Nos acompanhe

Paraíba

Instituto Cândida Vargas vai realizar frenotomia nos bebês recém-nascidos com ‘língua presa’

Publicado

em

O Instituto Cândida Vargas (ICV), da rede municipal de saúde de João Pessoa, vai começar a realizar cirurgia de frenotomia nos bebês recém-nascidos que tenham anquiloglossia, conhecida como ‘língua presa’. A realização do procedimento cirúrgico na instituição é uma iniciativa integrante do Projeto Linguinha Solta JP, que será lançado pela Prefeitura de João Pessoa, nesta segunda-feira (9), às 14h, na maternidade.

Serão atendidos apenas os bebês nascidos no ICV e o objetivo é fazer a cirurgia logo após o resultado positivo do teste que dá o diagnóstico se o recém-nascido tem ou não a chamada ‘língua presa’. A coordenadora da área técnica de Saúde Bucal de João Pessoa, Camila Castelo Branco, explica que, na maternidade, o teste da linguinha é realizado por fonoaudiólogo em todos os bebês recém-nascidos e há três possibilidades de diagnóstico: positivo, negativo e duvidoso.

“Os bebês com resultado positivo passarão pelo procedimento de frenotomia, que será realizado por um cirurgião dentista. Os que tiverem resultado duvidoso, retornarão em 15 dias para um novo teste e, caso o resultado seja positivo, também passarão pela cirurgia. Então vamos oferecer não só o teste, mas também a resolução do caso”, destacou Camila Castelo Branco.

Para a segurança dos bebês, todo o processo para a realização da frenotomia e o pós-cirúrgico será acompanhado por uma equipe multiprofissional formada por fonoaudiólogo, pediatra, cirurgião dentista (odontopediatria) e consultora de amamentação.

Atualmente, o ICV já realiza o teste da linguinha em todos os bebês nascidos na instituição, em cumprimento ao que estabelece a lei nº 13.002/2014. Com o início do Projeto Linguinha JP, o ICV é a primeira maternidade na Paraíba a lançar um fluxo para a realização da frenotomia em recém-nascidos, cumprindo também a nota técnica nº35/2018, do Ministério da Saúde, que orienta sobre a identificação precoce da anquiloglossia, assim como estabelecer um fluxo de atendimento no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras faixas etárias – Compreendendo que a anquiloglossia repercute além da amamentação, a área técnica de Saúde Bucal também organizou um fluxo para o atendimento de bebês e crianças até 12 anos de idade, que não tiveram o diagnóstico quando recém-nascidos. O atendimento começará na unidade de saúde da família (USF) de referência da criança, com a avaliação do cirurgião dentista.

Se o paciente possui ‘língua presa’, será encaminhado para um dos centros de especialidades odontológicas (CEO) da rede municipal de saúde, onde passará por avaliação do odontopediatria e, havendo necessidade, passará pelo procedimento de frenotomia. Após a cirurgia, o paciente será encaminhado para uma das policlínicas municipais para o acompanhamento com fonoaudiólogo.

Frenotomia – É um procedimento cirúrgico realizado para corrigir o freio ou frênulo da língua ou do lábio da criança quando há um encurtamento do mesmo, o que dificulta a movimentação da língua e pode comprometer os movimentos, interferindo na amamentação e nas funções orais como sucção, deglutição, mastigação e fala. A idade para se realizar a cirurgia deve ser avaliada individualmente, levando em consideração vários fatores, além da alteração física propriamente dita.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Republicanos da Paraíba anunciam apoio à reeleição do vereador Dinho na Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Partido Republicanos da Paraíba, sob a coordenação estadual e municipal dos deputados federais Hugo Motta e Wilson Santiago, declarou apoio à reeleição do vereador Dinho para a presidência da Câmara de Vereadores de João Pessoa, para o biênio 2025/2026. A reunião contou com a presença de vereadores do partido e outras lideranças locais.

Durante o encontro, os vereadores Marcílio do HBE, Marmuthe, Mikika Leitão, Toinho Pé de Aço e Valdir Trindade se reuniram com Dinho para discutir estratégias e fortalecer o compromisso do partido em torno da sua candidatura. O secretário executivo de Turismo de João Pessoa e tesoureiro estadual do Republicanos, Luiz Júnior, que representou o presidente Hugo Motta, também participou da reunião, reforçando a união do partido em prol da reeleição do vereador.

Luiz Júnior destacou a importância da continuidade da liderança de Dinho na Câmara. “Ele tem demonstrado um trabalho exemplar na gestão e é fundamental que tenhamos uma voz forte e comprometida à frente da Câmara Municipal”, afirmou o secretário.

Dinho expressou sua gratidão pelo apoio dos colegas e reafirmou seu compromisso em continuar promovendo ações que beneficiem a população. “Juntos, podemos avançar ainda mais em projetos que melhorem a vida dos cidadãos de João Pessoa”, declarou o vereador.

O apoio do Republicanos é visto como um passo estratégico nas articulações políticas para as eleições da presidência da Câmara, que ocorrerão no início do próximo ano. Com uma base sólida e unida, Dinho se posiciona como um forte candidato à reeleição.

A expectativa é que essa aliança fortaleça não apenas a candidatura de Dinho, mas também a atuação do Republicanos na Câmara Municipal, contribuindo para um ambiente político mais colaborativo e voltado para as necessidades da população.

Continue Lendo

Paraíba

Victor Hugo é o novo presidente do PSOL-PB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Após indicação da Tese da Primavera Socialista inscrita no VIII Congresso Estadual do PSOL-PB, Victor Hugo foi registrado pela Direção Nacional PSOL como novo presidente da legenda na Paraíba.

Além do novo presidente ainda foram registrados outros seis nomes para ocupar os cargos vagos desde abril de 2024: Ednaldo Mendes, Diego Nobre, Lúcio Flávio, Mônica Vilaça, Simone Elizabeth e Tárcio Teixeira.

Victor Hugo é ex-presidente do Sindifisco-PB, coordenou o Fórum dos Servidores da Paraíba e foi o candidato a prefeito de João Pessoa mais votado pelo PSOL, Victor entende que assume a Presidência do partido em um difícil momento da conjuntura política da Paraíba, mas afirma: “é um desafio que assumo por saber que é uma tarefa coletiva e que o PSOL tem um papel transformador importante para realidade local”.

Continue Lendo

Paraíba

Expectativa: deputados devem reconduzir Adriano Galdino à Presidência da ALPB em Sessão nesta 3ª

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Uma nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) acontecerá nesta terça-feira (26/11). O pleito ocorre após a aprovação do projeto de resolução 303/2024, que modificou o Regimento Interno da Casa e instituiu uma nova eleição para a Mesa.

A medida acontece após a Procuradoria-Geral da República (PGR) acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a reeleição antecipada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa Legislativa seja oficialmente anulada para o biênio 2025/2026. Segundo a PGR, a antecipação da dita eleição fere “os princípios da alternância do poder político e da temporalidade dos mandatos”.

O parlamentar acredita que não haverá surpresas na recondução da Presidência da Assembleia e expressou confiança em eleição por unanimidade.

A permanência dos membros também tem aprovação do governador João Azevêdo (PSB). De acordo com o gestor, existe tranquilidade em relação ao tema, uma vez que, em reunião com o presidente da ALPB, já havia exposto o desejo de que a composição da Mesa Diretora continuasse da mesma forma.

Além de Galdino são componentes da atual Mesa Diretora da ALPB os deputados: Felipe Leitão, Cida Ramos e Taciano Diniz, Fabio Ramalho, Tovar Correia Lima, Eduardo Carneiro, Anderson Monteiro, Jane Panta, Sargento Neto, Galego de Sousa, Eduardo Brito e Júnior Araújo.

Continue Lendo