Nos acompanhe

Paraíba

De forma inédita, Prefeitura de Campina Grande realiza cirurgias bariátricas para usuários do SUS

Publicado

em

O que há bem pouco tempo parecia ser uma possibilidade distante dos usuários do SUS, no Município, agora é uma realidade, graças ao programa Saúde de Verdade. Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou as primeiras cirurgias bariátricas executadas pelo sistema público de saúde municipal e realizadas na própria cidade.

 

Os procedimentos aconteceram no Hospital Municipal Dr. Edgley, no José Pinheiro, e foram realizados no novo centro cirúrgico da unidade hospitalar, construída pela gestão do prefeito Bruno Cunha Lima, este ano. As operações foram feitas por meio de videolaparoscopia.

 

As pacientes são Daiane Araújo Alves, de 40 anos; e Sônia Eliane Gonçalves, de 46 anos de idade. “Tudo começou com meu filho. Ele tinha três anos e fui deixa-lo na escola e ele disse: ‘Mãe, eu queria que você fosse igual às outras mães, eu queria poder te abraçar, juntar um dedinho no outro’. E isso me doeu muito e foi quando eu procurei a endocrinologista. Eu fiz muito exercício, mas não emagrecia, aí descobrimos a diabetes”, contou Sônia, emocionada.

 

Sônia iniciou o processo para realizar a cirurgia no mutirão de exames e consultas do programa Saúde de Verdade, no ginásio O Meninão, em maio deste ano. “A médica disse: ‘você quer fazer bariátrica?’ e eu disse que não tinha condições de pagar. Ela disse: ‘O SUS vai fazer aqui em Campina Grande’. E graças a Deus hoje estou aqui para fazer a minha cirurgia e realizar meu sonho de ficar curada da diabetes”, completou.

Daiane tem asma e chegou a 125 kg. “Foram vinte anos brigando com a balança. Na minha gestação, eu já estava com sobrepeso e comecei a emagrecer e engordar. Já tinha tentado em outros lugares como Recife e João Pessoa, mas não consegui. Da mesma forma de Sônia, eu não tinha condições de pagar. Já estava me atrapalhando no trabalho porque eu me sentia cansada. Fui pro mutirão também, fiz todos os exames lá, até chegar aqui. Me imagino vivendo bem, tendo qualidade de vida”, disse Daiane.

O diretor do hospital, médico André Vinícius, explica que há vários critérios para realizar a cirurgia, como índice de massa corporal, idade, doenças associadas, entre outros. “A obesidade e a síndrome metabólica são doenças que afetam muitas pessoas e a cirurgia bariátrica é um dos tratamentos que ajuda na qualidade de vida. Precisa ter indicação cirúrgica, passar por nutricionista, psicólogo, anestesista, outros profissionais que vão dar suporte durante o procedimento e após. É um projeto do Saúde de Verdade, estamos aqui atendendo toda a população e de portas abertas para todos os pacientes”, explicou.

Fluxo – Para ter acesso à cirurgia, os interessados devem passar por uma consulta com o médico clínico da Unidade Básica de Saúde, que vai encaminhar os pacientes para uma médica endocrinologista. Após a avaliação da endocrinologista, os pacientes são encaminhados para realizarem os exames pré-operatórios no Hospital Municipal Dr. Edgley.

Os procedimentos estão sendo realizados no centro cirúrgico inaugurado este ano, que tem quatro salas de cirurgia novas e um centro de especialidades com mais de 30 leitos de enfermaria e observação. No local são realizadas cirurgias gerais, ginecológicas, urológicas, pequenas cirurgias, procedimentos vasculares, cirurgias odontológicas, entre outros. Por dia são executadas até 15 operações.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Edísio Souto declara apoio à reeleição de Harrison na OAB: “excelente trabalho”

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A candidatura à reeleição de Harrison Targino à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), ganhou mais um apoio importante. O advogado Edísio Souto afirmou nesta segunda-feira (21) que defende a candidatura de Harrison por entender que o trabalho realizado pela atual gestão em defesa da advocacia paraibana deve continuar.

“Sou advogado há 37 anos e quero conclamar a todos para que votem em Harrison Targino, atual presidente da OAB Paraíba, que tem feito um excelente trabalho, tem dado um apoio muito grande à advocacia, e como diz a máxima popular, em time que está ganhando não se mexe. Vamos todos juntos votar em Harrison Targino”, destacou o advogado.

Edísio Souto ainda conclamou os colegas advogados e advogadas a participarem da eleição da OAB Paraíba, que acontecerá no próximo dia 19 de novembro. “A participação de cada um de nós é fundamental para a nossa Ordem”, disse.

Harrison Targino agradeceu o apoio e destacou a importância de ter ao seu lado um advogado conceituado e de referência como Edísio Souto. “Quero agradecer o apoio do amigo Edísio, que caminhará junto conosco na luta constante para que a OAB possa aprofundar suas conquistas e não retroceda. Estaremos juntos nessa caminhada”, afirmou.

Continue Lendo

Paraíba

Michelle Bolsonaro visita João Pessoa nesta terça-feira para agenda em apoio a Queiroga

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), visita a Paraíba nesta terça-feira (22/10) para participar de compromisso de campanha em apoio ao candidato à Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL).

O evento “Encontrão com a Família” será a partir das 18h, no Busto de Tamandaré.

Em publicação nas redes sociais, o deputado federal e coordenador de campanha do partido, Cabo Gilberto (PL), convocou a população e apoiadores para marcarem presença na agenda.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

Justiça Eleitoral decide pelo retorno de Dinho à Presidência da Câmara de João Pessoa

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A Justiça Eleitoral paraibana decidiu, nesta segunda-feira (21/10), pelo deferimento parcial do habeas corpus apresentado pela defesa do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Dinho Dowsley (PSD).

A relatora do processo foi a juíza Membro Maria Cristina Paiva Santiago que, por sua vez, votou pela manutenção das medidas cautelares que incluem proibição de acesso aos bairros Alto do Mateus e São José, recolhimento domiciliar noturno, bem como, o monitoramento eletrônico, permitindo porém, o acesso de Dinho às dependências da Câmara Municipal pessoense para exercício da função de vereador, bem como da Presidência da Casa Legislativa.

O voto da relatora foi acompanhado por unanimidade.

A defesa de Dinho argumentou, dentre outros pontos, que a medida aplicada em desfavor do parlamentar seria “completamente inadequada […] e ineficaz” uma vez que seria direcionada a “um líder político” e não de um vereador e, principalmente, que sequer existe denúncia contra o parlamentar.

O caso

Dinho foi afastado das funções legislativas após ser alvo de uma ação da Polícia Federal (PF), na sexta-feira (18/10), durante mais uma fase das investigações acerca de um suposto esquema de aliciamento violento de eleitores em algumas comunidades de João Pessoa.

O vereador, que se viu obrigado a cumprir medidas cautelares, inclusive tornozeleira eletrônica, chegou a se manifestar publicamente apoiando as investigações e lembrando que, em 20 anos de vida pública, nunca havia sido alvo de um processo sequer, mas sim, de dedicação à Capital paraibana.

Leia também: “Confio plenamente na Justiça, ficará evidenciada nossa inocência”, diz Dinho a eleitores e amigos

O vereador Carlão Pelo Bem (PL), primeiro vice-presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (PMJP), havia sido designado para assumir a Presidência da Casa Legislativa por ocasião do afastamento do presidente, Dinho Dowsley.

A Mesa Diretora da CMJP é atualmente composta pelos vereadores Bosquinho (2º vice-presidente); Marcílio do HBE (1º secretário); Odon Bezerra (2º secretário); e, Zezinho do Botafogo (3º secretário).

Entrevista coletiva CMJP

A assessoria de Comunicação da CMJP confirmou a realização de uma coletiva de imprensa para esta terça-feira (22/10), a partir das 09h, nas dependências da Sala da Presidência, e tratará sobre a sequência dos trabalhos na Casa Legislativa.

A coletiva havia sido adiada em virtude da espera do resultado do recurso que tramitava no TRE-PB apresentado pelo presidente da CMJP.

Continue Lendo