a atualização da caderneta de vacinal e quais as vacinas estão disponíveis para cada faixa etária, os usuários podem procurar um serviço de saúde mais próximo de sua residência ou um dos pontos móveis para garantir esse cuidado preventivo. Ainda, o usuário pode saber as recomendações vacinais pelo link:
https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario

Locais de vacinação em João Pessoa nesta segunda-feira (21):

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira);
*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

Policlínicas Municipais
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira).

Centro Municipal de Imunização
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: crianças menores de cinco anos e grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência).

Home Center Ferreira Costa
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 8h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (sábado).

Shopping Sul
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 9h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (sábado).

Shopping Tambiá
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 9 a 14 anos;
– Covid-19: grupos prioritários;
– Influenza: população acima dos seis meses de idade;
– Vacinas do calendário de rotina;
Horário: 9h às 20h (de segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (sábado).

Vacinação Domiciliar
Para ter acesso à vacinação domiciliar, o usuário deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Esse serviço é destinado às pessoas acamadas (restritas ao leito).

Continue Lendo

Paraíba

Mães destacam qualidade do ensino do Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras (Celest), localizado na Avenida Epitácio Pessoa, tem se tornado referência para as famílias pessoenses que buscam incluir no currículo dos filhos uma segunda língua. Este é o caso de Clênia Daisy dos Reis, moradora de Manaíra, que cita dois fatores que pesaram na escolha da escola para matricular os dois filhos no curso de Espanhol: a qualidade de ensino, com o comprometimento de toda a equipe, e a gratuidade do serviço.

“Além de ser gratuito, o ensino aqui é muito bom e isso tem ajudado muito no desempenho dos meus filhos como um todo. É muito importante estudar outra língua de olho no mercado de trabalho para o futuro deles”, declarou Clênia Reis, ressaltando que o Celest já tem o reconhecimento do público pela sua qualidade de ensino e que foi ‘essa fama’ que a levou a buscar as duas vagas.

Luísa de Lima, moradora de Miramar, também tem um filho estudando no Celest e disse que está bastante satisfeita com a evolução dele no Inglês, tanto na leitura de textos, quanto na fala. “Ele é aluno daqui há três anos e já fala bem o idioma, inclusive assiste vídeos estrangeiros. Mesmo a aula começando às 7h, ele não reclama de acordar cedo e sai animado porque gosta do centro e da equipe”, confessou.

Ela disse que é gratificante ver esse interesse do filho espontaneamente porque acha que “aprender uma segunda língua, principalmente o Inglês que é o que ele faz, é essencial para desenvolver qualquer atividade hoje, desde para entrar na faculdade, conhecer outras culturas e para ter uma profissão, enfim, é o ideal para quem quer ter um futuro promissor”, frisou Luísa.

A mãe revelou que o filho mostra os avanços de um bom aprendizado diariamente e afirma: “O interesse pelo Inglês partiu dele, mas eu quem escolhi o local com base nas referências de algumas amigas. É um serviço público de qualidade que eu recomendo. É uma pena que não possa atender toda a demanda da população, porque tem muita gente que queria esse acesso”.

A diretora do Centro Escolar Municipal de Línguas Estrangeiras, Jéssica Holanda, confirmou que a procura por vagas é grande e constante. “Atualmente, temos cerca de 600 alunos matriculados nos nossos cursos de idiomas – Inglês, Espanhol e Francês. O Celest oferta vagas para os alunos da rede municipal de ensino, a partir do 6º ano ao 9º ano. “O nosso carro-chefe, com turmas maiores e com uma concorrência cada vez maior é o Inglês”, destacou.

A unidade escolar, conforme explicou, também tem turmas de adultos, só que nos horários de fim de tarde e noite, todos os dias, de segunda a sexta-feira. “Além desses cursos, oferecemos Alemão e Libras (Língua Brasileira de Sinais). Todos estes cursos são ofertados no Celest de forma gratuita para qualquer adulto da comunidade, como também para professores da Rede Municipal de Ensino, visando sua qualificação, e ainda para servidores do Município, com limite de vagas ainda para o público em geral. São cerca de 1.400 alunos matriculados na instituição nos diversos cursos”, detalhou.

Serviço – O Celest fica localizado na Avenida Epitácio Pessoa, 1.840, no bairro dos Expedicionários. Interessados podem entrar em contato através do telefone (83) 99604-4389 e/ou via e-mail: [email protected].gov.br. As matrículas para 2025 serão abertas em janeiro.

Continue Lendo