A Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) é o órgão responsável, no âmbito do município de João Pessoa, pela realização de inspeções sanitárias, fiscalizações, licenciamentos e imunização, além do atendimento às denúncias oriundas da população, com suas devidas apurações.
No ano passado, a equipe da Vigilância realizou 3.442 inspeções sanitárias e emitiu 1.124 licenciamentos. Paralelo a este trabalho específico, o órgão, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu 267 ações educativas e atendeu 231 denúncias, com suas devidas apurações. O trabalho da DVS teve um destaque especial em 2022, onde levou João Pessoa a ser a única capital do Brasil a atingir a meta de 95% de crianças vacinadas contra a Poliomielite.
De acordo com Raquel Moraes, diretora da DVS, o órgão desenvolve uma série de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, intervindo ainda nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
“As ações desenvolvidas pela Vigilância Sanitária, desenvolvidas dentro de toda a cidade de João Pessoa, são de caráter educativo [preventivo], normativo [regulamentador], fiscalizador e, em última instância, punitivo. Temos como exemplo o ano de 2022, quando fizemos fiscalizações em diversos estabelecimentos da rede pública e privada, dentre eles pet shops, supermercados, instituições de ensino e em todos os hospitais privados e filantrópicos no tocante à segurança do paciente, sempre com avaliação dos riscos e danos que possam interferir na saúde da população pessoense”, explicou.
Denúncias – A população pode fazer denúncias à Vigilância Sanitária Municipal pelos e-mails [email protected]ov.br ou [email protected] ou ainda pelo telefone (83) 3214-7956.
Confira imagens: