Nos acompanhe

Paraíba

Dezembro Vermelho: Hospital Metropolitano promove ações de conscientização para prevenção das ISTs

Publicado

em

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) e Núcleo de Epidemiologia do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), realizaram uma série de ações de conscientização acerca do tema: “O que você precisa saber sobre HIV e AIDS”, dentro da campanha de mobilização nacional Dezembro Vermelho. O objetivo foi promover a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), especialmente pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).

Com abordagens setoriais aos usuários do serviço, a equipe distribuiu materiais informativos, e promoveu para os colaboradores uma palestra que teve como principal objetivo orientar sobre o atendimento a pacientes infectados. “Discutimos sobre a declaração de direitos dos pacientes com HIV, sempre trabalhando a conscientização para um atendimento holístico, efetivo e sem preconceito”, pontuou a médica infectologista do Metropolitano, Larissa Negromonte.

De acordo com a coordenadora do SCIH, Thais Grassi, as ações são consideradas relevantes, uma vez que pacientes descobriram ser portadores do vírus, após exame realizado na instituição. “Alguns pacientes já dão entrada no nosso serviço de saúde cientes do seu diagnóstico, mas acontece de alguns serem diagnosticados aqui. Neste ano, por exemplo, tivemos nove casos de novos diagnosticados, por isso buscamos sensibilizar os nossos profissionais a demonstrarem empatia, dando esperança aos pacientes de que o diagnóstico não é o fim”, afirmou a gestora.

Para a coordenadora de Serviço Social do Metropolitano, Carmen Lúcia Meireles, foi de grande importância abordar o direito do paciente de ter seu diagnóstico protegido de forma sigilosa e relembrar que é possível viver com a doença a partir do tratamento precoce. “Nós do Serviço Social trabalhamos muito essa questão, até para falar com a família sobre o assunto, precisamos do consentimento do paciente. Inclusive para fazer a testagem, o paciente precisa estar consciente que aquela coleta é para um teste de HIV. Como nós recebemos esse público, precisamos trabalhar bastante essa questão com os nossos colaboradores”, observou.

No ambiente hospitalar, é vital a prevenção, principalmente de acidentes com materiais perfurocortantes entre os profissionais de saúde, que podem ser formas de transmissão tanto da hepatite B e C, quanto do próprio HIV, conforme explicou a técnica de Segurança do Trabalho, Isabelle Barreto. “Para reduzir acidentes de trabalho e possíveis contaminações, orientamos sempre os colaboradores a utilizarem os equipamentos de proteção individual (EPIs), nunca reencapar agulhas e seguir os procedimentos padrões da sua atividade”, destacou.

Prevenção da Aids/HIV e das IST: O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C. A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV e redução de danos.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Eleições 2024: Paraíba já registra quase 600 denúncias eleitorais de acordo com plataforma Pardal

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O sistema Pardal, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já recebeu até esta segunda-feira (23/09) um total de 592 (quinhentas e noventa e duas) denúncias de propaganda eleitoral  supostamente irregular na Paraíba.

A denúncia é encaminhada inicialmente para a Ouvidoria Eleitoral paraibana que faz uma triagem inicial e direciona as supostas propagandas eleitorais irregulares ou proibidas para o cartório eleitoral do município para que o juiz Eleitoral julgue a procedência dos fatos.

Outras irregularidades são encaminhadas diretamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE), como denúncias referentes à propaganda eleitoral veiculada em rádio, TV ou internet, e outras irregularidades eleitorais relacionadas às Eleições.

Pardal

O sistema Pardal – Denúncias Eleitorais permite o envio de denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no âmbito da Justiça Eleitoral. Tais denúncias devem conter informações e evidências que ajudem a Justiça Eleitoral no combate às ilegalidades. A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet. A versão atualizada do aplicativo pode ser baixada gratuitamente nas lojas de dispositivos móveis (faça o download no Google Play ou na App Store). As denúncias podem ser feitas apenas pelo aplicativo Pardal, disponível nos endereços abaixo:

Pardal para o seu dispositivo IOS

Pardal para o seu dispositivo Android

Confira o ranking dos municípios com maior número de denúncias:

CAMPINA GRANDE 90
JOÃO PESSOA 73
BAYEUX 35

 

SANTA RITA 29

Continue Lendo

Paraíba

Carreata de Alexandre Inocêncio mobiliza eleitores no bairro Valentina, em João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O candidato ao cargo de vereador em João Pessoa, Alexandre Inocêncio (PL), realizou carreata neste domingo (23/09) e mobilizou eleitores do bairro Valentina de Figueiredo, localizado na Zona Sul da Capital.

O evento contou com a presença do candidato à Prefeitura pelo partido, Marcelo Queiroga, e o deputado estadual e candidato em Cabedelo, Wallber Virgolino (PL). Alexandre atua como chefe de gabinete de Wallber na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

“Meu povo, vocês são incríveis. De coração agradeço o apoio de todos vocês, não tem sido nada fácil, mas com a força de Deus e a vontade do povo vamos vencer!”, destacou em publicação nas redes sociais.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Unanimidade: TRE-PB decide por manutenção de prisão preventiva da vereadora Raíssa Lacerda

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), decidiu por unanimidade, pela manutenção da prisão preventiva da vereadora Raíssa Lacerda (PSB), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A decisão foi tomada durante Sessão realizada na tarde desta segunda-feira (23/09).

A parlamentar foi presa Polícia Federal (PF) na quinta-feira (19/09) durante a segunda fase da ‘Operação Território Livre’, na Capital do Estado da Paraíba, para combate ao aliciamento violento de eleitores e organização criminosa atuante. Ela permanecerá recolhida no Presídio Julia Maranhão, em João Pessoa.

Raíssa é suspeita de liderar um esquema criminoso que, através de controle de território, juntamente com outras pessoas investigadas, estaria exercendo influência no pleito eleitoral, praticando condutas de constituição de organização criminosa, uso de violência para coagir o voto e outros que restarem comprovados.

O relator do processo foi o juiz federal Bruno Teixeira de Paiva que, em seu voto, afirmou existir provas de uma relação “tráfico-política”. O voto do relator foi seguido pelos juízes Fábio Leandro da Cunha, Maria Cristina Santiago, Oswaldo Trigueira do Vale Filho, Roberto D’Horn Moreira e Silvanido Torres.

Continue Lendo