Nos acompanhe

Paraíba

Hospital Santa Isabel atinge mais do que o triplo da meta determinada por projeto do Oswaldo Cruz

Publicado

em

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) alcançou mais do que o triplo da meta determinada pelo projeto Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP), desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde. A meta prevista era de 15% e a unidade hospitalar da Prefeitura de João Pessoa alcançou 47% de conformidade, em itens de melhorias.

O resultado final da avaliação foi divulgado nesta terça-feira (20) por integrantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, durante reunião online com a direção e funcionários do Santa Isabel. A diretora-geral do hospital, a médica Adriana Lobão, comemorou o resultado, destacando o empenho e dedicação dos profissionais da unidade.

“O Hospital Santa Isabel, durante um ano e meio, se requalificou, alcançando um grande sucesso, obtendo mais do que o triplo da meta de conformidades alcançadas, em itens de melhorias. Vários setores, como UTIs e bloco cirúrgico, tiveram notas altas. Toda a equipe do hospital está de parabéns. Isso é um sucesso para nós, a gente se sente confortado em saber que o nosso trabalho está sendo aprovado”, declarou Adriana Lobão.

Os dados da avaliação final foram apresentados pela enfermeira Marcilene José da Silva, da equipe do Oswaldo Cruz, que parabenizou o HMSI e sua equipe pelo resultado alcançado. “Parabéns a todos os envolvidos, por todo o trabalho realizado. Sempre fomos bem recebidos, bem acolhidos durante as nossas visitas e deixamos uma semente plantada, um hospital mais seguro, diferente, amadurecido e com profissionais mais qualificados”, destacou.

A enfermeira Leide Carvalho, que coordena a Gerência de Enfermagem do HMSI, também destacou o trabalho realizado pelas equipes e profissionais do hospital para o sucesso do projeto na unidade. “Esse período que passamos foi especial, foi um crescimento enorme. Aprendemos e evoluímos muito, melhorando os nossos setores, para que os nossos pacientes sejam cada vez mais bem assistidos. É um orgulho muito grande fazer parte desse projeto e quero agradecer a todos os nossos técnicos, enfermeiros e demais profissionais, que se dedicaram ao projeto. A gente só conseguiu graças a união e engajamento de toda equipe”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), a nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta, destacou as ações implantadas no Santa Isabel com o projeto RHP, como melhorias dos processos de trabalho, estrutura física, redimensionamento de pessoal, implantação de protocolos, monitoramento de indicadores e intensificação das seis metas internacionais de segurança do paciente.

“Foi muito positivo, o hospital teve muitas melhorias, avançou bastante nos processos de trabalho. A gente vai continuar fazendo monitoramento dos indicadores que foram implantados durante o projeto, vamos elaborar um plano de ação do que precisa ser melhorado e expandir o processo para outras unidades do hospital”, afirmou.

O que é o projeto – O RHP é uma ação de intervenção e de instrumentalização em gestão em saúde que desenvolve ações para fortalecer e estimular melhorias nos processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS, com foco na segurança do paciente. O enfoque é na avaliação e no monitoramento contínuo de processos, na redução de custos e no gerenciamento consciente de recursos humanos e materiais, contribuindo para a qualificação dos trabalhadores da Saúde e da assistência aos pacientes.

Durante 18 meses, todo o hospital foi avaliado, recebendo nesse período visitas de representantes do Oswaldo Cruz, que estiveram nos mais diversos setores do Hospital Santa Isabel, como unidades de terapia intensiva, unidades de internação, bloco cirúrgicos, clínicas cirúrgicas, farmácia e espaços de equipamentos médicos, se certificando dos processos implantados ao longo do projeto na unidade municipal.

Durante as visitas a equipe do Oswaldo Cruz foi acompanhada por diversos profissionais do Santa Isabel, entre eles os representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, coordenado pela nutricionista Danielly de Moraes Santos Chiappetta; da Gerência de Enfermagem, Leide Carvalho; da coordenadora da UTI cardio São Francisco, enfermeira Grazi Ferreira; da chefe da UTI geral São Lucas, enfermeira Sandra de Lourdes de Lima; da coordenadora do bloco cirúrgico, Karoline Eugênio; da coordenadora da Clínica Cirúrgica, Kátia Vilar, e da Coordenação do Núcleo Interno de Regulação (NIR), coordenado por Gustavo Pedroza.

Confira imagens:

Continue Lendo

Paraíba

Cida Ramos cumpre determinação partidária e adere à bancada de apoio ao governador João na ALPB

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

A deputada estadual petista Cida Ramos ao ser questionada sobre a motivação que a levou a aderir à bancada de apoio do governador João Azevêdo (PSB) na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) disse estar cumprindo uma determinação partidária.

Cida Ramos que faz parte da Mesa Diretora da Casa Legislativa estadual, lembrou que “o PT, nacionalmente tem aliança com o PSB, é o vice, tem resolução municipal e estadual […] e tô de acordo com o que o partido definiu em termos de apoios“.

Além de Cida, o deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos) também aderiu à bancada governista na Assembleia.

Os comentários da parlamentar foram registrados pelo programa Correio Debate, da 98 FM, de João Pessoa, nesta terça-feira (26/11).

Confira o áudio:

Continue Lendo

Paraíba

Proposta para programa de incentivo ao esporte é lançada e João Pessoa poderá ter ‘Bolsa Atleta’

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

Pelo quarto ano consecutivo, o vereador de João Pessoa, Tarcísio Jardim (PP), apresentou uma emenda para ser implementada na Lei Orçamentária Anual (LOA) visando a criação do programa ‘Bolsa Atleta’ na Capital.

A proposta tem como objetivo oferecer auxílio financeiro aos atletas, fomentando o esporte local e possibilitando melhores condições para competições e treinamentos nacionais e internacionais.

O parlamentar, que tem como foco do mandato atuação em prol do esporte, destacou a importância da destinação de recursos como uma ferramenta de desenvolvimento profissional dos desportistas. Os comentários dele foram registrados durante o programa Correio Debate, da Rádio Correio 98 FM desta terça-feira (26/11).

“Todos os anos na Lei Orçamentária Anual, a gente coloca essa essa emenda para que seja instaurado, seja iniciado o processo de pagamento do Bolsa Atleta em João Pessoa. João Pessoa é uma cidade capital do Estado. A gente tem grandes talentos esportivos aqui que ganham o cenário nacional e internacional, e a gente ainda não tem um bolsa atleta. Bolsa Atleta é uma forma de você meio que profissionalizar aqueles atletas ali, amadores, que estão no início de carreira e precisam de uma sustentabilidade financeira para continuar com seu treinamento e continuar com a sua vida competitiva. Então, você receber ali um salário para você estar treinando e desenvolvendo o seu trabalho de competição, você podendo bancar a sua passagem, você podendo bancar sua suplementação. Isso é muito importante. Todos os anos, primeiro, segundo, terceiro e agora no quarto ano como vereador, a gente coloca essa emenda na LOA para que seja instaurado esse projeto de bolsa atleta aqui, porque isso é uma necessidade”, frisou.

Ouça:

 

Continue Lendo

Paraíba

MDIR reconhece situação de emergência em quatro cidades da Paraíba devido à estiagem; confira

Publicado

em

Por

Redação do Portal da Capital

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu, nesta sexta-feira (22), a situação de emergência em quatro cidades paraibanas afetadas pela estiagem. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Confira mais detalhes abaixo:

Portaria nº 3.890

Foram afetadas as cidades de Cubati, Gurjão, Maturéia e Pedra Lavrada. Agora, as prefeituras estão aptas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Até o momento, lembra o Brasil 61, a Paraíba tem 71 reconhecimentos vigentes, todos por estiagem.

Como solicitar recursos

Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.

Capacitações da Defesa Civil Nacional

A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.

Continue Lendo