Prezando pelo cuidado que a gestão municipal tem com as pessoas no trânsito, sempre com o intuito também de conscientizá-las por uma mobilidade mais segura e sem vítimas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) promoveu, de janeiro a dezembro deste ano, mais de 250 ações educativas voltadas para públicos diversos. A estimativa é de que através das abordagens, mais de 20 mil pessoas, direta ou indiretamente, tenham sido alcançadas.
Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da Capital, ressalta que assim como vias bem sinalização e fiscalizações diárias, os investimentos em educação de trânsito também são imprescindíveis para orientar as pessoas por uma mobilidade mais segura e humana, sendo, desta forma, essencial para termos comportamentos mais prudentes, reduzindo as chances de acidentes.
“Seguimos a orientação do prefeito Cícero Lucena de chegarmos perto das pessoas e chamá-las a abraçar a causa da mobilidade urbana e humana conosco. O desafio não é fácil, mas a cada ação desempenhada temos a expectativa de que possamos orientar a população para as práticas devidas a serem adotadas. Em 2023, esperamos avançar ainda mais neste aspecto”, disse.
De acordo com levantamento realizado pela Divisão de Educação para o Trânsito (Died/Semob-JP), o projeto ‘Semob nas Escolas’, que leva de forma lúdica e pedagógica instruções sobre segurança no trânsito para crianças entre 3 e 7 anos, liderou o número de ações, ocorrendo 67 vezes em instituições de ensino públicas e privadas.
Também pontuam em destaque as atividades do projeto ‘Sinalizando sua Segurança’, com 42 intervenções nos bairros, instalando placas de ‘Atenção’ em carrinhos e carroças, contribuindo para segurança daqueles que usam estes equipamentos para trabalhar. Já no ‘Maio Amarelo’, mês de mobilização mundial para prevenção dos acidentes de trânsito, as equipes de educadores do órgão de mobilidade executaram 22 procedimentos junto à população.
Segundo Gilmara Branquinho, chefe da Died/Semob-JP, para o próximo ano, a expectativa é de que os projetos sejam mantidos e ampliados. “Seguiremos com nossas ações, não apenas nas escolas ou com os carroceiros, mas também enfatizando o respeito às faixas de pedestre, vagas especiais, além de manter os treinamentos e as palestras que fazemos nas instituições e empresas, visando sempre a paz no trânsito para todos”, frisou.
Confira imagens: