Nos acompanhe

Paraíba

Léo Bezerra desafia Luciano Cartaxo para “embate” de comparação de gestões na Prefeitura de JP

Publicado

em

Após críticas do ex-prefeito e deputado diplomado, Luciano Cartaxo, sobre a gestão de João Pessoa, o vice-prefeito da cidade, Léo Bezerra, fez o desafio de comparações das gestões de Cartaxo e do prefeito Cícero Lucena. Léo afirmou o gabinete está aberto para receber Luciano.

Em entrevista ao programa Correio Debate, Léo Bezerra destacou “respeito”por Luciano e afirmou aguarda a contribuição do deputado diplomado com a gestão. “Luciano tem muito a contribuir com a cidade de João Pessoa independente de bancada de situação ou oposição”, enfatizou.

Confira áudio

Cartaxo disse que anda pelas ruas de João Pessoa e que ouve os cidadãos. Ele fez criticas quanto a decoração de Natal, destacou que a cidade está triste, e fez críticas a gestão da Saúde.

Confira áudio

Continue Lendo

Paraíba

Paraíba aplica mais de 11 mil doses no Dia D de Vacina dTpa em gestantes e Multivacinação

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (13), o “Dia D de Vacinação contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) em gestantes e Multivacinação para atualizar o cartão de vacinação de crianças, adolescentes e idosos” em todo estado. Ao todo, foram aplicadas 11.981 doses de vacinas, sendo 781 doses para dTpa e 11.200 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (881 doses); Campina Grande (880 doses); Alhandra (438 doses); Cabedelo (305 doses) e Sousa (302 doses). Os dados são parciais e levam em consideração os dados de 192 municípios.

De acordo com a chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, Márcia Mayara, esse tipo de ação é fundamental para garantir que a população de todo o estado seja imunizada contra os agravos e outras doenças que podem ser prevenidas por meio de vacinas. “Quanto à vacina dTpa, a partir do momento que a gestante é imunizada, ela vai estar protegendo também o seu bebê, que é o grupo de maior risco de complicação da coqueluche”, afirmou, destacando ainda que as pessoas têm em mente que, por não verem mais essas doenças, não precisam mais se vacinar. Mas o que a população deve ter em mente é que essas doenças estão erradicadas e controladas por conta da vacina, daí a necessidade de continuarem sendo vacinadas”, alertou.

Neste Dia D, foram disponibilizados mais de mil postos de vacinação em toda a Paraíba. Em João Pessoa, além das Unidades de Saúde da Família, as vacinas também foram ofertadas em pontos específicos, como o Home Center Ferreira Costa, Tambiá Shopping, Shopping Sul. As Unidades de Saúde da Família (USF) Verdes Mares, do Cidade Verde II (Mangabeira); Unidade Integrada do Geisel e a Unidade Vila Saúde, no Cristo, contaram com a visita especial do ‘Zé Gotinha’, mascote da Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde e as equipes de imunização da SES e da Secretaria de Saúde do município de João Pessoa.

A técnica de enfermagem Heloísa Maria Lira, que está com 21 semanas e cinco dias de gravidez do primeiro filho, que vai se chamar Marlon. foi tomar a vacina dTpa na Unidade Integrada do Geisel, onde aproveitou para tirar fotos com o Zé Gotinha. “Eu sempre tomei todas as vacinas porque sei que é uma garantia para barrar muitas doenças perigosas que até matam. E agora que estou grávida estou reforçando esse cuidado, até porque sei que, além de mim, o meu filho também estará protegido”, disse.

O Dia D é uma das ações do Programa Vacina Mais Paraíba, que completou dois anos recentemente. Com esse, a SES contabiliza sete Dias D em 2024. Nos seis primeiros, houve um aumento significativo nas coberturas vacinais, quando foram aplicadas 287.386 doses de diversas vacinas.

Continue Lendo

Paraíba

Com investimento em mais de R$ 3 milhões, Queimadas tem obras de pavimentação inauguradas

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

No dia que completa 63 anos de emancipação política, nesta sexta-feira (13/12), a cidade de Queimadas, localizada no Agreste paraibano, inaugurou uma importante obra aguardada há anos pela população.

As comunidades de Curitiba, Olho d’Água e Cidade do Rego receberam ações de pavimentação asfáltica com uma extensão de 31 mil metros quadrados.

Com um investimento de mais de R$ 3 milhões de reais, frutos de emenda do senado Efraim Filho (União Brasil), os moradores da região foram beneficiados com melhorias na qualidade de vida e na mobilidade urbana.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo os deputados Wilson Santiago e João Paulo, o superintendente da Codevasf, Irlen Guimarães, a prefeita eleita Delúsia, o vice-prefeito eleito Minho, vereadores e auxiliares da gestão municipal, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da região.

“Prestigiar um momento que é único e marcante, a chegada do asfalto em Curitiba. Aqui a gente vê sonhos se realizarem. Conversamos com pessoas que disseram que nem passava pela cabeça delas. Enquanto um dia era poeira em dias de sol, e lama quando chovia, agora é um asfalto. A cidadania chegando na porta da sua casa”, destacou Efraim.

Confira:

Continue Lendo

Paraíba

“Grande avanço no combate à pedofilia”, diz deputado sobre PL de castração química para pedófilos

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O deputado federal, Cabo Gilberto (PL), celebrou a aprovação do Projeto de Lei 3976/20 que cria um cadastro nacional de pedófilos na rede mundial de computadores, a ser organizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e que também prevê a castração química de condenados por pedofilia.

“Com o apoio dos partidos de centro, conseguimos aprovar a castração química. Grande avanço no combate à pedofilia. São pessoas psicopatas que tem relacionamentos com crianças e adolescentes. Então nada mais é que um composto químico de medicação para diminuir libido”, disse o parlamentar.

Serão incluídas nesse cadastro informações, inclusive fotografias, de pessoas condenadas por crimes ligados à exploração sexual de crianças e adolescentes e previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Código Penal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a pedofilia como transtorno da preferência sexual e enquadra como pedófilos adultos que têm preferência sexual por crianças, geralmente pré-púberes ou no início da puberdade.

Continue Lendo