Nos acompanhe

Paraíba

PMCG destaca ações realizadas pela Secob e projetos que serão desenvolvidos ainda neste ano

Publicado

em

A segunda semana de 2023 iniciou com participação do secretário de Obras da Prefeitura de Campina Grande, Joab Machado, em entrevista a uma rádio local onde fez um balanço das realizações em 2022 e das projeções para o decorrer deste ano. Em entrevista ao Jornal da Manhã, nesta segunda feira, 9, o titular da Secob destacou obras que estão em execução, como a ponte da Maria Gomes Carneiro (bairro do Tambor), a urbanização do Canal da Ramadinha, pavimentação no Jardim Paulistano, Jardim Tavares, além da urbanização do Canal do Santa Rosa.

Durante a entrevista foram lidas perguntas dos ouvintes sobre obras de calçamentos e iluminação pública. Joab Machado explicou o procedimento necessário, para a solicitação de tais serviços, e reiterou o compromisso da Secob por meio do Call Center, que em 2022 encerrou as atividades com mais de 90% das solicitações atendidas. Sobre a iluminação pública, o secretário informou que a população pode solicitar o serviço por meio do telefone (83) 3322 5594.

Outro ponto, abordado durante a entrevista, foi o pacote de serviços que beneficiará a população que transita diariamente pelo setor oeste do Município, interligando os bairros de Bodocongó ao Cruzeiro. Segundo o secretário, as ruas Francisco Lopes de Almeida e Floriano Peixoto se conectarão por meio de uma rotatória, melhorando a mobilidade dos dois setores, com o projeto de engenharia que será executado junto ao pacote de grandes obras iniciadas ainda neste ano.

Joab Machado também falou sobre a qualidade de vida da população, por meio de uma melhor mobilidade urbana “Tem todo um planejamento de trânsito e de obras para que, de fato, a gente faça um Canal revestido de concreto que consiga aguentar essa drenagem pluvial. O Canal segue alí, por trás da Floriano Peixoto, sentido bairro-centro, e desemboca no Canal de Bodocongó. Existe todo esse trecho do canal de Santa Rosa que tem vias laterais e transversais. A gente vai agregar mobilidade e melhoria na qualidade de vida para aquela região”, declarou.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

“Instâncias do PT decidiram quase por unanimidade caminhar com Cícero no 2º turno”, afirma Jackson

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O presidente estadual do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, confirmou que as instâncias estadual e municipal do PT decidiram, na última sexta-feira (18/10), pelo apoio ao projeto de reeleição de Cícero Lucena (PP) à frente da Prefeitura Municipal de João Pessoa, neste 2º turno das Eleições 2024.

Jackson Macedo confirmou que o apoio foi decido por cerca de 600 (seiscentos) representantes do movimento petista em João Pessoa e afirma que a decisão do PT de João Pessoa é coerente uma vez que “qualquer posição de neutralidade neste momento só favorece ao bolsonarismo” e alimenta o desejo de que “esse campo político liderado por João Azevêdo e com Cícero Lucena, que está no segundo turno aqui em João Pessoa esteja também com Lula em 2026“.

Os comentários do dirigente estadual petista foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta segunda-feira (21/10).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

CMJP comunicará sequências de trabalho da Casa após julgamento de recurso apresentado por Dinho

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) confirmou o adiamento de uma coletiva de imprensa que havia sido agendada para esta segunda-feira (18/10).

De acordo com as informações oficiais, a coletiva será realizada na terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

O adiamento se deu em virtude da espera do resultado do recurso em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB) apresentado pelo presidente da CMJP, vereador Dinho Dowsley (PSD), que decidirá, na tarde desta segunda (21/10), acerca do seu afastamento temporário.

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: único gari eleito prefeito no Brasil é paraibano e destaque na mídia nacional

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O gari Nerivan Alvares de Lima, conhecido como Nerivan Gari (MDB), que foi eleito prefeito do Município de Caraúbas, nas Eleições 2024, na Paraíba, foi destaque em diversos veículos da imprensa nacional neste fim de semana.

A redação do Metrópoles, por exemplo, trouxe uma reportagem especial sobre o paraibano que se transformou no único gari eleito no pleito municipal deste ano em todo o país.

Clique aqui e confira a íntegra da matéria com fotos ou leia o texto abaixo:

Conheça Nerivan, o único gari eleito prefeito no Brasil: “Reviravolta”

Depois de empatar em 2020 e perder no critério de idade, gari de Caraúbas (PB) candidatou-se novamente e levou a melhor nas eleições de 2024

A vida de Nerivan Alvares de Lima, o Nerivan Gari (MDB), de 38 anos, mudou completamente em 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições. Gari concursado há quase 15 anos, ele foi eleito prefeito de Caraúbas (PB), tornando-se o único representante da categoria entre todos os eleitos para o Executivo no Brasil.

As eleições deste ano, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram 432 candidatos garis. Desse total, apenas três concorreram a cargos de prefeito e, dentre eles, somente Nerivan saiu vencedor. Com isso, Caraúbas, cidade paraibana que fica na divisa com Pernambuco e que tem pouco mais de 4 mil habitantes, é a única do país que terá um prefeito gari.

“Até outro dia, a gente era gari e agora passou a ser ‘o patrão’, uma reviravolta grande demais. Com certeza, uma grande conquista”, comemora ele, em entrevista ao Metrópoles.

A vitória nas urnas teve um gosto especial para Nerivan. Nascido e criado na cidade, ele já havia se candidatado a prefeito em 2020 e obteve exatamente a mesma quantidade de votos que o adversário, que era o atual gestor em busca de reeleição. Cada um deles teve 1.761 votos e o gari perdeu a vaga no desempate por critério de idade.

A lei eleitoral estipula que, em caso de empate entre candidatos a prefeito em cidades onde não há eleitorado suficiente para justificar um segundo turno, a eleição é desempatada conforme alguns critérios, e a idade é o primeiro deles. Nesse caso, vence o candidato mais velho, e assim ocorreu em Caraúbas.

Votação em 2020 elevou a confiança
Apesar da derrota, a quantidade de votos obtida por Nerivan em 2020, primeira vez em que ele disputou a prefeitura, foi um sinal positivo. O gari, que vivia limpando as ruas da cidade e era desacreditado por muitos, em razão da estigmatização da profissão, surpreendeu e tornou-se um nome de peso.

A primeira eleição disputada por ele foi em 2016, quando se elegeu vereador, com 209 votos. Entre 2017 e 2020, Nerivan conseguiu conciliar o mandato com a função de gari e, ao final do período, foi convidado por um grupo de vereadores para disputar a prefeitura.

O sentimento imediato, à época, foi de dúvida generalizada. “Foi o momento de maior reflexão. Fiquei fazendo várias perguntas para mim mesmo: e se eu perder? Como vai ser? E se eu ganhar? Por que eu sou candidato a prefeito? Qual é o diferencial que tenho que ter? E como será para a minha família? Terá perseguição?”, relembra ele.

Passado o pleito, o empate foi comemorado como se fosse uma vitória e elevou a confiança de Nerivan. O gari que duvidava de si passou a aceitar melhor a veia política e acreditar no próprio potencial. “Foi uma sensação de dever cumprido, de que estávamos no caminho certo, alinhados com os pensamentos das pessoas do nosso município”, descreve.

Continue Lendo